terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Uma Mensagem de Fim de Ano : O Deus que Trabalha no Barro




 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.( Is 64.4)
Por  Frankcimarks  Oliveira

O Ano de 2014  está  no  seu fim. Muitas coisas aconteceram e nós com certeza mudamos bastante ao longo destes  dias. Só o Senhor conhece o que aconteceu a cada um de meus leitores. Oro para que Deus os abençoe a todos.

Este  ano  não  pode  se  repetir, para alguns , isso é bom, pois  não  tiveram o ano que queriam. Para  outros, talvez isso seja ruim, visto que este fora o melhor período de suas vidas. Todavia, Deus é o mesmo para com todos. Resta-nos, queridos, sermos gratos a Deus por tudo o que nos sobreveio, pois sabemos que tudo coopera juntamente para o benefício daqueles que amam ao Senhor Jesus Cristo. As Tribulações, as perseguições, as injúrias, as calúnias, principalmente por causa do Evangelho, todas elas não são em vão.

Quero, neste  último  dia do ano, de  algum modo, gerar  uma esperança em seu coração. Creia que o Senhor é o Todo Poderoso e  creia que este mesmo Deus te ama e não te desamparou, nem irá  fazer  isto. Quero me dirigir àqueles que sofreram perdas, derrotas e desolações em 2014. Esta mensagem é um consolo e uma exortação a vossa fé.

Pretendo com esta mensagem :

1-   Revelar que as circunstâncias podem afetar nossa visão de Deus;
2-   Revelar que , precisamos  manter  a esperança , apesar das circunstâncias contrárias;
3-   Exortar o povo de Deus a clamar ao Senhor em suas aflições e necessidades.

Amados, o profeta Isaías no capítulo 64,  faz  uma oração linda  e  sincera  a Deus. Leia todo este texto e você verá que ele derrama seu coração ante o altar do Eterno. Nós devemos orar mais; buscar mais Aquele que ouve aos quebrantados de coração. Que neste último dia do ano seja o dia em que rasgamos nossos corações  sinceramente  diante  de  nosso  Pai  celestial.

Ore  ao  Senhor  e ele ouvirá o teu clamor. Há esperança para cada um daqueles que se aproximam de Jesus. “Nunca vi o justo desamparado por Ele .” O Senhor se compadece dos pobres de espírito e os despede com mãos cheias de bênçãos. Não desanime, meu caro irmão. O Senhor é contigo, ainda que você ache que não, e eu vou te provar isso.

Vamos analisar a oração de Isaías:

 Oh! se fendesses os céus, e descesses, e os montes se escoassem de diante da tua face, Como o fogo abrasador de fundição, fogo que faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, e assim as nações tremessem da tua presença! Quando  fazias  coisas terríveis, que nunca esperávamos, descias, e os montes se escoavam diante da tua face.(Isaías 64:1-3)

Aqui ele recorda a Deus uma época em que ele viveu ou ouviu  falar dos grandes feitos do Senhor . “Deus descia sobre o Monte e este fumegava. Nós vimos a sua glória com raios e trovões, todos estremeciam diante de sua face”. Talvez você também se encontre assim, vivendo de glórias passadas e de testemunhos antigos. Que  este  memória  te  traga esperança. Ao invés de olhar  para  trás com tristeza, olhe com fé , para relembrar  tudo o que o Senhor já fez em sua vida. Apegue-se a isso com o seguinte pensamento : O Senhor é o mesmo ontem , hoje e para sempre. Lembre-se dos  feitos  maravilhosos  de Cristo e apaixone-se  novamente  pelo teu Amado. É Ele quem te renova  como  a águia e te faz  voar  sobre  tuas  alturas.

Isaías  estava  desejoso de ver novamente seu Deus operando da mesma maneira de outrora. Parecia que o Senhor estava dormindo, ou que havia abandonado seu povo. Essa era a sensação de seu pobre coração. O  profeta  foi  honesto  com  Deus e disse exatamente o que se passava em sua cabeça. Do mesmo  modo  nós  precisamos  orar ao Senhor com verdade. Diga a Deus , amigo, o que sentes  em  tua alma. Se  estás  triste com  Deus, diga isso a Ele; se  esperavas  mais  Dele, conte-o. Apenas não perca o respeito e o temor que lhe é devido. Acheguemo-nos  até  ele  com  ousadia, mas nunca sem reverência.

Nunca  perca  a  esperança  em  Deus. Afinal, o nosso Deus é o único que Trabalha  por  aqueles  que confiam  Nele. O Senhor libertou seu povo do Egito; alimentou-o no deserto; deu-lhe uma terra;  fez-lhe  uma  nação sacerdotal; Deu-lhes estatutos e ordenanças; constitui reis e líderes para os guiar; livrou-o de seus inimigos; destruiu deuses e governantes maus; enviou seu Filho como salvador; formou sua Igreja; deu-lhe apóstolos e promessas. A mão do Senhor agiu valorosamente por toda a História e  nós  somos suas testemunhas.

Nesta oração, Isaías confessa a sua culpa e a de seu povo diante de Deus. Devemos aprender a reconhecer nossos pecados. É muito mais fácil culparmos nosso próximo, a Deus ou o diabo de todo o mal que nos aconteceu. Todavia Isaías diz :

Eis  que  te iraste, porque pecamos .”(Isaías 64:5) Aproveite este fim de ano e reflita sobre suas ações. Será que você não foi seu próprio carrasco? Será  que  suas ações não foram irresponsáveis? Mas  até  mesmo  aqueles que possuem uma consciência tranquila e que sofreram neste ano de 2014, não se vitimize, isso não irá te levar a lugar algum. Toda essa tribulação te deixou mais forte e fortaleceu sua fé, de algum modo.

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.E já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenhas; porque  escondes de nós o teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas iniqüidades.(Isaías 64:6-8)

Perceba a conclusão que este homem chegou :” todo este mal  nos sobreveio, por causa de nossos pecados”. Jerusalém estava desolada e destruída pelos inimigos. Isaías cria que Deus estava  castigando  Israel  pelos  seus  crimes. Não havia mais piedade na cidade santa. Todos estavam desviados dos retos caminhos de Jeová. Ninguém  buscava o bem, apenas o mal. Ele sentia que Deus virara o rosto de seu povo em desprezo.

Sabemos que o pecado é terrível e traz consigo consequências também terríveis. O Pecado afasta o homem de Deus. Por isso Isaías clama por perdão:

Mas  agora, ó  Senhor, tu  és  nosso  Pai;  nós  o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos. Não  te  enfureças tanto, ó Senhor, nem perpetuamente te lembres da iniqüidade; olha, pois, nós te pedimos, todos nós  somos  o  teu  povo. (Isaías 64:8-9)

Não  há  pecado  que Deus não perdoe! Precisamos confessar  nossos   pecados  ao Senhor, nós que somos o seu povo. É  Deus  quem  perdoa nossos pecados e deles não se lembra mais. Isaías apela : “Tu és o nosso Pai.”  Lembre-se  sempre leitor, você que  já crê em Cristo, Deus é o seu Pai. Foi Jesus quem nos ensinou a orar, dizendo : “Pai, perdoa as nossas ofensas”. O Senhor está pronto a perdoar toda alma suplicante.

Podemos  mudar. Não  precisamos  estagnar no erro. Há uma mão estendida dos céus para nos socorrer. Não importa se neste ano que passou você cometeu muitos erros, amigo. Importa mais ainda se tu queres mudar de direção. Cristo Jesus é o fiel amigo dos pecadores. Ele ama aqueles que choram por seus próprios erros. Ele ajuda todo aquele que o invoca. O Senhor é manso para nos receber e humilde  para nos ensinar com paciência seu Caminho Santo. Não tenha medo!

Termino esta breve mensagem, dizendo o que disse o Salmista :” O Guarda de Israel não dorme , nem tosqueneja “( Sl 121). Deus está contigo e não deixará vacilar o teu pé. Ele nunca te  abandonou pela estrada, antes cuidou de ti  todo este tempo. O Teu Pai que está nos céus te ama com amor eterno e te disciplina por que te trata como filho e não como bastardo. Deus é o oleiro, nós somos barro em suas mãos. Ele nos quebrou, mas nos concertará. A vida é complexa demais para sermos simplistas. Deus foi quem nos formou, ele não nos abandonará. Aquele que começou a boa obra, a terminará.


Creia que 2015 será um ano melhor, mas nunca caia na ilusão de que será perfeito. Nosso descanso não é aqui. Que Jesus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário