sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Vinde a Mim os Pequeninos


Vinde, meninos, ouvi-me, e eu vos ensinarei o temor do Senhor
 ( Sl 34.11)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Pretendo com esta mensagem :

1-   Demonstrar  o dever dos pais em discipular  seus filhos;
2-   Demonstrar o cuidado de Deus com os pequeninos;
3-   Demonstrar a importância do ministério infantil.

Foi o Senhor mesmo quem disse : “Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. (Lucas 18:16)”. Percebam a importância que Cristo dá às crianças.  Nosso  Mestre  sabia  e quis nos mostrar  que a educação cristã será muito mais bem sucedida se começar desde  cedo. Não devemos subestimar o entendimento dos pequeninos, pois da boca destes , Deus suscita o perfeito louvor.

 Educa  a  criança no caminho em que deve andar; e até quando  envelhecer  não se desviará dele. (Provérbios 22:6) É uma pena que a maioria dos pais negligenciam este verso das escrituras. Imagine , irmãos,  se  todos   fossem instruídos no santo caminho! Teríamos uma sociedade bem diferente.
Paulo  também  disse  sobre  os ministérios :  se é ensinar, haja  dedicação  ao ensino; (Romanos 12:7) Aqui  devemos exortar  aqueles  que já educam. Vejam  que não basta apenas ensinar, tem que haver esforço e dedicação; empenho e muita disciplina, visto que estamos falando sobre as almas dessas criaturinhas. A verdade é que muitos “ cristãos “ adultos necessitam de uma base doutrinária, até mesmo aqueles que cresceram dentro de igrejas . Percebe-se  muita  fraqueza teológica  em  gente  velha . Todavia, não deveria ser assim.
         Imitemos  ao  nosso  Jesus : E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado.( Lucas 4:15) Cristo dedicou-se arduamente  ao ministério de ensino, pois o alvo de Deus é  nossas  mentes. Ele  quer que adquiramos entendimento das coisas espirituais.  Que desde muito cedo, nossas crianças aprendam a orar :  Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos. (Salmos 119:12) Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. (Salmos 25:4)
         Amados,  nossa   missão como pais, mestres e pregadores é  ensinarmos  a  boa  doutrina  do  Senhor  a  todos , inclusive  aos pequenos. “ O Temor  do Senhor é o  princípio  da  sabedoria”. De  nada   adiantará   uma boa escola, ou  um  bom curso  secular, se  nossas  crianças  não tiverem a instrução do Salvador  em  seus corações. O  Senhor  ensina  pra vida; Seus  mandamentos  são bons , e  sua  palavra é  pura. Não  tenhamos  medo de falar todo o conselho de Deus para nossos infantes. O reino dos céus também pertence a estes, e Cristo os ama. Enquanto  lhes  ensinamos,  devemos   também  orar,  para  que o Senhor lhes abra os olhos : Então   abriu-lhes  o  entendimento para compreenderem  as Escrituras. (Lucas 24:45). Cristo pode sim, tornar pequenas crianças em doutores da lei. Nosso Mestre é a maior  prova  disso.  Ainda  quando pequeno, ele  se assentava com  os  sábios  e  escribas  para  dialogar  sobre  a bendita palavra de Deus.
         Digo para vergonha de muitos hoje, que existem crianças muito mais instruídas  na palavra de Deus que inúmeros adultos.  Elas acharam graça ao olhos daquele que elegeu os pequenos  para confundir  os grandes.
         Como não falar do menino Samuel, que dormia perto da lâmpada  do  Senhor? Aquela  criança  vivia  sob  a luz  da palavra  do  Eterno. Seus  ouvidos  eram sensíveis a voz do Todo Poderoso. Todavia, o velho Eli se achava surdo para com o Altíssimo. Tenhamos  muito cuidado, amigos, para não perdermos nossa audição  no  que diz respeito a boa palavra de Deus. Digamos sempre como Samuel : Fala, Senhor, porque  teu  servo  ouve.
         Não podemos desprezar o ministério infantil. Nossas crianças  são  nosso  futuro . Se  assim  fizermos,  Cristo  nos  dirá:  “Em  verdade  vos  digo  que,  quando  a  um  destes  pequeninos  o não fizestes, não o fizestes  a mim.”( Mateus 25:45) Ora,  todos somos em algum grau, pequeninos do reino, pois assim  Cristo  tratou  a  todos  os  seus  discípulos , principalmente  os mais pobres e desprezados. O que dizer , então, dos que são de fato pequeninos?  “Os  anjos deles vêem constantemente  a face de meu  Pai” , disse Jesus acerca deles. Oh, amados, comecemos logo a ensinar  aqueles  que  mamam  a amarem ao Senhor e sua doutrina, pois  só assim eles serão capazes de amar o próximo, bem como a honrar  pai  e mãe.
         O Salmista disse : “Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei  o  temor  do Senhor. Quem  é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?  Guarda  a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano. Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.”(Salmos 34:11-15)
         Analisemos  essas  palavras  por  um  instante :    
                             
1-   O  Salmista  se  dispõe a ensinar os pequenos. De bom grado e por gratidão , ele se oferece para este serviço. Nós deveríamos repetir este procedimento. Ele disse : “Esse pobre homem clamou, e Deus o livrou de todas as suas aflições.”- Veja, uma  boa  forma de agradecer ao Senhor por seus benefícios, é ensinando aos homens, neste caso, filhos ou crianças, o temor do Senhor.

2-   Em  seguida ele pergunta : Quem  quer  viver  muito para ver o bem ou  a  prosperidade?  Nosso  ministério  de  ensino deve  ser  interativo. Cristo mesmo adotara essa pedagogia. Devemos interrogar nossos aprendizes. Precisamos despertar  suas  consciências;  Fazê-los  pensar  e refletir. Nosso testemunho e nossas experiências de fé também são muito úteis . Devemos  contar  a nossos  discípulos o  que o Senhor  fez  e  tem  feito em nossas vidas. Isto será um estímulo a mais para aqueles que nos ouvem. Não devemos inventar nada , pois Deus não se agrada de fantasias  e mentiras. Contudo, digamos o que a mão forte do Senhor tem  operado  ao longo  de nossa  caminhada e com certeza a fé  de  nossos pupilos  será edificada.

3-   Logo depois, o salmista responde qual o segredo da longevidade:  Guardar  a  boca do mal , bem como fugir do mal, fazendo o bem e seguindo  a paz com todos. Um  bom professor  sabe fazer boas perguntas, mas  nunca deixa de dar  as respostas  necessárias e fundamentais para o crescimento  intelectual  e espiritual de seus alunos.

Por  fim, que  sejamos  adultos  no  entendimento e meninos  na  malícia.  Sejamos  adultos  para  ensinar,  mas nunca deixemos de ser meninos para aprender. A vida requer de nós uma eterna disposição  em   aprendizagem.  Para  Deus , sempre  seremos seus  meninos. É ele quem nos convida : vinde a mim, meninos, e eu vos  ensinarei o temor do Senhor. Cristo quer que sejamos como  meninos  em algumas coisas, por exemplo, na humildade  de   aprender .  Cristo  é o nosso Mestre que nos ensina  tudo  o que é útil e  proveitoso. Se o que sabes, aprendestes  com  Cristo,  resta –me  dizer : Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido (2 Timóteo 3:14). Amém.
                                                                








Nenhum comentário:

Postar um comentário