terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Se Tu me Adorares



Se Tu me Adorares ( Lc 4.7)


Por Frankcimark Oliveira

Cristo  Foi  bem  claro  ao  dizer  àquela  mulher  em  Samaria  :” Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. ( Jo 4.23) . Deus está procurando por adoração e seus critérios são bem claros, ela deve  ser  em  Espírito e em Verdade, porque Deus é espírito e importa que seus adoradores o  adorem  assim.
Por Deus ser  Deus a  adoração  lhe  é um direito natural. Não há nada de estranho em  um Rei querer  ser temido e  respeitado; Não há nada de estranho em um juiz querer ser  honrado e obedecido; Também não há nada de estranho em  Deus querer ser adorado. Ele nos fez e só existimos por causa de sua Inventividade, demos-lhe, pois, glória a seu nome.
Deus, entretanto, possui muitos rivais que querem concorrer juntamente a adoração dos seres humanos. Veremos alguns casos específicos a seguir;
I-                  Nabucodonosor e o Ego Humano :
E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente. (Dn 3.6)
         A história nos revela a loucura que alguns homens carregaram dentro de si. Muitos imperadores envaideceram-se e deixaram se levar por um conceito muito elevado de si mesmos. Passaram a exigir adoração dos seus súditos. Muitos cristãos sinceros morreram por  negarem-se a beijar os pés de reis de barro.
Todos os homens carregam no coração um desejo desvairado por honra e glória que só pertencem  ao  Senhor Deus. A busca por fama, aplausos e elogios é o desejo de ser divinizado. Nossa mídia tem injetado nos corações adolescentes que a fama é o único caminho para a felicidade. Por isso existe tanta exposição nas redes sociais. Elas nos revelam o desejo que carregamos embutido no peito pela  ostentação e fama. Sim, aquele sentimento de engrandecimento e superioridade que só são belos em Deus.
“Se não me adorares, sereis lançado na fornalha de fogo ardente”, disse o arrogante rei de Babilônia. Do mesmo modo . nós seres mortais, exigimos que outros se prostrem  diante de nossas imposições. Se elas não corresponderem aos nossos desejos, então as excluímos ou as destruímos.
Quão terrível é quando agimos assim! Chantageamos através do poder  aqueles  que consideramos inferior a nós outros, e logo sentenciamos a “morte” todos os que se recusam nos admirar. Conheço algumas pessoas que pensam carregar um rei dentro de suas barrigas; Se alguém discorda delas, então será execrada, excluída e difamada em seu ciclo social.
Apenas Deus tem o direito de exigir adoração de suas criaturas, afinal , Ele é o supremo doador da Vida. E todos os seus caminhos são justiça e retidão, portanto, quando Deus manda que só a Ele adoremos, Ele o faz em sua Majestade e direito eternos.

II-              O Diabo anda procurando por adoração:
Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. ( Lc 4.7)

Cristo  Jesus  estava debilitado em seu corpo. Em  jejum e oração num deserto escaldante, era provado por Deus. Logo lhe aparece o maligno, a mesma serpente do Jardim. Este começa a sugerir ao bondoso Mestre que o adorasse e então receberia todas as riquezas e glórias deste mundo.
E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.(Lucas 4.5-8)
         Significa dizer que Satanás é ávido por adoração. Ele anda rodeando pela terra não só para tentar aos amados de Deus, mas sua busca é roubar a Deus. Cristo disse : “Só a Deus adorarás e só a ele servirás”. Mas o Dragão odeia o fato de nosso Pai Celestial ser o único merecedor  de joelhos dobrados em reverência. Ele mesmo quer para si algo que não lhe pertence.
         O Diabo continua em pleno século XXI sugerindo aos seres humanos que deixem de se curvar unicamente diante de Deus e passem a se dobrar diante dele. Mas amigos, coisa terrível é ouvir os sussurros de sua podre voz.  A Serpente é asquerosa, feia, repugnante. Ele é um Dragão e não possui nenhuma beleza. Cristo, todavia, é mais belo que a nívea luz, fez-se homem e morreu em nosso lugar na cruz. Cristo é um Salvador maravilhoso e totalmente digno de ser amado, elogiado , aclamado e adorado.
         Talvez você já tenha ouvido a voz da serpente sussurrando ao seu ouvido, amigo. Ela promete milhares de felicidades, prazeres indizíveis, mas só o que consegue proporcionar é amargura de espírito no fim das contas. O Diabo oferece coisas transitórias e fúteis, enquanto Deus nos dá gratuitamente a vida eterna em Cristo Jesus. Deus não pode mentir, lembre-se disso.
         De qualquer  forma  nós  seremos “buscados”, seja por Deus, seja por Homens vaidosos, seja pelo príncipe deste século. Somos objetos ou que adoram ou que buscam  adoração. Vejamos esta realidade :

III-           O Ser humano necessita Adorar a Deus /  [alguma Coisa]

1-    No deserto os Hebreus fizeram um ídolo de ouro para adorar (Sl 106.19)
2-    Israel se inclinava perante os astros do céu para adorar( 2 Rs 21.5)
3-    Cornélio ao ver Pedro quis adorá-lo, porém fora repreendido pelo mesmo ( At 10.25-26)
4-    O Apóstolo João ao ver o anjo no céu quis adorá-lo, mas fora repreendido pelo mesmo ( AP 19.10)

Essa necessidade de adorar algo explica a espiritualidade inerente ao ser humano. Quando excluímos  Deus de nossas vidas, acabamos por substituí-lo por alguma coisa, seja família, filhos, namorada (o), símbolos, religiões, trabalho, e até por nós mesmos. Como disse Calvino certa vez : “ O coração humano é uma fábrica de ídolos”.
Quero concluir citando o verso inicial :  Se Tu me Adorares ( Lc 4.7). Se você  ouvir a voz de Deus te dizendo isso e não a voz da maligna serpente, então será a pessoa mais bem sucedida e realizada deste mundo. Adore a Cristo, a imagem do Deus vivo; Adore somente ao teu Criador e a mais ninguém; Adore aquele que te ama e que deu sua própria vida pelos pecadores; Adore ao Cordeiro de Deus e não a serpente asquerosa.

Se tu não adoras a Cristo, então tu adoras ao Diabo. Porque Jesus mesmo disse : Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.( Lucas 11:23). Amigo, de que lado estás? A quem tu adoras? Adora a Deus (Ap 22.9) Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário