sexta-feira, 24 de junho de 2011

Os Três Tipos De Homens


E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:27 )

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

I- O Homem Natural


1-Que não nasceu do Espírito, Mas somente da Carne:

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.(Jo 3.6)

2-Por isso não compreende as coisas de Deus:

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Coríntios 2:14 )

3-É Aquele que não cumpre a Palavra de Deus:

Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; (Tiago 1:23 )

II- O Homem Carnal

1-É Aquele que não agrada a Deus:

Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. (Romanos 8:8)

2-É aquele que cumpre a vontadade (os desejos) da carne e não os de Deus:

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
( Gálatas 5:16)

3- É chamado de filho da Ira e filho da desobediência

Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. (Ef 2.1-3)

4-É aquele que vive em práticas pecaminosas:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.(Gl 5.19-21)


5-É aquele que procura justificar a si mesmo diante de Deus, rejeitando a graça de Cristo e querendo viver pela Lei( obras) e não pela Fé:

O insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?
Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?(Gl 3.1-3)

6-Muitos se consideram espirituais, mas na verdade são carnais:

Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? (1 Coríntios 3:3,4)



III- O Homem Espiritual

1- É aquele que Nasceu de novo para uma nova vida com Deus

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.(2 Co 5.17)

2-É aquele que se alimenta das coisas espirituais para seu crescimento espiritual

Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; (1 Pedro 2:2 )

E todos comeram de uma mesma comida espiritual, E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. (1 Co 10.3-4)


3-É aquele que compreende as obras de Deus

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
(1 Co 2.14,15)


4-O que identifica um homem espiritual?:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.(Gl 5.22)

5-Jesus é o maior exemplo de Homem espiritual.Ele é diferente do primeiro homem:

Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
(1 Co 15.46-47
)


Obs: Muitos usam esse texto para defender a tese de que Jesus ao ressuscitar não possuia mais um corpo como os demais seres humanos. Não é isso que a biblia ensina. Jesus foi tocado por Tomé para mostrar que não era um fantasma. Ele comeu peixe e pão com seus discípulos. Ora, um espírito não pode fazer isso.
Um corpo espiritual é um corpo transformado, a semelhança do que houve com Jesus. Isso só ocorrerá no arrebatamento, num piscar de olhos, nós os que estamos vivos seremos transformados, logo após a ressurreição dos que dormem no Senhor.
Existe corpos naturais, mas nem toda carne é uma mesma carne. A carne dos homens é uma, a dos animais é outra, a dos astros é outra. Do mesmo modo o corpo de Adão, homem terreno era um e o nosso corpo será transformado numa nova carne, capaz de herdar o céu, visto que é uma nova carne, como a de Cristo.

Vale a pena lembrar também que a palavra carne na biblia aparece com vários significados distintos. Ora é o próprio corpo, ora é a natureza pecaminosa,ora são os alimentos, etc.
Esta carne nossa é corruptível, ou seja, apodrece na sepultura, porém o novo corpo que herdaremos é incorruptível e imortal, logo não é mais essa mesma carne, se é que pode ser chamada assim.

Neste estudo não quis abordar somente a questão do corpo carnal e espiritual, mas como um todo as tres manifestações do homem em sua vida:

1-Nascido de mulher e como qualquer outra criatura criada por Deus

2-Corrompido pelo pecado e longe de seu criador. Vivendo aborrecendo a Deus e amigo do mundo e inimigo dO Eterno.

3-Nascido de novo da água e do Espirito, regenerado e que busca ter uma vida nova com Cristo, sustentado pelo pão vivo, alimento espiritual. Que procura agradar a Deus, e é cosciente de seu estado de doente e por isso se apega a fé do filho de Deus, único capaz de curar e salvar o perdido.

Todos nós passamos por esses três estados. Infelizmente aquele que não crê no testemunho de Deus morrerá em seus pecados e jamais será um homem espiritual.
Jesus jamais foi um homem carnal( pecador). Ele nasceu de mulher ( encarnou-se), mas ainda sim era criador .Nasceu sob a lei, mas ainda sim não tinha pecado.

obs: Jesus veio em carne e osso, como um perfeito homem(chorou, sentiu fome e frio, etc)e quem nega isso é o espirito do anticristo.Porém não podemos confundir o fato de ele ter vindo em carne com ser carnal. Uma coisa é distinta da outra.
Mesmo estando num corpo, Cristo jamais pecou...isso é o que a biblia nos ensina.

Devemos entender Homem nesse estudo não como sexo masculino, mas como Humanidade
( homem e mulher)
Pois a biblia também usa a palavra homem para se referir ao próprio homem masculino, mas também a todos indistintamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário