sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Todos Pecaram


Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

Por  Frankcimarks  Oliveira

Nunca  devemos  deixar de retornar às coisas simples. O começo é fundamental para entendermos o final. Eis aí a importância da História e da memória. O que seríamos sem lembranças? Ninguém.

O que quero vos dizer hoje é que Cristo só se torna importante para o Homem, quando este compreende o que Cristo fez, porque  fez, para  que fez. O nome do Salvador está diretamente relacionado ao Pecado. “ Ele salvará seu povo de seus pecados”.( Mt 1.21) Tentar  falar  de  Cristo sem mencionar o pecado é uma coisa sem sentido. Nosso  Senhor disse que seu Espírito viria para convencer o mundo do pecado ( Jo 16.9).

Cristo  como  pregador sempre deu muita atenção a esta doutrina, pois ele mais do que ninguém sabia quão devastador era o pecado: “ Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.” (João 8:34) Perceba como Jesus era direto e objetivo. O Ser humano encontra-se algemado pelo Pecado, ainda que considere-se livre.

Nós  precisamos  urgentemente  voltar  a pregar estas verdades fundamentais do Evangelho. Assim como Paulo : “Porque  primeiramente  vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3-4).  Se negligenciamos este assunto, negligenciamos as próprias escrituras  sagradas. Ora, a Bíblia inicia logo nos primeiros versos  : “Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? (Gênesis 3:11) Eis ai o pecado na aurora de nossa  história . Transgredimos os mandamentos de Deus, que são bons , e fazemos o mal. O Pecado se opõe a um Deus que é amoroso, justo, e cheio de bondade. Por isso ele é terrível. Qual foi a conseqüência do pecado de Adão? - “Porque  assim  como  a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem”.(1 Coríntios 15:21-22)

         A morte  passou  a todos os homens. “ O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna  através de Cristo Jesus”. Somente o cordeiro de Deus pode nos salvar de nossos pecados, visto que somos incapazes de qualquer coisa a esse respeito. “Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado?”(Provérbios 20:9) Se nós pudéssemos a nós mesmos nos purificarmos, Cristo seria desnecessário. Precisamos ir até Cristo, como Davi : Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.(Salmos 51:2)
         O  Pecado é  uma sujeira diante de Deus, visto que ele é Santo. O pecado é a própria imundícia que flui de nossos corações, de dentro para fora. Somente Cristo pode estancar este fluxo, e nos dar vida de verdade.  O apóstolo  entendeu bem tudo isto, ao ponto dele mesmo declarar : Esta é uma  palavra fiel, e  digna  de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.( 1 Timóteo 1:15)  Aquele  que diz que  não  tem pecado, faz Deus mentiroso, visto que o seu testemunho através das escrituras sempre foi este : “Vós pecastes e fizeste o que é mau aos meus olhos”.
“Se  eu pecar, tu  me observas; e da minha iniquidade não me escusarás”.( Jó 10:14) Deus não tem o culpado por inocente. Por  ser  Justo, não pode deixar de punir o pecado. “ A alma que pecar, essa morrerá”. Todavia, em Cristo , o pecador é inocentado de seus crimes. Ele se torna alvo como a neve, completamente limpo diante de Deus, desde que creia que o sangue de Jesus Cristo é suficiente para perdoar pecados e justificá-lo diante do Todo Poderoso. Cristo precisou morrer, carregando  sobre si nossa condenação. Jesus tomou nosso lugar, mesmo sendo inocente .
A lei Mosaica nos foi dada com o intuito de revelar exatamente isso que vos anuncio. A lei revela o pecado e a perdição que dele advém. O Evangelho revela o Salvador e a sua  redenção.  Aquele que não conheceu pecado, se fez pecado por nós, para que nós fôssemos feitos justiça de Deus. Temos que lembrar que Jesus nunca pecou. Ele assumiu nossa culpa, e por isso fora declarado culpado diante do trono de Deus. Só assim, nós, os pecadores de verdade, podemos ser considerados e declarados justos e sem pecado diante do seu Tribunal. A  ressurreição de Cristo é a prova de sua inocência, bem como é a nossa garantia de vivermos assim como ele vive agora, ao lado de Deus, em um corpo glorificado. Ele nos dará todas as suas coisas preciosas, por graça e bondade. Não  merecemos nada de suas mãos, porque quebramos cada um de seus mandamentos. Porém, Cristo, nasceu debaixo dessa lei, a ela se submeteu , para nos retirar de debaixo da maldição da lei.  Se  não  houvesse  lei, não haveria pecado. Mas a lei reforça o pecado, confirmando  que  somos maus e incapazes de cumpri-la.  Apenas  a  Graça  de Deus pode transformar os corações. “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”. Nossas  obras  serão  inúteis  diante  do Eterno. Apenas aquilo que Cristo fez é aceitável diante do Pai.
Disse-lhes Jesus: Se  fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece. (João 9:41) Cristo aqui falava com aqueles que se julgavam  guardiões  da lei.  Estes  diziam  conhecer os escritos de  Moisés, e acreditavam  ser  bons  por “obedecerem” alguns deles . Entretanto, Deus disse :” Maldito todo aquele que não guardar todos os meus mandamentos.” Na verdade a finalidade da lei é nos conduzir a Cristo, pois só Ele cumpriu toda  a lei  sem  tropeçar  em  nenhum  ponto.
Querido  leitor, não  creia   se teu coração te  disse que tu eras cumpridor dos estatutos divinos. “Enganoso  é o coração”.  “Todos  pecaram e carecem da  glória de Deus,  todos se desviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não  há quem faça o bem, não há quem busque conhecer a Deus.”
O pecado mata e continuará matando, assim como uma serpente venenosa. Todavia, todo aquele que crê em Cristo, passou da morte para a vida e já não mais andará em Trevas, mas terá a luz da vida.

Termino orando para que o Espírito Santo te convença disso, amigo, para  que tu corras até Cristo, que te receberá com alegria, porque ele veio para salvar os pecadores. Que o Consolador  te  aflija  pelo teu pecado, pois somente  assim, Cristo se fará  importante para tua alma. Então dirás : Porque eu declararei a minha iniquidade afligir-me-ei por causa do meu pecado. (Salmos 38:18) Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário