sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cristo, o mais Desprezado



Não havia lugar para eles na estalagem ( Lc 2.7)


Por  Frankcimarks Oliveira

Cristo, o filho amado de Deus, o mais belo e formoso ser que os anjos podem contemplar nos céus, aquele que é chamado de O Resplendor da glória divina, fora desprezado e rejeitado pelos homens.

A rejeição de Cristo prova o quanto nossos corações foram arruinados pelo pecado. Não somos capazes de apreciar sua  beleza , antes fugimos de sua face até que nossas mentes sejam regeneradas pelo poder do Espírito Santo.

Cristo  Jesus  fora  rejeitado  por Todos.  Seus familiares inicialmente não criam nele;  Sua nação não lhe dava honra; os Príncipes de seu povo em sua maioria o chamavam de Belzebu; Seus discípulos o abandonaram porque achavam seu discurso duro demais; e seu povo o rejeitou  porque nunca o conheceu de verdade.

Deus  está  querendo  nos mostrar que crer em Jesus Cristo e enxergar nele beleza é obra de suas mãos. Ninguém pode crer em Jesus Cristo com o testemunho  que Deus  dá sobre  ele sem  antes  sofrer uma obra  maravilhosa em seu espírito.

Todos nós já desprezamos  a Cristo . Alguns continuam lhe virando as costas. Ora, Cristo sempre fora consciente de que o mundo o odiava. O Senhor não era bem vindo em muitos lugares. Ele mesmo sabia o que se passava nos corações de seus ouvintes e de como por tantas vezes tentaram apedrejá-lo.


E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.( João 8:23)

Seu  corpo  era  um  corpo estranho neste planeta de pecadores. Sua simples presença incomodava aqueles que lhe rodeavam. O Santo de Deus por vezes tinha de aturar pedidos como este : “Rogamos que nos deixe em paz; Te pedimos que deixes nossos termos”. Foi exatamente isso que os Gadarenos  disseram  para o Amigo fiel e mais chegado que qualquer irmão.
E  hoje  é  diferente, querido leitor? Cristo continua sendo enxotado dos lares e cidades. Sim, o Amado Salvador vez por outra é expulso dos Congressos e Câmaras públicas porque seus mandamentos são santos e puros. Cristo Jesus é tratado como um  ninguém pela maioria dos homens que vivem hoje na terra. Mas  não  fiquem com pena dele, fiquem com pena daqueles que o rejeitam. Ora, Deus não se deixa  escarnecer ! Sabemos que um Leão não poupa suas presas e Cristo não poupará seus inimigos.
É verdade que um dia este mundo esmagou o filho de Deus com seu ódio e tirania, mas jamais poderá repetir o feito, visto que Cristo agora está nas regiões mais elevadas que alguém pode chegar : a destra de Deus.
Paulo mesmo disse : A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.( 1 Coríntios 2:8) . Como pode ser isso? Israel desprezou o Senhor da glória.  Como também disse João : Veio para os que eram seus, mas estes o rejeitaram.  E os santos lábios de nosso Mestre  pronunciaram estas palavras :

Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. (João 17:14)

O Mundo não só rejeitou a Cristo , mas continua e continuará desprezando seus servos. Sim, caro leitor, se tu queres algum prestígio neste mundo, então não sejas um cristão genuíno. Se buscas grandes coisas para ti como fama e aplausos, não carregue uma cruz. O mundo nos trata como escória, como esterco mesmo. Somos entregues a morte todos os dias por amor a Cristo.
Para que não reste dúvidas, leia isto aqui:

Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. (João 15:19)

         Cristo estava no mundo  por amor ao mundo , mas tudo o que recebeu foi desprezo e afronta. Não duvido que se possível fosse, este mundo tornaria a assassinar o divino Carpinteiro. Como disse enfaticamente o Senhor :

E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. (João 3:19)

A  prova  disso é que Cristo nem quando um  inofensivo bebê no colo de sua mãe fora acolhido pelos habitantes deste mundo tenebroso. Agora me digam, quem há que não se alegre com um bebezinho? Quem pode virar as costas para uma mãe que carrega sua linda criança numa noite fria e negar-lhe hospedagem? Foi exatamente isso que fizeram com o Dono dos Céus. Parece-me que o inferno sempre soube reconhecer a presença do Ungido de Deus.
As trevas odeiam a luz. Não havia lugar para   Cristo  naquele lugar. Quem o acolheu foram as bestas feras do campo que se reuniam  em uma estrebaria ali perto. Santa ironia de Deus!  Os animais reconheceram seu dono, mas  Israel não  pôde ver quem os  visitava. Até as mulas perceberam que Cristo os visitava, mas os homens de bom grado o Desprezaram.
Cristo tem lugar em tua vida, leitor? Será que não és tu tão embrutecido quanto aqueles compatriotas do Senhor? Nossa natureza é a mesma desde que Adão pecou.
O retrato de Cristo fora  pintado  pelo profeta . Quero que contemples esta obra e me digas se tu mesmo não puseste tua mão no pincel do desprezo:

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.( Isaías 53:3)

        
Nós não fizemos caso dele algum. Simplesmente não lhe demos a honra devida a seu nome. Viramos o rosto e  nem  se  quer tivemos coragem de encará-lo. Veja que o sujeito da frase é “ nós”. Isto inclue a mim e a você, caro leitor. Tu  também  desprezaste  aquele  a quem os anjos amam contemplar.
Mas  agora  Deus  nos  convida  a beijarmos  seu  Filho Jesus a fim de que sua ira seja aplacada. Somente  com  Cristo estamos livres do Cálice amargo de Deus. Não despreze aquele que é a tua única esperança de Salvação. Cristo é o único caminho que leva ao Pai;  a única porta por onde encontramos escape; o único refúgio aberto aos pecadores que choram; o único mediador entre o céu e a Terra.
Cristo tem lugar em teu coração? Se ele não tiver, amigo, fica sabendo que em outros corações ele encontrará  repouso. Que teu coração seja a manjedoura do filho de Deus;  Que tua alma seja a hospedagem do Salvador; e que tua mente seja a habitação do Altíssimo, pois ele será o hóspede mais ilustre que poderás acolher em toda tua vida.  Que Deus nos abençoe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário