segunda-feira, 15 de maio de 2017

O entendimento do evangelho


E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;

POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA


      Cristo demonstrou para os fariseus que compreendia perfeitamente a lei de Moisés e que não estava violando-a, nem ele nem seus discípulos, como foram diversas vezes acusados, por exemplo quando colheram espigas de milho para comer num sábado, ou por ter Jesus curado muitos enfermos neste mesmo dia. Jesus revelou o verdadeiro fundamento da lei : misericórdia. Agir motivado pelo amor ao próximo jamais será um pecado ou uma violação da lei de Deus.

        Agora o mestre, cumprindo antigas profecias que diziam que ele falaria por enigmas, revela o significado de suas parábolas acerca do reino dos céus. Seus discípulos perguntaram o motivo dele falar daquela maneira tão misteriosa. Sua resposta foi clara : Porque a vós é dado conhecer os mistérios de Deus, a eles não. Bem, lembre-se que Jesus estava sempre cercado por grandes multidões, pessoas que o buscavam para serem sarados de suas enfermidades, libertos de maus espíritos ou saciarem sua fome. Os fariseus, príncipes do povo, também já haviam demonstrado que não estavam interessados no que Jesus tinha a dizer. Se o seguiam era apenas para preparar-lhe armadilhas, a fim de colocar o povo contra ele.

Pretendo com esta pequena mensagem:

1- Revelar a soberania de Deus na salvação, visto que é ele quem abre o entendimento dos pecadores para a compreensão de seu evangelho;
2- Demonstrar que a mesma palavra de Deus surtirá efeitos diferentes em seus ouvintes;
3- Alertar sobre o perigo da incredulidade.

Jesus começou pregando sobre o semeador que saiu a semear. Nem todos entenderam o que de fato ele quis dizer. Quando interrogado, Jesus explicou o porque de falar por parábolas:

1- Deus deu apenas aos discípulos de Jesus o privilégio de compreenderem seus mistérios;
2- Deus não quis que toda aquela gente entendesse a mensagem, pois como profetizou o profeta :

        Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam, e eu os cure. (Mateus 13:13-15 )

        O texto não poderia ser mais claro: Deus propositadamente se negava a curar aquele povo rebelde e obstinado por meio de sua palavra, pois por diversas vezes e de muitas maneiras, Ele havia tentado comunicar sua vontade, contudo sempre fora renegado. Os fariseus mantinham o mesmo comportamento que os antigos israelenses incrédulos.

         A palavra de Deus é a única capaz de mudar as vidas dos pecadores. Somente Deus mesmo pode fazer com que sua semente brote nos corações dos homens. É Deus quem dá o crescimento e faz prosperar o trabalho de seus pregadores, mestres e discipuladores. Deus faz cair a chuva sobre o solo seco de nossos corações, preparando assim o chão para receber a boa semente. Quando o pecador se endurece e se fecha para Deus, continuamente, num ato de insubmissão e incredulidade, o resultado óbvio para seu gesto é o afastamento da graça de Deus. Como ele disse:

       Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. (Mateus 13:12 )

        Não foi assim com Israel? Ele, Jesus, veio para os seus, mas os seus o rejeitaram, mas a todos quanto o receberam, Deus deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. Do mesmo modo vemos tal argumento em outras parábolas, em que um rei chama seus súditos para um banquete. Todos se desculpam, dizendo que não poderão comparecer, pois estão atarefados com outras coisas. O que o rei faz? Manda que seus mensageiros convidem os coxos, mancos e leprosos em todas as aldeias, vilas e becos, com o propósito de encher o salão real. Deus tira os talentos de quem não quer usá-los para dar a quem fará melhor uso. Por isso, não rejeitemos as oportunidades que nos são dadas hoje. Ouçamos seu chamado.

          Cristo deixou bem claro para seus seguidores mais próximos que ver e ouvir o que eles ouviam eram um grande privilégio. “ Muitos justos desejaram vivenciar aquele momento em sua presença, mas somente aquelas poucas pessoas estavam ali com ele, mudando a história do mundo.”

       Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram(Mateus 13:16,17 )

        Depois de explicar o significado de cada elemento da parábola do semeador, em que vemos que nem todos os ouvintes do evangelho foram bem-sucedidos em germinar, Jesus propõe outros enigmas com praticamente mesmo significado, objetivando talvez reforçar seu ensinamento sobre o reino dos céus. Contudo, perceba o que muitos tem negado ao longo dos anos: Cristo não quer que todos compreendam, mas deseja que somente seus amigos o saibam. Ele não jogaria suas pérolas preciosas aos porcos, acostumados com lixo e lavagem. Não adianta pregar para quem não quer ouvir. Aqueles que são de Deus, ouvem as palavras de Deus. É como querer curar um dependente químico sem seu consentimento: não funcionará. Aquele povo não queria ouvir, então Cristo não lhes queria falar.
 Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo. ( V. 35)

        O evangelho não é uma coisa nova, que surgiu apenas há poucos milhares de anos. O evangelho estava escondido em Deus, antes do mundo existir, e nos foi revelado através de seu filho Jesus Cristo para nosso bem e salvação.

          Deus manifestará seu evangelho para aqueles a quem ele quiser salvar. Paulo mesmo disse que a fé vem através da pregação do evangelho quando pergunta : Como crerão, se não há quem pregue? Mas o simples fato de alguém ouvir o evangelho não lhe garante a fé necessária para ser salvo, pois o evangelho é um enigma que somente Deus é capaz de decifrar na alma do pecador. Paulo também disse : O evangelho é o poder de Deus para aqueles que creem. Para alguns o evangelho era loucura, pois pregava um Deus morto, e para outros era escândalo, haja vista Deus mesmo ter entregue seu próprio filho à morte para salvar pecadores. Contudo, para aqueles a quem Deus escolheu, o evangelho é sabedoria, sensatez, poder e justificação. Apenas a mente de Deus pode revelar aos homens sua sabedoria. Os homens por seus próprios pensamentos jamais compreenderão o plano de Deus na cruz. Desse modo ainda que muitos ouçam a pregação, nem todos crerão no que a pregação diz. Jesus, que conhece suas ovelhas, fará com que sua palavra ache abrigo nos corações destas, fazendo-as crer em sua loucura e fraqueza, que é a cruz segundo o julgamento leigo dos homens, contudo suas ovelhas dirão convictas que a cruz é o poder de Deus em seu maior grau.

          Vemos nas parábolas que Cristo divide os homens em dois grupos : os justos e os maus. Deus e somente Deus poderá julgá-los no último dia. Não cabe a nós dizermos quem é trigo ou quem é joio. O que nos resta é apenas compreendermos que nem todos crerão Nele. Os pecadores são rebeldes e obstinados; não se importam com Deus nem com o que ele tem a dizer; eles se fecham para a verdade, não importa se são religiosos ou não, os fariseus viviam nos templos, mas odiavam a Cristo e desprezavam a Deus. Não se engane: Deus não olha para a aparência dos homens, mas para o seu interior. Deus não se deixa enganar por discursos, mas atenta para a misericórdia que damos aos outros. Não houve gente mais repreendida por Deus do que os religiosos, estes são os piores. Jesus andava com prostituas e bêbados, preferindo a companhia destes a dos fariseus. Por quê será?

        Deus tem prazer em dividir seus tesouros com seus filhos e estes demonstram verdadeiro desejo em recebê-los, por exemplo o desejo de compreender a palavra de Deus:

Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
(Mateus 13:36 )

        Você, leitor, tem vontade de crescer na graça e no conhecimento de Deus? Tem orado, pedindo que o Senhor se revele mais a você? Tem chorado aos pés do Mestre, implorando que ele conceda mais favor e graça? Saiba que ele explicará o sentido de sua santa palavra para todo aquele que o buscar. Deus abrirá os olhos e ouvidos dos humildes, mas deixará que permaneçam fechados os sentidos dos arrogantes para que estes não se curem de sua doença e se convertam ao Senhor.

         Deus é poderoso o bastante para abrir nossos corações de pedra e nos converter, mas Deus também é livre para desistir de quem ele quiser. A incredulidade ,como veremos, é terrível. Jesus não realizou muitos sinais entre o seu povo graças à incredulidade deles. Foi Cristo quem disse : Não há profeta sem honra a não ser em sua terra. Aquela gente reconheceu que havia sabedoria divina Nele, mas o recusou porque conhecia suas origens humildes; alegavam que Maria era sua mãe, José, o carpinteiro, seu pai, logo Cristo não podia ser lá muita coisa. Ele foi desprezado e não operou em prol de sua gente por causa da incredulidade que os cegavam. Eles tinham olhos para ver, mas não viram, não porque não podiam, mas porque não quiseram ver. Eles mesmos eram os culpados de serem excluídos do reino.

 E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, se retirou dali. E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas?Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.(Mateus 13:53-58 )

Para concluirmos, quero que saibam:

1- Quem busca sabedoria, receberá sabedoria;
2- É um privilégio fazer parte do reino dos céus;
3- Os mistérios de Deus não são dados a todos, somente Àqueles que desejam de todo coração;
4-Quem não aproveita a oportunidade que Deus dá, verá outro usá-la;
5-Quanto mais você buscar sabedoria, mais sabedoria você receberá;
6- O conhecimento do evangelho é progressivo: começa pequeno como um grão de mostarda, mas pode se tornar uma grande árvore frondosa;
7-A graça de Deus é como fermento que faz todo o bolo crescer, nos enchendo por completo;
8- O cristianismo já foi uma religião pequena e insignificante em seu início, mas hoje é uma grande religião mundial;
9- Deus se revelará como a luz para aqueles que o buscam: raiando aos poucos até ser dia perfeito;
10- Foi Deus quem nos escolheu para nos ensinar seu evangelho;
11-Deus rejeitará os incrédulos;
12- Nem todos crerão no evangelho;
13- A pregação do evangelho, que é como a semeadura, por si só não garante salvação a seus ouvintes, que são o solo, antes depende de Deus que dá o crescimento, através da chuva;

14- O Espírito Santo convencerá os eleitos acerca do evangelho, mostrando toda sua beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário