sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Anunciadores de Boas Notícias



Eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: (Lucas 2:10)

Por Frankcimarks Oliveira

Cristo  é a única alegria que o Céu proporciona aos filhos dos  Homens. Nele está escondida a fonte dos prazeres indizíveis. Em Cristo Jesus encontramos delícias perpétuas. No Amado achamos o manancial da vida que transforma  nosso deserto em Oásis.
Foi Cristo quem motivou  os sábios do Oriente a deixarem suas casas numa enfadonha jornada em busca daquele que é chamado Rei de Israel. A bíblia diz que quando eles o encontraram  sentiram  grande  alegria ( Mt 2.10) . Nosso Senhor é a Estrela da Manhã que nos guia e conduz  por caminhos que  nos levarão ao perfeito regozijo.
Cristo é a  boa  notícia anunciada pelos lábios Divinos do Pai celestial  na boca dos antigos profetas. Ele disse : Aos que habitavam na sombra da morte resplandeceu a luz ( Is 9.2). Era sobre o unigênito Filho de quem falava. Haveria melhor notícia que esta? Tomemos o profeta Isaías como propagador de boas notícias e espalhador de brasas de alegria:
I-                  Isaías , um Arauto de Alegres novas

Sabemos que Jerusalém fora castigada pelo Senhor por sua impenitência. Seu cativeiro e sua dor refletiam sua dureza de coração. Todavia, o Senhor já anunciava uma Redenção perfeita num Eleito do Povo. O Renovo de Jeová traria sob suas Asas a Justificação necessária para seu Povo. Sim, o Servo Sofredor através  de  suas  pisaduras iria perdoar nossos  pecados . Ele mesmo seria um pregador de coisas boas ( Is 41.27)
Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti. (Isaías 12:6)
Deus  tem  uma  santa  fixação pela alegria. Ele é um Deus de Alegria e gozo. Sua ordem é : Alegrai-vos no Senhor. E o que é o Evangelho  senão o meio pelo qual obtemos a perfeita alegria de Deus?! Através do Evangelho tomamos conhecimento da provisão divina para expiar nossa culpa; Temos em mente nossa miserabilidade e ao mesmo tempo sabemos que Cristo é suficiente para nos lavar e cobrir com seu precioso sangue, de modo tal que diante de Deus ficamos mais alvos do que a neve.
E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. (Isaías 12:3)
Ouves a majestosa voz onipotente desde os céus proclamando a Cristo na boca  de seu profeta? O Senhor disse àquela mulher Samaritana : “Quem beber desta água tornará a ter sede, todavia quem beber da água que eu lhe der jamais terá sede”. Amigos, o Senhor não é apenas uma fonte de água que pode se esgotar, mas ouvimos dele que suas águas estão depositadas em muitíssimas fontes, porque a alegria que sua salvação proporciona é infinita. Suas águas são tantas que todos os que quiserem podem beber  gratuitamente. Basta inclinar-se e beber do precioso líquido que Cristo tem para dar.
Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias. (Isaías 61:10)
Por que ainda estás enlutado, pecador? Teus olhos continuam pesados de tristeza e tua cabeça permanece encurvada porque ainda não olhaste para Cristo ressurreto. Ele conquistou para nós  vestes novas. Sim, entre seus despojos ele nos trouxe roupas novas, limpas e finíssimas para que sua Justiça seja a nossa. 
Cristo odeia coisas velhas, ele faz novas todas as coisas. Jogue fora esse manto sujo de mendigo. Se desfaça dessa capa apodrecida de pecados e tome as vestes novas que Cristo te oferece, amigo. Ora, comprar roupas novas é algo que me enche de alegria. Como á agradável à nossa estima poder se vestir bem! Mas estou falando de algo muito melhor : ganhar roupas novas é algo muito mais gratificante. Não temos de pagar por este fino material. Até  porque  não teríamos recursos para bancar vestes tão específicas.
No banquete que Deus oferece temos de nos vestir corretamente, com roupas a caráter. Caso contrário seremos expulsos do salão real. Portanto, amigo, creia em Cristo e nestas boas novas e poderás participar de suas bodas.
Deus já havia prometido que o Evangelho seria nossa alegria, e através dos séculos sua voz tem se feito ouvir por milhares:
Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura não o anunciareis? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, e que nunca conheceste. (Isaías 48:6)
Amigo leitor, coma todo este rolo divino e sinta o gozo que ele proporciona. O Evangelho não é fruto da imaginação humana. Antes é a mente misteriosa de Deus sendo desvendada para nós outros. Homem algum jamais poderia criar tal coisa. O Evangelho são novidades ocultas que nunca conhecemos na História da humanidade.: Um Deus justo e santo salvando de boa vontade seus próprios inimigos.
E Deus tem se comprometido em fazer seu Filho conhecido através da pregação do Evangelho. Ele faz isso usando pessoas simples como eu:
Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! (Isaías 52:7)
Não foi isso que o anjo disse àqueles pastores em Belém: Eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: (Lucas 2:10)? Homens simples como pastores de ovelhas ficaram incumbidos de anunciar a toda a cidade que havia nascido o Salvador do mundo. Quão formosos foram aqueles pés calejados!
Mais formosos foram os pés do Meigo Carpinteiro, que mesmo sendo Rei se  fez mensageiro para anunciar que seu reino era chegado.  Ele disse :O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; (Isaías 61:1).
Cristo nos convocou para  anunciarmos  boas noticias. Como está escrito no salmo : O Senhor deu a palavra; grande era o exército dos que anunciavam as boas novas.( Salmos 68:11). Amigo, Deus primeiro te chama para crer e abraçar o Evangelho, mas logo em seguida ele te chama para anunciá-lo aos que estão nas sombras da morte. Vinde logo, não perca tempo!

II-              A Igreja como propagadora de boas Notícias

Preguei  a justiça na grande  congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes. (Salmos 40:9)
A voz do Senhor  é  inconfundível ! Todo servo fiel sabe reconhecer quando ele diz : Ide e pregai o Evangelho a toda criatura. Será que não entendes que o mundo precisa ouvir coisas boas? Saia gritando aos quatro cantos : Extra, extra, o Salvador já veio e chama a todos ao arrependimento. Quem nele crer jamais será confundido! Oh, amados, essa é a única manchete necessária. E quão diferente é dos periódicos que temos nas bancas de jornais. Estes proclamam apenas péssimas notícias e que nos deixam ainda mais desesperados. Todavia, até mesmo a notícia do assassinato de Cristo nos enche de alegria, pois seu castigo nos trouxe a paz com Deus.
É bem verdade que noticiamos também uma “desgraça”: O Filho de Deus morreu por causa dos pecadores. Mas ao mesmo tempo esta notícia é a causa de nosso livramento eterno. E sabemos que a notícia completa é que Cristo ressuscitou e está a destra de Deus Pai.
A Bíblia  é o nosso Jornal e o Evangelho é a única notícia a ser proclamada.” Extra, extra : Cristo é Poderoso pra salvar o mais vil pecador”.
Foi essa a Mensagem de Filipe em Samaria e o que lemos é : E havia grande alegria naquela cidade.( Atos 8:8) Cristo pregado é alegria garantida! Cristo pregado é saúde delegada, afinal está escrito : a boa notícia fortalece os ossos.( Provérbios 15:30)
Por que não vemos este evangelho sendo pregado nas grandes mídias? Porque os homens preferem agradar aos ímpios do que a Deus. A igreja deve se lembrar que fora constituída como luz do mundo e seu dever é pregar a Cristo Jesus. E se a Igreja mesmo não tem vivenciado este perfeita satisfação em Deus como poderá propagar aquilo que não tem vivido? Ora, é muito simples, arrependemo-nos e tornemos ao nosso Deus que grandioso é em perdoar. Precisamos reconhecer que temos nos desviado das simples verdades de Cristo. Quando o fizermos poderemos experimentar o que está escrito no salmo :
Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria.( Salmos 68:3)
Quero concluir dizendo o que é inquestionável em toda a escritura : O Evangelho é a alegria dos santos. Apenas o Evangelho puro e simples nos dará alegria genuína e contagiará aqueles que nos rodeiam. Como está escrito : E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.( Atos 15:3)













Nenhum comentário:

Postar um comentário