sábado, 29 de novembro de 2014

Em que Evangelho tens Crido?


E ali pregavam o Evangelho ( At 14.7)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Nosso Senhor já havia dito que seu evangelho seria pregado em todos os confins da terra. E aqui vemos os apóstolos cumprindo a ordem : “Ide e pregai o EVANGELHO a toda criatura.” Precisamos atentar nas palavras do bom pastor, para que não nos achemos fazendo qualquer outra coisa achando que estamos fazendo exatamente aquilo que ele requereu de sua Igreja.

Infelizmente, digo com tristeza no coração que o que temos visto no Brasil , isto é, nas televisões e rádios, nas praças e denominações, é um pseudo evangelho sendo pregado , não por anjos de Deus, mas por ministros de Satanás, transfigurados em anjos de luz. Estes homens deturpam  a boa semente do Senhor, e tudo o que conseguem  gerar nos seus ouvintes é  apenas  erva  daninha.

Assim,  como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gálatas 1:9) Agora, amigos, já sabemos que existe o verdadeiro evangelho e um falso evangelho. Resta-nos aprender a discernir entre ambos. Espero que após ler esta mensagem, você seja capaz  de :
1-    Identificar as diferenças entre o Evangelho bíblico e o evangelho midiático;
2-    Acolher em seu seio o evangelho de Jesus Cristo , repudiando assim o falso evangelho. Isso requer humildade de sua parte. Geralmente não gostamos de reconhecer que estivemos errados. Todavia, isto aqui é uma questão de vida ou morte.

Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! (1 Coríntios 9:16) Aqui Paulo só reforça as palavras de nosso Senhor : “ Ide”. O general dos exércitos deu seu comando, resta-nos obedecê-lo. Cristo mesmo cumpriu  essa missão de modo exemplar. Ele se esforçou ao máximo;  Não  descansava,  mal comia, porque ele veio desfazer as obras do maligno. Estava sempre anunciando o Reino de Deus e sua justiça. Portanto, Cristo não nos pede nada que ele mesmo não tenha se submetido a fazer.
“ Ai de mim se eu não pregar o Evangelho”. Perceba a solenidade do apóstolo e a seriedade de seu tom.  O Evangelho é coisa séria. Ele diz respeito ao destino eterno das almas. Ai daqueles que falseiam o evangelho. Ai daqueles que não são diligentes em meditar em cada palavra deste novo concerto. Não abra sua boca até que todo o conselho de Deus te seja explícito. Não te  precipites no falar, antes daí ouvidos a voz do Mestre. Aprenda primeiro, ensine depois. Sejamos cautelosos para não confundir alhos com brugalhos. Ser bem intencionado não basta. Devemos estar convictos e certos do que estamos fazendo com o evangelho precioso do Rei dos reis.
Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis.    (2 Coríntios 11:4) Aqui Paulo sofre pela igreja.  Já na aurora daqueles dias , surgiram homens impios que se  infiltraram  no meio do rebanho do Deus vivo para devorar as ovelhas do pasto de Jesus Cristo. O diabo anda em derredor buscando quem possa tragar. Ele envia seus mensageiros , que são lobos devoradores, que por fora parecem cordeiros, mas não o são.  Não desprezemos seus ardis. A antiga serpente é especialista em enganar. Lembre-se que ele foi até  Cristo  na tentação  do deserto  para fazê-lo tropeçar.  Que método ele usou ? Ele abriu as escrituras e quis enganar nosso Salvador. Fiquemos bem atentos, pois o diabo se apropriará do mesmo livro sagrado que carregamos nas mãos. Todavia, ele o usará para a destruição das almas. Cristo abria sua boca e vida saia dela. Esta é a  diferença,  amados. O evangelho produz nova vida. Agora prestemos bastante atenção as palavras do apóstolo : Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis. (2 Coríntios 11:4)
Note que :
1-    Jesus é a mensagem principal do Evangelho. Podemos dizer que Cristo é o Evangelho. Ele  mesmo é a boa  notícia de Deus para o mundo. “ Hoje vos nasceu o salvador que é Cristo, o Senhor”. Uma boa maneira de discernir se em sua igreja está sendo pregado o verdadeiro evangelho é começar por aqui. Se as mensagens pregadas não conduzem as almas a Cristo, então não se engane, o evangelho não está ali.
João Batista tinha grande zelo neste ponto. Sua pregação apontava para aquele que o precedia. “ Eis aí o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Note que Cristo está sempre relacionado com a doutrina do pecado e ele é sempre apresentado  como Salvador. Isto é o evangelho. O Mesmo João disse : convém que Ele ( Jesus) cresça e que eu diminua. Mais uma vez Cristo e não o homem , é o centro do evangelho.
Jesus deve ser conhecido em sua inteireza. Como disse o profeta : “ Conheçamos  e prossigamos em conhecer ao Senhor”.  Uma só peculiaridade de Cristo não deve ser apresentada sobre as demais. Cristo cura, mas ele não é um curandeiro; Cristo alimenta, mas ele não assitencialista. Infelizmente, temos visto o santo nome de Jesus sendo associado meramente  ao  materialismo e ao acúmulo de bens.
Cuidado com este outro Jesus, que não é o mesmo Jesus dos Evangelhos. Não foi o Mestre mesmo quem disse :” Muitos virão em meu nome”? Pois bem, estes dias já chegaram.” Nem todo o que me diz, Senhor , Senhor, entrará no reino dos céus.” Estes são os mesmos que serão rejeitados pelo Senhor naquele grande dia. Eles dirão : “Senhor, nós pregamos em teu nome”. Todavia, Cristo dirá áqueles que pregaram, mas um outro evangelho : Nunca vos conheci.
2-    Que espírito é manifestado nestes lugares? Amados , aqui  precisamos  ter cuidado. O espirito do Evangelho é totalmente contrário ao espírito do mundo. Este espírito o mundo não pode receber, disse o Senhor. O Espírito de Cristo é manso e humilde. Ele ama as coisas de Deus e testifica delas. Se este texto se refere ao Espírito Santo, então podemos dizer que seu ministério é nos fazer guardar tudo o que Cristo mesmo nos ensinou. “ Ele vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. Logo, o Espírito não entra em contradição com o Consolador de nossas almas. “ Ele testificará de mim” . Mais uma vez Cristo e sua obra é a ênfase do verdadeiro Evangelho.
Este  Espírito  convencerá  o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Se as pregações não tem por finalidade a mesma intenção do Espírito, então descartemos tais mensagens. Elas não procedem de Deus. Nem preciso dizer que tais assuntos não são muito populares em nossos dias, não é verdade? Porém, devemos agradar a Deus e não a homens. Como disse Paulo : Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. (Gálatas 1:11)
O Evangelho segundo os homens diz somente o que os homens gostam de ouvir. Mas o Evangelho de Cristo é para a glória de Deus. Por  isso soa extremamente ofensivo. Em  nossos dias a própria idéia de pecado, de certo e errado é extremamente mal vista.

Resta-nos dizer que o Evangelho gerará nos corações diversas reações distintas. Alguns o abraçarão com alegria, outros o desprezarão com arrogância. Alguns terão fé e crerão na mensagem da cruz. Outros se escandalizarão e chamarão de desvaneio. O Senhor está conosco e sua palavra não cairá por terra. Continuemos perseverando em anunciar seu nome em toda terra. Se os homens nos receberem em paz, então receberão a benção do evangelho da paz. Se, contudo, não formos bem vindos, sairemos e pregaremos o evangelho a outros. Se o evangelho não é bem quisto em  Gadara, tiremos ele de lá e o ofereçamos a quem tem sede de verdade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário