sábado, 1 de novembro de 2014

O Amor do Pai


O Pai  vos Ama ( Jo 16.27)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Deus é amor e provou  isto  ao  longo de toda a história. Mas foi na cruz onde o mesmo fora evidenciado ao extremo. Na cruz  o amor de Deus fora exposto de um modo tão escandaloso que não deve restar dúvidas de quão longe o Senhor pôde chegar por amar seu povo.

“Deus amou o mundo de uma tal maneira que deu seu único filho para que todo aquele que nele crê não morra, mas viva eternamente”. ( Jo 3.16) Ora, O Pai fora tão generoso com o ser humano que deu o objeto de seu amor. Vejam  Deus  nos presenteando com aquele que sempre fora o receptáculo de todas as afeições divinas: Cristo.

“Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.” (1 João 4:10) O Pai estava ofendido com os homens porque estes viviam e vivem em constante rebelião a seus bons mandamentos. Deus era a parte  ofendida  e  foi Deus quem tomou a iniciativa em perdoar. Pense um pouco, leitor, se somos assim em nossas relações pessoais. Não deveríamos deixar o orgulho dominar nossos  corações ao ponto de não nos reconciliarmos com nossos devedores. Lembre-se, Deus deu seu amor àqueles que só lhe davam as costas. Deus veio em direção àqueles que fugiam de sua face. Deus planejou, Deus providenciou e Deus sacrificou por amor àqueles que nada lhe agradeciam. Deus amou  seus inimigos.
Nós  o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. (1 João 4:19).  Aqui está claro que o amor do Pai não esperou nenhuma  ação  dos pecadores. E assim o é. Deus não reage às nossas ações, nós  é  quem  reagimos  às  suas. O amor do Pai é o amor Ágape, livre de condições, que é amor porque amor deve ser. Deus  ama porque Ele é amor em essência e seu amor é perfeito, sem sombras ou máculas.
Por que Deus nos amou? Qual a razão de Deus amar quem não lhe ama? Como Deus pode amar pessoas que o desprezam ou passaram a vida inteira lhe desprezando? Lembro-me de Oséias e seu amor por sua esposa Gômer. Mesmo esta sendo tão infiel e o traindo explicitamente com diversos  homens, Oséias a amava invariavelmente. E por fim a resgatou  com grande preço. Certa feita me disseram que o amor nos deixa bobos. É verdade! O amor nos torna fracos e vulneráveis.  “O AMOR  TUDO  SUPORTA.”
Deus nos suportou e nos suporta , mesmo conhecendo cada um de nossos pecados. Deus mais do que ninguém conhece nossas imperfeições e falhas. Nossa feiura e esquisitice são bem conhecidos pelo Pai que tudo vê. Todavia, Deus pacientemente nos ama. E o mundo só pode existir e continuar existindo graças a este divino amor. Por isso Deus requer de nós : Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.(1 João 4:11)
 “Andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”. (Efésios 5:2)  Cristo  nos amou e se deu a si mesmo  por  nós. Deus requer que amemos com este mesmo amor  de doação e entrega  ao próximo. Deus tem se doado integralmente aos seres humanos desde que criou todas as coisas. Amar  requer empenho e boa vontade. Amar requer sacrifício  e determinação. Amar é um desafio. Amar é uma missão. E não há melhor modelo de amor que Deus. Ele  não nos pede  nada que ele mesmo não faça.
Cristo  em  sua pregação disse a seus discípulos : O Pai vos ama. Pede  em meu nome o que quiserdes e vô-lo será dado. Nosso Senhor se referia ao Espírito Santo que viria para fortalecê-los, pois sua hora já se aproximava. Percebes que o amor é sempre voluntário e generoso? O amor do Pai está sempre concedendo dádivas a seus filhos. O Pai deu seu Filho para remir nossos pecados, bem como o mesmo Pai nos deu seu Espírito para nos consolar em nossas fraquezas e tribulações. Este é o amor de Deus e deve ser o nosso. Não  devemos amar só com palavras, mas nos dando por completo àqueles que dizemos amar.
O  Pai  ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos. (João 3:35) O amor é doador e se agrada em dar. Porque o amor pensa e crê que melhor coisa é dar do que receber. Deus tem  prazer  em dar coisas boas aos homens, principalmente àqueles que amam seu Filho Jesus.
Veja  como  o amor tem tudo a ver com o ato de dar : Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. (João 10:17) Claro que Deus sempre amou a Cristo, mesmo  antes de sua encarnação e morte na cruz. Mas veja como Deus ama aquele que dá algo com alegria e disposição. “ O Pai me ama, porque dou minha vida.” Façamos o mesmo, crendo que o amor de Deus já está derramado em nossos corações . Primeiro, pelo que Deus mesmo fizera e decidira em si mesmo. Segundo, por Cristo ter nos acolhido, e terceiro, porque  também  amamos e somos iguais a Ele em amor, dando o que temos de mais precioso pelos irmãos, isto é, nossas próprias vidas.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21)
 O amor do Pai é uma certeza na vida de toda criatura que vem a este mundo. Tudo recebemos por Graça divina. Não importa a cor, a raça , a religião ou etnia. Deus ama sua criação. Todavia, não seremos insensatos em negligenciar  um amor especial de Deus  por  seus  filhos na fé. Um pai pode amar os filhos de seus vizinhos, contudo, ninguém estranha o fato dele amar muito mais seus próprios filhos. E quem são os filhos de Deus? São aqueles pecadores que pela fé em Jesus Cristo passaram a ser  membros da família deste Pai nosso que está nos céus. Todo aquele que ama verdadeiramente é filho de Deus. Quem não ama  não  é nascido deste Pai. Qual é o mandamento deste Pai e de seu Filho, que ensinou unicamente o que aprendeu com seu Pai? – o amor é sua ordem. Ele disse : “Amarás ao Senhor teu Deus e a teu próximo como a ti mesmo.” Todo aquele que vive sua vida sob estes astros reluzentes está na luz e não anda em trevas. Porém, todo aquele que pensa ser filho de Deus , mas odeia seu próximo, permanece na mais profunda escuridão.
O Pai vos ama e vos dá aquilo que necessitais. Sim, o Pai vos dá o Filho e vos dá o Espírito Santo. O Pai vos dá porque vos ama. Veja que a motivação de Deus em nos dar tão grandes dons não está em nós, mas Nele mesmo e em seu amor. Deus não nos retribui porque mereçamos alguma coisa de suas mãos. Antes, ele vê nosso vazio e nos enche de bens espirituais para ficarmos  firmes  em seu amor.
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. (Romanos 13:8)
O Pai nos ama. Que essa verdade seja nosso consolo e nossa inspiração. Que seu amor dadivoso nos encha a alma para que nós também   possamos repartir  deste  amor com os que mais precisam.



        








Nenhum comentário:

Postar um comentário