quarta-feira, 10 de maio de 2017

O que há por Trás da difamação


Se chamaram Belzebu ao Pai de família, quanto mais a seus domésticos?

(Mateus 10.25)

Por Frankcimarks Oliveira


      Não fora a primeira vez que Cristo fora injuriado dessa maneira. Gostaria de analisar brevemente as implicações de tais calúnias.

1-Cristo era acusado de usar poderes demoníacos para expulsar demônios porque multidões o seguiam:

E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios.(Marcos 3:22 )

       Logo, podemos dizer que os Fariseus tinham suas motivações para caluniarem a Jesus desse modo, já que não podiam negar que ele tanto curava os enfermos como expulsava os demônios. Ao perceberem que Cristo estava cada vez mais popular e por consequência seguido por milhares de pessoas, os Fariseus tentavam desacreditá-lo, atribuindo à Satanás seus poderes. Jesus, utilizando-se de um raciocínio lógico, explicou que um reino divido não subsistiria, coisa que o diabo sabe muito bem, logo ele não faria tal coisa, pois se ele mesmo expulsasse seus demônios, estaria enfraquecendo a si mesmo.

      O que levaria aqueles homens a agirem desse modo? Muitas coisas : a inveja da fama de Jesus, ciúmes, ressentimento; podiam se sentir ameaçados politica e religiosamente, visto que os ensinamentos de Jesus iam de encontro aos deles. O Evangelho é revolucionário nesse sentido, pois liberta os homens que nele creem do jugo da religião humana. Até hoje é assim, quando um líder religioso se sente ameaçado por algum pregador que ensine corretamente as boas novas do reino, ele logo dará um jeito de colocar seus fiéis contra o mesmo, inventando alguma mentira para difamá-lo, até mesmo atribuir seus ensinos e dons ao diabo, como foi o caso de Jesus.
        Os fariseus não criam na Palavra e nem queriam que os demais acreditassem. Como se diz: Não entravam no reino, nem deixavam que outros entrassem. Eles tinham a chave na mão para atravessarem a porta, mas não o faziam, e ainda a trancavam para que as massam se perdessem. Eram eles, os fariseus, quem operavam sob influência de Belzebu e não Jesus.

      Portanto,Não devemos nos impressionarmos quando o mesmo nos acontecer, haja vista o mesmo Jesus ter nos prevenido que se a ele , santo, justo e bom, chamaram de Belzebu, quanto mais a nós, seus seguidores?

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

     Infelizmente, muitos darão ouvidos a tais calúnias e inverdades e acabarão por deixar de ouvir ao evangelho do Senhor. Eles não nos receberão, assim como não receberam seus apóstolos nos primeiros dias, movidos por medo, desconfiança, incredulidade e até ódio:

E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

      O peso da cruz que Cristo nos convidou a carregar é exatamente esse: ser odiado por todos, inclusive por familiares, por causa do evangelho. É a espada da dissenção que foi posta na terra. Talvez hoje ser cristão seja moda, mas naqueles dias primevos era uma questão de vida ou morte, já que o império Romano não tolerava aquela crença, bem como os judeus radicais, Saulo de Tarso por exemplo, odiavam aqueles cristãos fiéis como Estevão, que foi apedrejado até a morte por pregar a Jesus como o verdadeiro Messias prometido por Deus no antigo Testamento.

2- O que esperar como resposta à pregação do Evangelho de Cristo?

Ora, o mesmo que Cristo recebeu como resposta: alguns crerão e serão salvos, outros não e outros não somente não acreditarão na mensagem como perseguirão os pregadores.

2.1- Não serás aceito:

      Cristo mesmo fora expulso de uma cidade por seus moradores, pois não era bem vindo dentro de seus termos. Quantos cristãos já não foram expulsos também assim como seu Mestre? Não deve ser este motivo de estranhamento. Não me refiro aqui àquelas pessoas chatas e fanáticas que incomodam por seu mal comportamento e mau exemplo, refiro-me àqueles que sendo fiéis a mensagem pura e simples, são odiados sem motivos.
Paulo pregava a cruz de Cristo como poder; esta era sua única mensagem e por causa disso os próprios crentes em Corinto passaram a desprezá-lo. O que esperar então de um mundo que não conhece ao Salvador?
      Os judeus diziam que a pregação de Paulo era um escândalo e os gentios diziam que era loucura. Apenas aqueles cujas mentes foram iluminadas pelo Espírito Santo são capazes de afirmar que a mensagem da cruz é o poder de Deus para a salvação.

2.2- Serás caluniado e possivelmente torturado :

Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;(Mateus 10:17 )

    Ainda hoje muitos cristãos são perseguidos e mal tratados por causa da fé que professam. Vez por outra é notícia nos jornais que Estados Islâmicos prendem e matam nossos irmãos em Cristo, assim como no passado. Vivemos num mundo moderno, onde deveria haver liberdade de expressão e credo, mas infelizmente não é bem assim que acontece. Oremos por aqueles que ainda têm de verter seu próprio sangue como mártir de Cristo.

2.3- Serás traído, desacreditado e renegado:

E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão.(Mateus 10:21 )

      Ser cristão é ainda para algumas famílias motivo de vergonha e zombaria. No filme “ Deus não está Morto” podemos ver uma personagem que se converte à fé cristã e por causa disso é desprezada por sua família. Não, isso não é apenas ficção; acontece todos os dias em todos os lugares, até mesmo no Brasil.

CONCLUSÃO:

1- Nem sempre Deus é reconhecido pelos homens, como está escrito : Veio para os que eram seus ( Judeus), mas os seus o rejeitaram. Ali estava a luz do mundo, mas os homens não a reconheceram , disse João. Chamaram-no de demônio, o próprio Deus que os criara. Sim, o Verbo se fez carne e habitou no meio dos pecadores, mas estes não viram sua glória, antes o blasfemaram, chamando-o de Belzebu;

2- Nem sempre Deus é glorificado: Movidos por inveja, ciúmes, ódio e interesses particulares, os fariseus preferiam endurecer seus próprios corações para o filho de Deus, não crendo em seu nome. Desse modo, não glorificaram ao Pai que o enviou. Quem não crê no filho, não crê no Pai. Quem diz que não tem pecado, faz de Deus um mentiroso, que afirmou categoricamente que o ser humano é pecador e precisa de perdão, perdão este que está em o nome de Jesus. Quem despreza o Filho, também despreza o Pai que o enviou. Cristo é o grande embaixador do reino de seu Pai, que é Deus. Em vez de receberem a Cristo Jesus, os fariseus , representantes a natureza rebelde do Homem, o “apedrejaram”, expulsando-o da vinha que era sua por direito, como diz na parábola;

3- O pecador está cego, sendo capaz de chamar a luz de trevas, contudo não é inocente diante de Deus, pois assim como os fariseus que ouviram frequentemente a palavra sendo pregada dos próprios lábios de Jesus e recusaram-se deliberadamente a crerem, o pecador do mesmo modo endurece seu coração, mesmo quando convencido, inventando desculpas e enganos para não se renderem ao Pai das luzes.

     E por fim, a principal razão dos homens tentarem difamar a Cristo e seu evangelho: PORQUE SÃO MAUS E NÃO QUEREM VIR PARA A LUZ.


Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário