sábado, 25 de junho de 2011

O Mistério da Arca



E porás nele a arca do testemunho, e cobrirás a arca com o véu. (Êxodo 40:3 )
 
 Por Frankcimarks Oliveira

Amados, fico perplexo com tamanha profundidade das escrituras. Elas são riquíssimas em mistérios, em revelações e  renovam-se a cada dia  para os filhos de Deus.
Vejo o evangelho de Jesus Cristo no velho Testamento. Vejo o Pai pregando o as boas novas de seu filho nas páginas sagradas antes mesmo de Cristo encarnar e vir a este mundo como homem.
Sobre o tabernáculo:

Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança; (Hebreus 9:4 )
                           
Características da Arca: 

1-Ela era de Madeira(Ex 37.1)
2-Ela era coberta ou revestida de ouro por  dentro e por fora        (Ex 37.2)
3-Ela tinha uma coroa de ouro ao redor(Ex 37.2)
4-Ela era traspassada por varais de madeira em 4 argolas para ser carregada(Ex 37.3-5)
5-Dentro dela havia a vara de Aarão que floresceu, as tábuas dos mandamentos, o maná que desceu do céu.(Hebreus 9.4)
6-Ela estava escondida no Santo dos Santos através de um véu   (Ex 40.3)
7-Ela tinha sobre o propiciatória dois querubins ajoelhados e alados, que olhavam para baixo(Ex 25.18,20)
8-A arca representava a presença de Deus no meio de seu Povo                   (I Samuel 5-7)

Assim como a arca possuía duas naturezas  ( Madeira e ouro), Jesus também possui duas naturezas graças a sua encarnação  ( Homem e Deus). Perceba que a arca também era revestida de ouro por dentro, e não somente por fora. Isso fala-nos  da essência divina de Cristo que  foi  manifestado filho de Deus pelos sinais que fazia, e  por carregar em seu frágil corpo o Logos divino. 

Assim como a arca possuía uma coroa ao seu redor, Cristo  possui Realeza. Não são poucos os versículos na bíblia que chamam Cristo Jesus de Rei dos reis e Senhor dos Senhores.
Assim como dentro da arca havia um cajado de um Sacerdote, um maná que não apodrecia, e os dez mandamentos, Cristo  possui Nele tais representações . O cajado de Aarão fala-nos  de poder e autoridade. Aarão era a maior autoridade religiosa de sua época, assim como Moisés era a maior autoridade legislativa de seu tempo no meio de seu povo. O Cajado representa o ofício pastoral de Jesus Cristo, o grande bispo das almas. É ele quem nos conduz a Deus, seu Pai. É ele quem protege suas ovelhas do mal.
O Maná escondido no vaso dentro da arca não apodrecia. Era o mesmo maná que chovia do céu e que alimentava os Hebreus. Porém esse maná, diferentemente dos demais, não se corrompia, não azedava, mas durava para sempre. Esse maná escondido nos fala da Eternidade do Senhor Jesus Cristo. Ele sempre dizia que quem comesse desse pão passaria da morte e teria a vida eterna.

 O livro sagrado  conta-nos que Ele( Jesus) é o verbo de Deus, aquele que se chama a Palavra de Deus. Ele Possui nele mesmo as palavras do Pai, conhece a perfeita vontade de Deus e seus mandamentos. A bíblia também diz sobre seu ministério profético e de pregador. Tudo o que Ele recebeu do Pai ele nos transmitiu. Tudo isso estava escondido dentro da arca, ou seja, em Cristo. Do mesmo modo, todo o plano de Deus para os homem está em Cristo. Quem não o reconhece assim, morrerá em seus pecados.
A arca possuía dois varais de madeira, cobertos de ouro, e quatro argolas. Somente assim os levitas poderiam transportar a arca de um lugar para outro. Jesus Cristo foi  traspassado  pelo madeiro ( a Cruz) e quatro cantos de seu corpo foram feridos           ( a cabeça, as mãos ,seu lado , e os pés) Os homens carregaram-no de um lado para o outro( casa de religiosos e políticos) e por fim o crucificaram fora da cidade, como mandava a lei.
Na verdade, a arca representa um grande mistério:

O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;(Colossenses 1:26 ,27)

A arca ficava ocultada dos olhos humanos enquanto estava dentro do tabernáculo, no mais secreto lugar, o Santo dos Santos. Era um mistério oculto, mas que era revelado quando transportada pelos Levitas. Nela se manifestava a Glória de Deus.

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.( 1 Timóteo 3:16 )
 
Assim, para representar o Grande mistério que era a arca, Deus a envolveu ou a escondeu por trás de um véu, que separava o santo do Santíssimo Lugar. Jesus estava escondido por trás do véu, que é o céu e foi manifestado aos homens pelo seu próprio véu, que é a carne de seu corpo. 

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.(João 1.18)

 Na arca, mais especificamente, na tampa, foram esculpidos dois querubins, ajoelhados e de modo que suas asas cobriam toda a arca. Estes querubins alados servem para ilustrar quem é Jesus. Eles possuem asas( natureza de cima ou que provém do céu) e estão ajoelhados na tampa( terra)- que provém da terra. Ou seja, Jesus como filho de Deus provém dos céus, mas como filho do homem provém de Belém, cidade de Davi, Homem mortal.
Algumas vezes esses querubins aparecem com quatro faces distintas( rosto de homem, rosto de boi, rosto de águia e rosto de leão)

 E cada um tinha quatro rostos; o rosto do primeiro era rosto de querubim, e o rosto do segundo, rosto de homem, e do terceiro era rosto de leão, e do quarto, rosto de águia. (Ezequiel 10:14 )

A bíblia também fala sobre quatro animais nos céus com seus respectivos rostos, que podemos relacionar a esses querubins do velho testamento:
E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando .(Apocalipse 4.7)

Significado que aponta para Cristo: 

1-Rosto de Homem: Jesus , o filho do homem, servo sofredor, o carpinteiro, o rabi da galiléia.
2-Rosto de Bezerro: O sacrifício no calvário, a oferta pelos nossos pecados.
3-Rosto de Águia: Jesus exaltado de apocalipse, seus olhos vêem tudo, ele é onisciente, conhece nossas obras, sua visão é ampla.
4-Rosto de Leão: O juiz que breve virá para julgar os homens, exterminará os inimigos de seu povo, reinará abslouto nessa terra e implantará o reino de Deus entre os homens de fato.

E por fim, vemos que a arca era um símbolo de Deus no meio de seu Povo. Não era um ídolo, mas sim um tipo que prefigurava o Deus de Israel, que viria como homem e estaria de fato no meio de seu povo.
A presença de Deus se manifestava sobre a arca, do mesmo modo que o Espírito Santo ungiu a Jesus. A glória de Deus era comparada com a arca, assim como Jesus é a expressa imagem de sua pessoa( do Pai) e o resplendor de sua glória.
 Onde a arca passava pessoas eram abençoadas. Se os inimigos zombassem dela, eram destruídos, se pessoas não ordenadas tocassem-na , eram mortos.  Não se pode zombar de Cristo, pois os que tais assim procedem sentirão o peso da pedra de esquina sobre eles. Serão esmagados e destruídos, porque não creram no nome do unigênito filho de Deus.  
O inimigo do povo de Deus não tem poder sobre a arca           ( Cristo), pois acaba sempre envergonhado diante de todos. As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor, porque a arca da aliança ( Cristo) está no nosso meio, por isso somos abençoados.
Recomendo o Dvd do Pastor Yossef Akiva: “A vara de Aarão que floresceu e arca do testemunho”. Yossef ilustra a arca como o símbolo maior do reino de Deus, contudo eu entendo que a arca representa muito mais o Próprio filho de Deus, o mistério que estava escondido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário