domingo, 23 de novembro de 2014

A Ira e a Graça de Deus




Aquele que pecar é que morrerá. (Ezequiel 18:4)
Por  Frankcimarks Oliveira

Deus é Santo, justo e Bom. Não consigo ver a Deus sem nenhum desses atributos. Tire um deles sequer e você terá um deus estranho ao Deus das escrituras sagradas. Infelizmente , nosso coração se apega muito facilmente a mentiras , e se dispõe a fabricar ídolos de vaidade e ainda se atreve a nomeá-los com o nome do Senhor. Os hebreus fizeram isso com o bezerro de ouro, chamando-o de Yahweh. Mas não nos enganemos, Deus não se deixa escarnecer.

O Deus da Bíblia, isto é, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, é o único Deus verdadeiro e Cristo veio dar testemunho dele aos homens. Jesus nos ensinou a chamá-lo de Pai, mostrando assim o coração terno e gracioso do Todo Poderoso. Todavia, o mesmo Jesus nos ensinou a temê-lo, visto que Deus é extremamente zeloso. Portanto, aprendamos a abraçar toda a verdade divina e não somente aquilo que nos soa conveniente.  Chamemos Cristo de Salvador e amigo dos pecadores, mas jamais nos esqueçamos que Ele é rei dos reis e Senhor dos  Senhores , que se assenta sobre o trono e ao seu povo trata com graça, mas com os incrédulos  e impiedosos se mostra irado, de modo que estes rogam aos montes para caírem sobre eles, tamanha é a fúria do cordeiro.

Certa feita Jesus disse : “vinde a mim , pois sou manso e humilde de coração”. E é verdade. Nosso Senhor recebe alegremente todos os pecadores que vão até sua presença com lágrimas nos olhos. Mas este mesmo Jesus resiste aos soberbos. Ele resistiu aos fariseus que se consideravam justos e que criam não precisar se arrepender. Para estes Cristo fez um chicote e não poupou repreendê-los na frente de todos. Para os pecadores Jesus falava com doçura e os convidava a entrar no reino de Deus com muita boa vontade. Mas com aqueles  religiosos arrogantes, Jesus abria sua boca e dela saia uma espada afiada : Ai de vós Fariseus hipócritas. Sim, amados, estamos falando do mesmo Senhor. Para com os humildes ele é humilde, com os orgulhosos , ele é ameaçador. Que todo joelho se dobre diante de Jesus. Vejamos um texto que revela esta mesma verdade sobre Deus :

Partiram eles do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, para contornarem a terra de Edom. Mas o povo ficou impaciente no caminho e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: "Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável! "Então o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram. O povo foi a Moisés e disse: "Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós". E Moisés orou pelo povo. O Senhor disse a Moisés: "Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá". Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo(Números 21:4-9)

Deus havia libertado seu povo da escravidão egípcia com mão forte e estava sustentando –o com o maná cotidianamente. Todavia, com pouco tempo, o pecado se manifestou entre os agraciados. O povo começou a murmurar contra Deus em rebeldia, insatisfação, ingratidão, incredulidade, impaciência, desprezo. Deus logo reagiu, porque Deus não fica indiferente ao pecado. Sua Ira se acendeu e o Senhor enviou serpentes venenosas que picavam o povo e o matava. De modo que muita gente pereceu. Isso levou os hebreus a se arrependerem. Porque tudo o que o Deus de amor faz tem por propósito nos conduzir ao arrependimento. De imediato o povo confessou : “pecamos contra o Senhor”. Aqui está uma confissão genuína que só pode surgir mediante a operação divina. Deus tem que intervir e quebrar nossos corações de pedra. As vezes seus métodos são dolorosos e ardem na pele. Porém, eu entendo que Deus queria nos ensinar algo muito importante sobre o pecado. O Pecado é terrível e destruidor. O Pecado faz perecer.

Amados, levemos o pecado a sério. Desde que nosso pai Adão pecou, o mundo vem sentindo o poderoso veneno da serpente. Ela veio para matar e destruir. Ora, o salário do pecado é a morte. Todos pecaram e por isso a morte continua matando. A morte é a justa punição de Deus aos transgressores. Por isso está escrito : A alma que pecar, essa morrerá. E não há pior morte do que a morte espiritual. Aquela em que os homens estão mortos para Deus. Eles não se lembram do Senhor e por isso perecerão eternamente.

Ainda bem que Deus não é somente justiça. Graças a Deus que ele também é amor e graça. Sua misericórdia não tem fim. Sua ira fez o povo entender  seu pecado. Então, o mesmo Deus que estava irado pelo pecado, providenciou a salvação de seu povo no deserto. Mandou que Moisés fabricasse uma serpente de metal e pusesse num poste. Todo aquele que fosse picado deveria olhar para o animal e então o poder da morte seria vencido. Onde está , ó morte, o teu aguilhão?

Deus é assim. Não espere que ele seja de outro modo, porque ele não será. Deus se ira contra o pecado e contra o pecador. Mas ele lembra-se da nossa estrutura, que somos pó, então assim como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor se compadece de nós e afasta de nós os nossos pecados, assim como o oriente dista do ocidente. O Deus que requer justiça pelo pecado, providencia um meio de salvar o pecador. Ele não precisava fazer isso, mas fez, movido por compaixão.

Na cruz , Deus revelou muito mais intensamente essa sua peculiaridade. Cristo foi levantado no madeiro, assim como a serpente feita por Moisés, e todo aquele que olha para ele com fé, recebe o perdão dos pecados e vida eterna. ( Jo 3.14-15)” Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os habitantes da terra,” disse o  Senhor .

Cristo nos convida a olharmos para ele em sua vergonha e fraqueza. Sim, Cristo nos ordena que com fé olhemos para ele na cruz, moribundo e expirando. Este é o remédio do pecador. A morte dele matou a nossa morte. Oh, quão profundo é o mistério! Ele bebeu o cálice da ira de Deus para nos livrar do Deus Irado que mesmo estando irado nos amou e nos atraiu a si mesmo através do Mediador que é Jesus, seu amado filho.

Na cruz a ira e a justiça foram demonstrados. Deus odeia o pecado e como justo juiz não pode deixar de punir o pecador. Mas por ser Deus bom e gracioso e querer salvar os perdidos, ele achou em Cristo a solução de todos estes problemas. E Jesus se submeteu aos planos do Pai, por amor a ele e a nós.

Resta eu terminar dizendo : Olhe para Cristo e receba a cura para tua enfermidade. Olhe para Cristo e receba vida com abundância. Confesse que tens pecado contra Deus, que tens sido rebelde a sua lei e que tens quebrado cada um de seus mandamentos. Confesse sua ingratidão e murmuração. Confesse sua desconfiança em suas promessas e sua incredulidade . Diga que não tens confiado Nele que é totalmente confiável. Peça perdão, leitor, e receberás a vida gratuitamente. Olhe para Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário