segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Mesa Está Posta


E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto? (Salmos 78:19 )


Estudo Por Frankcimarks Oliveira


Não são poucas as vezes que vemos Jesus assentado numa mesa, em comunhão com seus discipulos para lhes ensinar preciosas verdades. Foi numa mesa que ele institui sua nova alinça com os homens.Foi numa mesa que ele perdoou uma pecadora. Foi numa mesa que Cristo revelou a traição de Judas. Foi numa mesa que Jesus se alegrou com ressureição de Lázaro.

É exatamente sobre isso que quero falar para os irmãos: A Mesa que Deus preparou.

No livro de ÊXODOS Deus instruiu Moisés o modelo da mesa que deveria ser feita para ser posta na tenda com os pães. Deus é extremamente detalhista no que se refere ao modelo dos utensílios. A mesa nesse contexto nos fala de serviço diário. Ora, Jesus Cristo não veio para ser servido ,mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

Vejamos um convite de Deus para nós:

A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas.
Já abateu os seus animais e misturou o seu vinho, e já preparou a sua mesa.
Já ordenou às suas criadas, e está convidando desde as alturas da cidade, dizendo:
Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de senso diz:
Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado.(Pv 9.1-5)


Jesus, a sabedoria de Deus, nos convida a comermos o seu pão( sua carne) e bebermos seu vinho( seu sangue)antes mesmo de sua encarnação.
A mesa da salvação já está preparada, o próprio Jesus a preparou a mais de dois mil anos atrás e convida aos humildes pecadores que se assentem ao redor de si.

Vejamos mais um convite:

Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.
E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Casei, e portanto não posso ir.
E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.
E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.
Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.(Lc 14.16-24)


Jesus Cristo veio primeiramente para os filhos de Israel, mas esses não o receberam, não creram no Filho de Deus, mas a todos quanto creram Deus lhes deu o poder de serem feitos filhos de Deus.
Os judeus sentiam-se muito justos diante de Criador por causa de sua forte religiosidade e recusaram o convite do Pai celeste que já havia preparado tudo, de graça. Ao recusarem o convite de Deus, o Senhor manda chamar os rejeitados, os pecadores, os indignos e os faz comer em sua mesa. Glória a Deus por sua grande Misericórdia.
Essa parábola também se aplica a pessoas que põem as coisas da vida a frente de Deus e dão mais prioridade as coisas deste mundo do que a salvação que vem dos céus.

Poderia colocar outro Título nessa mensagem: A mesa da misericórdia ou Vinde e comei de Graça.

No deserto Deus proveu todas as necessidades de seu povo, preparando uma "mesa" farta e abundante. Não faltou pão, não faltou carne, não faltou água.
No deserto dessa vida podemos ter a certeza de que o Senhor também ja preparou um banquete para aqueles que creem em seu nome.
Jesus mesmo é aquele que no reino vindouro servirá seus súditos. Estaremos com Abraão, Isaque e Jacó sentados numa imensa mesa, que se estende do oriente e vai até o ocidente. Aleluia.

Ninguém se assentará nessa mesa por seus próprios méritos, mas o assentar-se nessa mesa se dá unica e exclusivamente pela fidelidade do Senhor em cumprir suas promessas e fazer valer sua Palavra.
Somos salvos pela graça mediante a fé em Cristo Jesus. Ele já preparou sua mesa e agora convida a todos que se arrependam e venham assentar-se em sua presença.
Lembra-se de Mefibosete?:

E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.(2 Sm 9.7)

Mefibosete era aleijado de ambos os pés e arrastava-se como um miserável pelos cantos. Davi havia feito uma aliança com Jônatas, filho de Saul, de que se algum deles morresse, o outro deveria cuidar de sua família.
Certo dia Deus traz a memória de Davi a promessa feita e o rei manda chamar a Ziba, servo de Saul, e pergunta: Restou alguém da parentela de Saul vivo? E Ziba responde: Sim, Mefibosete. Davi disse: A partir de hoje ele comerá pão em minha mesa para sempre e tudo que era dele eu restituirei!

Daví aqui nesse contexto é um tipo ou sombra de Cristo, aquele que é fiel a sua palavra. Um rei benevolente que usa de misericórdia para salvar os pecadores
( aleijados, que não conseguem andar com suas próprias pernas, mas necessita de alguém que lhe restitua a saúde espiritual)

Percebeu a Mesa de Misericórdia? Os defeitos de Mefibosete( as pernas atrofiadas)ficavam escondidas debaixo da mesa do rei Davi. É isso que a Graça de Deus faz na vida do pecador. Nossas fraquezas e defeitos são menores que a Graça de Deus. O sangue de Jesus tem poder de apagar nossas imperfeições e só por isso podemos nos assentar na mesa com Cristo, nosso amado Rei da Glória.

Lembro-me também de Davi, ainda quando não era rei e quando não tinha poder sobre sua mesa real. Ele era pastor das ovelhas de seu pai e levava as marmitas de seus irmãos que trabalhavam fora. Certo dia Deus fala com o profeta Samuel e diz que o novo rei de Israel é da família de Jessé de Belém.
Ao chegar em sua casa todos estão reunidos. É preparado uma refeição para o profeta comer juntamente com a casa de Jessé. Só faltava Davi. E eles só puderam se assentar na mesa quando Davi chegou.

Talvez por isso Davi disse:

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. (Salmos 23:5 )


Mais uma vez vemos a Graça de Deus operando. Aos olhos humanos os irmãos de Davi tinham tudo para reinarem, porém Deus ja havia escolhido Davi como o futuro Rei da nação.
Deus escolheu as coisas que não são para confundir as que são! Ele chamou os judeus para se assentarem com Cristo, mas escolheu a nós, para reinarmos com o Senhor .Ah, doce graça do Deus das eleições soberanas!
O Senhor nos elegeu antes da fundação do mundo para sermos filhos irrepreensíveis no amado. É por causa dele, de Cristo, que nos tornamos Justos diante de Deus.

Foi o próprio Deus quem preparou uma mesa de Salvação, de misericórdia para nós, meros pecadores.

Vejamos mais um exemplo do favor imerecido que Deus concede a todo aquele que crê no nome de seu Filho:

E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. (Mateus 15:27 )

Esta mulher era uma gentia, sirio-fenícia, que acreditou na misericordia de Jesus e sua fé a salvou.
Ela queria as migalhas da mesa, só uma bençãozinha, mas a sua fé era tão grande que o Senhor a deu um pão inteiro .
Deus não é mesquinho, mas é galardoador de todos os que se aproximam dele.

Outro Homem que provou da misericórdia de Deus foi Aarão. Deus preparou uma mesa perante todos aqueles que duvidavam de sua chamada ministerial para sacerdote.
Vejamos:

Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.(Nm 17.8)

Deus faz além daquilo que pedimos ou pensamos. O Senhor havia dito :o cajado do homem que eu escolher florescerá! Mas o cajado de Aarão floresceu e frutificou.
Deus preparou uma mesa para Aarão na presença de seus adversários e ele pôde comer amêndoas perante todos.
Deus é um Deus de Graça e misericórdia. É ele quem prepara a mesa para seus servos. Jamais duvide disso, ele é poderoso para fazer cumprir sua palavra.

Só posso terminar cantando um hino da harpa Cristã.

Hino 301

Cristo ja nos preparou um manjar que nos comprou e agora nos convida a cear
Com celestial maná que de graça Deus nos dá
Vem faminto tua alma saciar

Vem cear ,o mestre chama, vem cear
Mesmo hoje tu te podes saciar
poucos pães multiplicou
Água em vinho transformou
Vem faminto a Jesus , vem cear!

3 comentários:

  1. Amei o significado pq a gente fica mas sábio para explicar certas passagens bíblicas aos nossos filhos.amém

    ResponderExcluir