sábado, 11 de junho de 2011

Quem disse Que Homem Não Chora?


Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas,(Sl 6.6)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

1-Homens que choraram pelo Luto

a- Abraão chorou pela morte de Sara(Gn 23.2)
b- Davi chorou pela morte de Saul, Jônatas, Abner e Absalão
( 2 Sm 1.17-27;3.31-34;18.33)
c- Efraim chorou pela desgraça em sua casa: a perda de seus filhos( 1 Cr 7.20-23)
d- Jacó chorou muitos dias pela "morte" de José, seu filho vendido pelos irmãos
(Gn 37.34)

2- Homens que choraram por motivos múltiplos
a- Jacó chorou quando encontrou Raquel, depois de ter passado por tantos problemas, pressoões psicológicas, depois de ter atravessado um grande deserto na solidão
(Gn 29.11)

b- Isaque chorou por sua casa, pelos conflitos que surgiriam, visto que abençoou Jacó com a benção de Esaú(Gn 27.38)

c- José chorou por sua casa, sua família, pela saudade que sentia de seus irmãos e de seu velho Pai(Gn 43.30;45.14;50.1,17)

d- Eliseu chorou pelo futuro trágico de Israel(2 Rs 8.11)

e-Jeremias Chorou pelo estado de Miséria em que Jerusalém se encontrava. Ele chorou pelos pecados de sua nação(Lm 1.16;2.11;3.48)

f-Esdras chorou no altar, orando e confessando os seus e os pecados de seu Povo
(Ed 10.1)

g-Neemias chorou ao receber as más noticias acerca de sua nação e de seu povo. Ele chorou pelo estado de destruição que se encontrava Jerusálem(Ne 1.1-4)

h-Pedro chorou amargamente por ter negado a Jesus. Ele chorou de arrependimento
(Mc 14.72)(Lc 22.62)

i- Paulo chorava com os que choravam(Rm 12.15). Ele chorava pelos inimigos da cruz de Cristo(Fp 3.18)

j-Ezequias chorou pela sua vida. Ele estava doente, mas Deus prolongou sua vida
(2 Rs 20.3-6)

k- Jesus chorou no velório de Lázaro. Sentiu compaixão de Marta e Maria. Jesus chorou porque os amava. (Jo 11.35). Jesus também chorou pela cidade de Jerusálem, por seus habitantes que sofreriam muito nas mãos de seus inimigos. Cristo chorou porque Seu povo estava cego demais para o reconhecer, não perceberam que seu Deus os visitava, por isso ele chorou, porque os amava. Jesus chorava por amor
(Lc 19.38-44)


Acredito que as referências falam por si . Não preciso comentar muita coisa.
Há um ditado em nossos dias que diz: Homem que é homem de verdade não chora!
Sabemos que homem de verdade chora. Ele chora ao ver sua família arruinada, desunida. Ele chora ao ver sua nação andando num caminho torto e errado aos olhos de Deus. Homem de verdade chora ao perder um ente querido(esposa,irmão ou filhos).
Ele chora de saudades de seus pais que não vê a tempos, Ele chora por não ser reconhecido pelos seus mais chegados. Homem de verdade chora ao fazer algo errado. Ele se arrepende e chora.
Homem que é homem chora com as misérias dos outros e procura ajudar os mais necessitados. Ele chora de amor ao encontrar sua companheira, ele chora ao vencer as lutas e os desertos da vida. Homem de verdade chora ao vencer a solidão e o abandono.

Não tenha medo de chorar por seus pecados. Deus nos convida a refletirmos em nossas vidas e nos chama a chorar um choro de arrependimento, assim como Pedro:

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.(Tg 4.8-9)


Não se envergonhe de chorar, pois sabemos que se choramos é porque temos sentimentos e estamos vivos. O choro nos faz meditar e faz com que nosso coração se aperfeiçoe:

Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. (Eclesiastes 7:3 )

Não estamos falando de uma tristeza contínua, mas como está escrito" todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Devemos extrair lições de vida de momentos ruins e difíceis.
No mundo teremos aflições, choraremos, mas a biblia também diz:

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; (Mateus 5:4 )

O próprio Deus chorou...Jesus viu a morte enlutar seus amados e chorou. Um dia Deus enxugará dos nossos olhos toda a lágrima e com ele nos céus jamais conheceremos a tristeza:

Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse. (Isaías 25:8 )

Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima. (Apocalipse 7:17 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário