domingo, 1 de maio de 2011

O Rio De Deus


Depois disto me fez voltar à porta da casa, e eis que saíam águas por debaixo do umbral da casa para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas desciam de debaixo, desde o lado direito da casa, ao sul do altar.
E ele me fez sair pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora, até à porta exterior, pelo caminho que dá para o oriente e eis que corriam as águas do lado direito.
E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos.
E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.
E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.
(Ez 47.1-5)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

Gostaria de falar sobre comunhão com Deus, avivamento e restauração espiritual.
Tomaremos por base o texto do profeta Ezequiel, que estava em Babilônia, no cativeiro dos Caldeus.
O Profeta é levado em visão pelo Espirito ao Templo em Jerusálem, e lá ele tem uma das maiores experiências de sua vida: vê e entra no rio de DEUS.
Sabemos que as palavras de Ezequiel eram quase sempre de repreensão, de juízo, mas vemos agora Deus usando o profeta para pregar restauração à nação de Israel.

Este rio tem sua origem no Templo de Deus e sai para curar as demais nações inférteis e secas. Devemos entender esta línguagem de modo espiritual. Sabemos que este rio pode representar muito bem o Espirito Santo:

Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.(Jo 7.38-39)

Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, (TiTO 3.5)

E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. (1 Co 6.11)


Como também pode representar a palavra de Deus, que por muitas vezes é comparada com águas purificadoras:

Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.(Jo 15.3)

O que chama minha atenção é o fato de Ezequiel estar sempre atento a voz do Homem que fala com ele, e sua prontidão em obedecer sua voz.
Vemos que a cada nova medida feita as águas sobem. Primeiro elas dão nos tornozelos, depois nos joelhos, depois na cintura e por fim cobre a cabeça e submerge o profeta de Deus.

Nossa caminhada com Deus é assim, gradual e progressiva. Sempre há algo novo de Deus para nós e nossa comunhão com o Pai vai ficando cada vez mais profunda(se obedecermos sua voz)

1-Águas nos artelhos:


Isto significa que a pessoa está relacionando-se com Deus, porém sua visão das coisas de Deus são muito rasas ainda. Não quer dizer que seja despresível, pois foi o próprio Deus quem mediu as águas. Não podemos começar pelo fim, mas sempre pelo começo, na vida cristã isso também se aplica.
Quando nos convertemos amamos o Senhor e sua casa intensamente, queremos falar sobre Deus e compartilhar com todos nossas novas experiências com o Pai.
Queremos que todos também participem dos cultos, dos louvores, do estudo bíblico, enfim...estamos verdadeiramente apaixonados por Cristo.
Entretanto, mesmo que estejamos nas águas, só estamos nas margens do rio. Nossos pés ainda têm bastante mobilidade para andar em qualquer direção. Muitas vezes nós é quem escolhemos para onde ir ou que fazer.
Isto implica em liberdade, uma liberdade que Deus me deu e Ele respeita minha condição de criança espiritual, mas não será sempre assim.

2-Água nos joelhos:


Quando as águas começam a subir, começo também a ficar mais envolvido com Deus e com sua presença.
Águas nos joelhos me falam de uma vida de oração mais intensa, quebrantamento, confissão de pecados, necessidade de conversar com o pai, entregar-se em orações sinceras diante do Espirito Santo.
Paulo orava de joelhos em reverência a Deus em favor dos santos e dos pecadores:

Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, (Efésios 3:14 )

E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles. (Atos 20:36 )


Estar de joelhos significa humilhar-se diante de Deus, rogar seu favor ou seja, depender ainda mais do Eterno:

E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.( Marcos 1:40 )

Estar de Joelhos também significa adoração. Esta adoração pode ser a Deus ou a ídolos. Devemos nos prostrar somente diante do Pai de Jesus Cristo:

O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou. (Salmos 95:6 )

Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. (Romanos 11:4)

O Versiculo acima nos fala de fidelidade ao Senhor. Quando entramos neste rio será inevitável o ato da adoração, do ajoelhar-se diante de Cristo.

3-Água na cintura:


Logo em seguida vemos que a água subia até os lombos ou até a cintura.
Nenhum estágio pode ser quebrado ou antecipado, pois a vida com Deus é como uma escada, e passo por passo deve ser dado, um por vez, galgando os degráus, com cuidado, temor, reverência...

Quando entramos em um rio e as águas dão na cintura já não podemos nos mover com tanta facilidade, nosso corpo está envolvido nas águas e a densidade nos impede de agirmos bruscamente ou de toda maneira.
Quanto mais nos envolvemos com o Senhor Deus, mais ele nos controlará. Mais debaixo da vontade dele estaremos e nosso andar estará mais dificultado, não poderemos ir aonde quisermos, pois a quem muito foi dado muito será cobrado:

Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá. (Lucas 12:48 )

Isso aqui não deve ser visto como sendo algo ruim, pelo contrário, a própria pessoa que está neste nível de comunhão sentirá a necessidade de depender mais de Deus para tudo. Caso aja de forma errada sentirá na sua alma a angústia de não ter esperado por Deus.
As águas nos levam para o altar de Deus, para corrigimo-nos e ofertarmo-nos a ELE como sacrificio vivo.
Todos precisamos dessas águas, pois elas nos limpam e nos restauram. E só poderemos andar com Cristo se tivermos sidos lavados por ele:

Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.(Jo 13.5)

4-E por fim ÁGUAS QUE SUBMERGEM


A Vida que Deus quer para seus filhos é essa, uma vida abundante:

eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.(Jo 10.10b)

Precisamos perder o medo de entrar nesse rio, pois só viveremos o melhor de Deus quando nos entregarmos completamente a Ele.
As vezes achamos que estamos submersos no rio Do Espirito Santo, mas ao olharmos para nossas vidas percebemos que estamos distantes da cruz. Sim, por que o verdadeiro rio manou da cruz:

Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.(Jo 19.34)

De Cristo jorrou um rio de sangue e de água, pois sua vida nos deu vida, suas águas nos restaura e nos lava de toda injustiça. Só frutificamos porque Cristo nos rega com seu rio de vida.
Precisamos entender algumas coisas:

1- Deus não faz nada sem propósitos( Ele deseja nos lavar, restaurar e avivar)
2-Ele quer que sejamos propagadores desse rio
3-Ele quer que levemos dessas águas para todos os povos
4-Somos o templo de Deus e é de dentro do templo que as águas fluem
5-Precisamos avançar na comunhão com Deus e não regredir
6-Não podemos ter medo do que não vemos, pois as águas me falam disso, preciso caminhar por fé, passo a passo adentrando no rio de Deus
7-Precisamos nos render a Deus e a sua vontade, pois o rio nos leva a lugares que jamais imaginamos
8-Precisamos vivenciar cada estágio da comunhão com Deus, entrar em seu processo lento e gradual de santificação
9-Precisamos entender que a vida com Deus é dinâmica e não estática. Há sempre algo novo de Deus para nós
10-Não precisamos buscar outras águas mais fundas, pois o próprio Deus a seu tempo medirá uma nova medida de profundidade em comunhão para nós
11-Precisamos permanecer dentro desse rio, para sermos sarados, purificados constantemente. SÓ poderemos sair quando Deus nos disser: Vai a margem e vê o verdadeiro avivamento:

E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio.
E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado.(Ez 47.6-7)


Vida surgiu em lugares antigamente mortos, assolados e deserticos.É o que o Espirito Santo fará na vida daqueles que creem em Cristo Jesus, tornará o deserto em um jardim fechado, um jardim particular ao nosso Deus, um jardim que dê muitos frutos, e muitos frutos dignos de arrependimento.

Para isso Deus nos leva a seus rios...para nos lavar, restaurar e avivar nossas vidas deserticas. Para que demos frutos a ele. Amem!

Um comentário: