terça-feira, 28 de junho de 2011

Quem é este homem?


E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus...(At 9.5a)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


Sabemos que Jesus Cristo é o Filho do Deus vivo, Porém para nós hoje fica muito mais fácil entendermos isso, graças as escrituras. Porém ao lermos os evangelhos e o novo testamento como um todo, percebemos que os discípulos e os contemporâneos de Jesus tinham algumas dificuldades para definirem a identidade do Messias.

Para alguns ele era o filho do Campinteiro José e de Maria(Mt 13.55)
Para outros ele era um Rabi( mestre ou professor) da parte de Deus-(Jo 3.2)
Para outros ainda, Jesus era o Profeta que devia vir ao mundo( Jo 7.40)

Bem, Já vimos no estudo" Quando a visão é restaurada" que o cego curado teve três "revelações acerca de Cristo. Na verdade, seus olhos foram se abrindo cada vez mais para a pessoa bendita de Jesus, até que ele o conheceu e o adorou.

Ele disse de Jesus:

1-O homem chamado Jesus me curou( viu sua perfeita humanidade)
2-Digo que ele é profeta( entendeu que Jesus era um enviado de Deus)
3-Quem é ele Senhor para que eu creia nele( no Cristo)? ( O texto mostra que ele adorou a Crisro- ele o reconhece como o filho de Deus)

Veremos aqui quem é Jesus...

E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? Mateus 8:27

1- Jesus tem poder sobre a natureza e esta reconhece sua voz e obedece sua Palavra.

E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? Lucas 7:49

2-Jesus tem poder de Perdoar pecados ( sobre a alma) e não somente o de curar doenças( sobre o corpo)

Existem muitas referências sobre a pessoa de Jesus, porém nos limitaremos as mais polêmicas ou discutidas:

A- Jesus é o primogênito de Toda criação(Cl 1.15-17)
B- Jesus é o Princípio da Criação de Deus(Ap 3.14)
C- Jesus é o Senhor(Rm 10.13)(1 Co 1.2)
D- Jesus é o alfa e o Ômega( Ap 1.8;2.8;22.12,12,20)
E- Jesus é o Primogênito dos mortos(Ap 1.5)
F- Jesus é a expressa imagem do Pai e o resplendor de Sua glória(H 1.3)
g- Jesus é um Grande Mistério(Mt 11.27)(Cl 1.27)(Ef 3.4)
H- Jesus é o próprio Deus em Pessoa Visível(Rm 9.5)(Jo 1.2)(Cl 2.9)

A palavra Primogênito na biblia nem sempre aparece como designando o primeiro ou o número um de uma série. Ismael era o primogênito de Abraão, porém é a Isaque que a Bíblia chama de Primogênito, porque era a ele( Isaque) que pertencia toda a herança de Abraão.
Primogênito pode ser interpretado como alguém que usufrui de sua posição social, seu nível de poder ou um lugar de destaque.Ora, Jesus tem poder sobre toda a criação, visto que foi Ele mesmo quem criou todas as coisas(Jo 1.1-3). Jesus é por direito e natureza herdeiro de tudo que foi criado.

A palavra ARCH remete a principado, governante. Em muitas referências bíblicas vemos o termo Arch( arcanjo)para designar alguém que lidera ou comando um grupo ou coisa. Logo fica muito claro que Jesus não foi criado, mas que ele é o Pai da eternidade( Is 9.6) e que sua "origem" são antes dos dias antigos( Mq 5).
Podemos afirmar claramente que princípio aqui deve ser traduzido como principado. Pois um menino nos nasceu e um filho se nos deu e o principado está sobre seus ombros e o seu reino jamais terá fim.(Is 9.6)

A Palavra Kyrios deve ser entendida como Senhor, chefe, dono, Soberano. No velho Testamento o Pai é chamado claramente de Senhor. E Cristo do mesmo modo é invocado pelo nome de Senhor, aquele que tem poder de Salvar os que creem em seu nome.

A expressão Alfa e ômega nos fala de príncipio e fim ou eternidade. Jesus é a letra A e a letra Z. Deus todo poderoso também era retradado assim pelos profetas antigos. Se Jesus tivesse sido criado por Deus Ele não seria o Alfa( a), mas o beta(b).

Quando a Bíblia chama Cristo de o Primogênito dos mortos entendemos que Ele foi de fato o primeiro que Ressuscitou para nunca mais morrer. Porém Ele também é aquele que tem poder sobre os vivos e os mortos, logo ele( Jesus) exerce lugar de destaque no mundo dos vivos e dos mortos e todo joelho a de se dobrar a ele, tanto nos céus, como na terra ou debaixo da terra.

Jesus é a expressa imagem do Pai. É como se Jeová se olhasse no espelho e seu reflexo fôsse seu Filho. Contudo, devemos entender esse texto em questões qualitativas, morais e não de semelhança física, visto que Deus é Espírito.
Tudo o que se atribua ao Pai se vê no Filho de forma perfeita( expressa imagem) e a mesma Glória que "vemos" no Pai há no Filho( Resplendor de sua glória)

A biblia também nos revela que Ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai. Deus é um mistério. Se sabemos alguma coisa sobre o Senhor Deus é porque ele mesmo falou de sí para nós, através dos profetas, dos salmos, do Filho e pelo Espírito Santo, que conhece até mesmo as profundezas de Deus.

Em Cristo habita corporalmente toda a divindade. Entenda isso! Somente compreendemos isso através da fé condicionada pelas escrituras. Jesus disse: Examinai as escrituras porque elas falam de mim. Nossa vida eterna depende disso: Conhecer a Cristo como ele é e ter fé em seu nome.

Saulo quando se depara com Yeshua e viu sua gloriosa luz no deserto de Damasco disse:Quem és senhor? Então Jesus disse: Sou eu, Jesus, a quem tu persegues...

Jesus está vivo, ele está vivo e tem as chaves da morte e do inferno. Tem poder para ressuscitar naquele dia todo aquele que se apegar a seu nome.

Hoje ainda fico muito admirado quando leio a biblia e pergunto:

-Quem é este Homem?
Ele me diz: Eu sou Jesus, o teu Senhor, que te amei e te lavei no meu sangue, te fiz rei e sacerdote para Deus, o Pai.E breve te trarei até mim.
Então digo: Quem sou eu, Jesus, para ir ter contigo?
Logo, o Nazareno me responde: Não temas, creia tão somente, a minha graça te basta.


Conclusão:

Não importa o que as pessoas(RELIGIÕES) dizem de Jesus. Importa o que a biblia diz sobre ele
( o que ele mesmo disse de si e o que o Pai testemunhou sobre ele, e o que o Espírito Santo nos ensina sobre Jesus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário