sexta-feira, 3 de junho de 2011

Homens Falhos


Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;(1 Co 1.27)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


Mesmo andando com Jesus e vendo seus sinais e ouvindo sua Palavra os discipulos
apresentavam falhas evidentes.
O Evangelho de Marcos nos mostra com clareza a humanidade fraca dos discípulos de Jesus Cristo. Marcos quis nos revelar que a escolha de Deus não depende das nossas qualidades, mas das nossas deficiências.

E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. (Marcos 2:17 )

O verso acima é referente ao chamado de Levi, o publicano. Os publicanos eram mal vistos pelos judeus e eram excluídos dos cultos, por isso muitas vezes entravam numa vida de pecados, prostituição ,etc, já que não podiam ser partícipes da vida em sociedade.

Ao chamar Levi Jesus estava mostrando que para Deus não importa o estado de ruína em que o pecador se encontre, pois Cristo veio para restaurar a saúde espiritual dos doentes. O pecado é a lepra espiritual e só O Senhor Jesus pode nos curar dele.

Muitas vezes os discípulos de Jesus foram repreendidos pelo Senhor por causa da incredulidade deles:

E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.
E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?(Mc 4.39-40)


Jesus esperava que seus discípulos tivessem mais fé Nele, pois já haviam presenciado alguns milagres e por muitas vezes ouvido sua Palavra. Na passagem acima todos se desesperaram pela vida e acharam que Jesus dormia( não se importava):" Não te dá que perecemos?"
Faltava confiança da parte dos discípulos. Como Jesus é paciente!

Pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes o seu coração estava endurecido.(Mc 6.52)

Nesta passagem Jesus aparece em outra tempestade. Aqui ele não estava no barco, mas tinha ido num monte para orar. Antes disso Cristo havia realizado o milagre dos pães. Os discípulos não entenderam o milagre e nem mesmo criam no que seus olhos haviam visto.

Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola.
E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,(Mc 7.17,18)


Aqui Jesus havia contado uma parábola sobre as tradições dos Farizeus e sua hipocresia. Estes questionavam o porque os discipulos de Jesus não lavavam as mãos para comer e invalidavam as tradições dos anciãos. Jesus percebe que seus discípulos não entenderam nada do que ele havia dito e explica-lhes melhor.
Cristo falava coisas grandes mas de modo simples para que todos entendessem, mas nem assim os discípulos entendiam.

Na segunda multiplicação dos pães a fraqueza dos discípulos fica mais evidente ainda. Eles eram homens duros de coração, não entendiam bem as coisas que Jesus dizia ou fazia, "duvidavam" do poder de Deus, esqueciam-se fácil dos milagres do Senhor. Vejamos: Marcos 8

E os seus discípulos responderam-lhe: De onde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto?(V.8) -Aqui Marcos nos mostra o quanto a memória deles era curta.

E eles se esqueceram de levar pão e, no barco, não tinham consigo senão um pão.(v.14)- Marcos procura enfatizar bem o quanto os discípulos do Mestre eram desatentos e desapercebidos com as obras e ordens de Jesus.

E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.
E arrazoavam entre si, dizendo: É porque não temos pão
.(v.15-16)- Os discípulos achavam que Jesus fazia milagres por fazer, sendo que na verdade Jesus queria provar que o que ele estava dizendo estava sendo aprovado por Deus com prodígios e sinais. Jesus havia repreendido os Farizeus por sua observância mais a tradições humanas do que a Palavra de Deus. Cristo queria previní-los do fermento. Mas eles achavam que Jesus estava preocupado com o material( pães), quando o que lhe preocupava era o espiritual.

Vejamos a censura de Jesus a seus discípulos:

E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? não considerastes, nem compreendestes ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido?
Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais,
Quando parti os cinco pães entre os cinco mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes? Disseram-lhe: Doze.
E, quando parti os sete entre os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? E disseram-lhe: Sete.
E ele lhes disse: Como não entendeis ainda?(v.17-21)


Logo em seguida no capítulo nove Marcos nos apresenta um milagre interessante. O cego de Betsaida é curado por Jesus, mas sua visão ainda continua meio embaçada.(Ele via os homens como árvores andando)
Cristo quis mostrar para seus discípulos que a visão deles ainda estava confusa e que viam, mas com dificuldades as verdades que Jesus apresentava.
Depois disso Jesus tocou novamente nos olhos do cego e ele voltou a ver com clareza.
Somente depois da ressurreição do Senhor e da descida do Espirito Santo os discípulos entenderam a mensagem de Cristo com clareza.

Marcos nos mostra o quanto os apóstolos eram precipitados e que agiam por impulso.Vejamos:

E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.
Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados.(Mc 9.5-6)


Eles não sabiam nem o que estavam dizendo. Falavam sem pensar, agim por impulso e erravam muito por isso. Aqui quem falou foi Pedro, mas este era meio que o representante dos outros onze. É sempre Pedro quem toma a frente nas ações e falas. Então Pedro compartilha do pensamento do grupo. Logo, todos pensavam como Pedro.

Ao descer do monte da transfiguração Jesus se depara com uma multidão alvoroçada, por causa de um jovem possesso de demônios, o qual os discípulos que não subiram o monte , não puderam expulsar. Por fim Cristo cura aquele jovem e diz para seus discípulos: Esta casta só sai com jejum e oração. Jesus queria mostrar para seus seguidores que eles precisavam se colocar na dependência de Deus. Confiar em Deus e em sua misericórdia e não em sí mesmos.

Marcos faz questão de registrar os sentimentos de Jesus acerca de tudo isso. Ora o Senhor suspira profundamente, ora se espanta com as atitudes dos discípulos, ora os repreende abertamente.
Marcos quis mostrar o quanto o ministério do Jesus homem foi pesado, lidar com homens incrédulos, duros de coração. Vale a pena ressaltar que os discípulos escolhidos representam todo o povo da época como também toda a humanidade. Nós somos assim por causa do pecado que em nós habita.

Não poderia deixar de mencionar o caráter falho dos servos de Jesus. Marcos registra o fato de Tiago e João, os filhos de Zebedeu, terem pedido prestígio, honra e poder no reino do Messias. Vejamos:

E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.
E ele lhes disse: Que quereis que vos faça?
E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.(Mc 10.35-37)


Parece que os discípulos achavam que Jesus era um garçon um um empregado deles. Jesus pacientemente ouve o que eles têm a dizer. Eles só queriam ser Grandes.
Todos os outros discípulos ficam indignados com a atitude dos irmãos, porém eles fariam o mesmo se tivéssem oportunidade, e Jesus sabendo disso lhes diz:

Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;
E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos(v.43-44)


Será que eles não viam o exemplo de Jesus, que sendo em forma de Deus fez-se homem para nos servir, ou seja, sendo grande fez-se pequeno para ganhar os pequeninos.

Ao registrar:E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João.(v.41)

Marcos quis mostrar que havia contendas entre eles. Eles não concordavam acerca de tudo. e Haja paciência pra Jesus...Talvez esse mesmo Marcos é aquele que abandonou a obra missionário no livro de Atos, e acabou irritando Paulo e fazendo com que este se separasse de Barnabé. Marcos estava reconhecendo que era falho e nem por isso deixava de ser discipulo de Jesus Cristo e filho do Deus Vivo. Vemos que depois Marcos se resolve com Paulo e passa a ser muito útil para o ministério do Apóstolo dos gentios.

Não foi poucas as vezes que Jesus disse que quem não se fizer como uma criança jamais entrará no reino dos céus. Os doze serviam de exemplo. Eles representavam o mundo inteiro, os homens de todos os lugares. E precisavam ser pequenos e humildes diante de Deus.
É claro que Vemos uma grande transformação na vida dos discípulos. Jesus, o carpinteiro de Nazaré foi lapidando seus servos aos poucos. Mas tudo ocorre em processo, não é do dia para noite.
Poderia citar muitos outros erros que eles cometeram, como desprezar os gentios, ignorar os samaritanos, pedir fogo do céu para matar quem rejeitasse a Cristo( uso da força)...

Enfim, eu e voce somos falhos e precisamos nos colocar nas mãos de Deus, para que ele e não nós, complete a obra iniciada. Deus nos escolheu não porque éramos bons, mas exatamente pelo contrário, ele nos escolheu porque somos fracos, pecadores cheios de falhas. Só posso terminar dizendo:

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;( Filipenses 1:6 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário