segunda-feira, 23 de maio de 2011

Duas Ofertas e Uma Resposta


E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.(Gn 4.1-7)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


Gostaria de compartilhar com os meus amados irmãos algo que o Senhor tem posto em meu coração: a Verdadeira adoração e o culto legítimo a Deus.
A Bíblia diz:

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.(Jo 4.23)

Ora, Jesus na passagem acima estava dialogando com uma mulher samaritana. Sabemos que os judeus não se comunicavam com os Samaritanos. Por que? Por causa da adoração que os Samaritanos davam a Deus. Os judeus sentiam-se ofendidos com a forma que os mesmos cultuavam a Deus.

Encontramos muitas divergências na religiosidade judaica oficial e na cópia que os Samaritanos haviam feito dos cultos instituídos.
Os judeus adoravam no monte de Jerusálem e os Samaritanos em Gerizim, Os judeus adoravam no Templo de Salomão reformado, e os samaritanos construiram seu próprio templo a sua maneira. Os judeus tinham seus sacerdotes e levitas, os samaritanos também decidiram constituir seus próprios ministros para o serviço do Senhor.
Resumindo, Percebemos uma verdade biblica: Os homens até querem adorar a Deus, mas á sua maneira.

Os judeus adoravam a Deus em verdade, ou seja, de acordo com os preceitos do próprio Deus.Porém não O adoravam em Espírito, pois o Senhor Jesus mesmo testificou:

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; (Marcos 7:6 )

De nada adianta louvar ou elogiar o nome do Senhor, se meu coração não está aplicado a isto.

Jesus quebrou paradigmas e tradições de homens. Era necessário que ele passasse em Samaria, porque lá estava uma pecadora que se tornaria uma verdadeira adoradora.

Voce pode estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com Caim e Abel? Tudo!
Como eu e você podemos saber se estamos oferecendo uma genuína adoração ao Nosso Deus? - Observando sua Palavra!

Caim era irmão de Abel, ambos filhos de Adão e Eva. Todos sabemos que Quando seus pais cairam em pecado procuraram folhas de arvores para cobrirem sua nudez. Eles próprios procuraram uma forma de , digamos assim, se justificarem diante de Deus. Porém o Senhor não aceitou a idéia do casal e fez para eles roupas de peles de animais. Vejamos o texto:

Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.(Gn 3.7,21)


O que isso significa?- Que o homem procura meios próprios de esconder sua nudez ( pecados) diante de Deus. Ele se "esconde "de Deus e prefere inverntar meios de se cobrir. Ledo engano.

As religiões humanas tem mostrado esse mesmo comportamento de Adão nos dias atuais. Procuram artifícios para se apresentarem diante do Eterno, com roupas feitas por homens e não dadas pelo Senhor.
Adão e Eva viram o Senhor Deus imolando o animal,um cordeiro talvez, e aprenderam com o próprio Deus uma lição espiritual: Só há remissão de pecados com o derramamento de sangue.
Concerteza Adão e Eva ensinaram seus filhos a ofertarem ao Senhor Deus suas prímicias. Vemos isso no capítulo quatro de Gênesis.

Caim era lavrador da terra e ofereceu frutos. Abel era pastor de ovelhas e ofereceu ovelhas .
Caim não atentou para os ensinamentos de seus pais, pois inovou,e ofereceu frutos.
Abel obedeceu as instruções que seus pais receberam do próprio Deus e sacrificou um animal no altar do sacrificio.
Caim era carnal. Abel era espiritual.

Caim não acreditou no poder do sangue do animal imolado, enquanto Abel viu seu sacrificio pegar fogo e fazer bastante incenso( fumaça) que subia até os céus diante do Senhor e isto representava a aceitação da oferta.

Caim ficou enfurecido ao ver que sua oferta queimada não fazia fumaça e se fazia não subia ao alto, mas era desviada da presença do Senhor.

O que estou querendo dizer é que Abel, sem saber, estava olhando para o verdadeiro cordeiro de Deus, morto antes mesmo da fundação do mundo, por isso seu culto foi recebido pelo Pai das luzes.
Abel fez conforme a palavra que Deus deu a seus pais, não buscou inovação, mas a renovação e a remissão que há no sangue derramado do cordeiro.
Abel teve fé no sangue e por isso foi justificado e aceito por Deus.

O verdadeiro culto de louvor deve obedecer as normas instituidas por Deus em sua Palavra. Deus só receberá um culto feito em Verdade e a palavra de Deus é a verdade.
Vejamos o que Deus diz para Caim:

Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? (V. 7)

Isso indica que Caim sabia muito bem a forma de ofertar seus sacrificios. Pois seu irmão acertou e ele não, porque não teve o cuidado de fazer tudo conforme o ordenado por Deus.

Caim queria apresentar a Deus suas boas obras e ser aceito por meio delas. Perceba que ele entregou frutos da terra. As religiões ensinam que o homem será salvo por boas obras que fizer aqui na terra. Até dizem que é a fé que salva, mas as obras também são necessárias.

Caim até que quis agradar a Deus e não podemos julgar sua intenção. Mas ele não olhou para Jesus. Caim achou que poderia chegar até Deus sem Cristo. Mas sabemos que só chegamos diante do trono da graça se estivermos lavados com o sangue do Justo Jesus.
Nada que venhamos a fazer convencerá Deus que somos bons ou justos. Mas somente a fé no sangue de Yeshua somos justificados.

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.(Rm 3.24-26)


Caim quis inovar. ESTE É O GRANDE PERIGO DOS NOSSOS DIAS. O evangelho de Jesus é tão simples que muitos já perderam o gosto nele. Inventaram tantas coisas estranhas nas igrejas, e não sabem que Deus sempre olha pra Jesus.

Quando Deus matou um animal no édem na frente de Adão e Eva era como se ele estivesse dizendo: Olhem para este cordeiro, ele é( representa) meu filho amado, em quem se compraz minha alma.
Porque Deus sempre aponta o dedo para Cristo, pois nele nos movemos e existimos e dele ,por ele e para ele são todas as coisas.
Nossa adoração deve honrar a Cristo. Nossos cultos devem ter Cristo como o cabeça da Igreja. E infelizmente sabemos que não é tão assim nos nossos dias.

Caim matou Abel por causa da adoração. Calma...ele matou seu irmão porque a inveja o dominou, o mal o controlou e ele foi o primeiro homicida na terra. Sua adoração não foi aceita, ou seja, sua forma de religião foi reprovada.

Sabe de uma coisa, as religiões ja mataram muita gente em nome da adoração. Se elas olhassem para Cristo jamais desembanhariam a espada, pois quem usa a espada morrerá por ela.
Em nome de Deus muitas atrocidades ja foram feitas e Deus não tem nada a ver com isso. É o pecado que domina o homem, é a desobediência a Deus, são as inovações religiosas que mais nos afastam do Criador. O que Deus pediu aos homens era simples, mas o homem sempre quer acrescentar algo a palavra de Deus.

Por causa das inovações de rito Caim tornou-se inimigo de Abel. Por causa de inovações de rito os judeus tornaram-se inimigos dos Samaritanos.
Cristo veio não para fundar uma nova religião, porque ela mais separa do que une. Jesus Cristo veio a esse mundo para ensinar ao homem o que é a verdadeira adoração, aquela que é feita em Espírito e em Verdade. Com sinceridade, não só de lábios e de acordo com a santa palavra de Deus.

Voce quer que Deus receba sua adoração? Então olhe para o cordeiro Dele e tenha fé em seu sangue, jamais em suas próprias obras(frutos da terra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário