segunda-feira, 1 de março de 2010

Jesus,o Cristo (Ungido)




Então Simão Pedro, respondendo,disse:Tu és o Cristo,O Filho do Deus Vivo(Mt 18.16)

Estudo por Frankcimarks Oliveira


1- A palavra Cristo é mais um atributo de Jesus,porém tornou-se parte de seu nome,isso não aconteceu com outro adjetivo atribuído a Ele (Mt 1.1,16)

2-As pessoas esperavam a manifestação do Cristo (Jo 4.25)

3-Somos os discípulos de Jesus Cristo (Mc 9.41)

4-Somos propriedade de Cristo (1 Cor 3.23)

5-Através da fé Cristo habita em nossos corações (Ef 3.17)

6-Cristo é o nosso Senhor (Fp 3.8)

7-A pergunta do sumo sacerdote e a resposta de Jesus:Tu és o cristo,o filho do Deus bendito?-Sim,eu o sou...
(Mc 14.60-62)

8-Jesus disse ser o Cristo para a mulher samaritana 
(Jo 4.26)

9-Os samaritanos (representando os homens terrenos) reconheceram que Jesus era o Cristo(Jo 4.42)

10-Os anjos celestes reconheceram Jesus como o Cristo
(Lc 2.11)

11-Os demônios reconheceram que Jesus é o Cristo
(Lc 4.41)

12-Mais uma afirmativa de Pedro:E nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo,o Filho de Deus(Jo 6.69)

13-O Cristo é maior que o rei Davi(autoridades terrenas)(Mt 22.41-46)

14-Cristo é perfeito e imutável(Hb 13.8)

15-Convinha que o Cristo padecesse(Lc 24.46)

16-A morte de Jesus Cristo é a prova do amor de Deus para com o mundo(Rm 5.8)

17-Cristo operou em nós uma obra de libertação,nos tirando de debaixo da lei de maldição(Gl 3.13)

18-Cristo era a mensagem da igreja primitiva(At 8.5)

19-Cristo sempre fora a principal mensagem de Paulo
(1 Cor 1.23,24)(At 9.20,22)

Minha intenção com este estudo não é provar que Jesus é o Cristo.Este estudo se dirige de maneira espiritual para quem possui espiritualidade,para quem já crê que Jesus é o Cristo,filho do Deus Bendito.

No estudo Jesus,o Messias,mostro nas escrituras que Jesus é o Cristo,pois a palavra Messias é o mesmo que Cristo.Lá voce verá que Jesus cumpriu as profecias do V.T,coisa humanamente impossivel,pois ninguém pode forjar por tanto tempo a história ou o lugar onde mora,juntamente com as pessoas que ali habitam por tanto tempo.Jesus cumpriu inúmeras profecias antigas,por isso carrega o titulo de Messias.

A palavra Cristo significa ungido.Vemos que era comum reis,sacerdotes e profetas serem ungidos com azeite na antiga aliança em Israel. Jesus fora ungido,não por homens,mas pelo próprio Deus:

Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espirito Santo e com virtude,o qual andou fazendo bem ,e curando a todos os oprimidos do diabo,porque Deus era com Ele(At 10.38)

Jesus mesmo diz:

O Espirito do Senhor é sobre mim,porque o Senhor me ungiu para evangelizar os pobres,enviou-me a curar os quebrantados de coração,a pregar liberdade aos cativos,e restauração da vista aos cegos ,a por em liberdade os oprimidos,a anunciar o ano aceitável do Senhor(Lc 4.18-19)

Logo depois de pronunciar essas palavras,Jesus olha para todos e diz:Hoje se cumpriu essa escritura em vossos ouvidos.

Davi fora ungido por Samuel,segundo a palavra de Deus,ainda quando Jovem,para reinar sobre aquele povo. Em determinado momento Jesus pergunta aos farizeus:Q ue pensais vós do Cristo?De quem é filho?Então lhe responderam: de Davi.

Jesus diz:Então como que Davi em espirito o chama de Senhor? Se Davi lhe chama de Senhor,como é seu filho. Jesus sabia muito bem a autoridade que carregava sobre os ombros. Davi fora importante,como líder de Israel fez grandes progressos,mas ali estava aquele que é maior que Davi e todas as autoridades da terra juntas,Jesus,o Cristo.

Esse título ¨Cristo¨é tão importante que se tornou parte integral do nome de Jesus.O Nazareno,filho do carpinteiro José,passou a ser chamado Jesus Cristo,e nós,os seus discipulos,somos chamados de cristãos. Nenhum outro nome dado a Jesus tomou tamanha grandeza quanto o nome Cristo. 

O nome Servo ou Emanuel,entre tantos outros,não tornou-se tão popular quanto Cristo.Esse nome designa a missão do Salvador:Evangelizar,libertar,curar,salvar...por isso diz:O Espirito do Senhor está sobre mim ou o Senhor me ungiu.

Jesus não se tornou o Cristo aos 30 anos como algumas seitas pregam por aí,pelo contrário,ele sempre fora esse e desde o ventre ou no nascimento teve esse reconhecimento. Um anjo do Senhor disse ao nascer em Belém o menino Jesus:

Pois na cidade de Davi,nasceu hoje o salvador,que é Cristo,o Senhor(Lc 2.11)

Perceba a conjugação do verbo e a localização no tempo: nasceu hoje aquele que É O Cristo,o Senhor.

Da mesma forma que Ele ja nascera salvador,nascera Cristo,nascera Senhor.Jesus não veio a se tornar,ele sempre fora,e um anjo enviado por Deus nos revelou esta verdade.

Os Tjs dizem que apenas no momento do batismo de Jesus ele fora ungido com o Espirito Santo,porém isso se resume em contradição bíblica e falta de conhecimento da mesma.

Acho interessante a bíblia chamar Jesus ora de Jesus Cristo, ora de Cristo Jesus. Por quê será? Muito fácil, quando a biblia o chama de Jesus Cristo,está dizendo que Jesus de Nazaré fora exaltado por Deus,aquele que fora assunto ao céu.Quando o chama de Cristo Jesus,nos fala daquele que descera do céu,do Verbo vivo,que se encarnou.Perceba:

Saiba,pois,com certeza toda a casa de Israel,que a esse Jesus,a quem vós crucificaste,Deus o fez Senhor e Cristo
(At 2.36)

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,que sendo em forma de Deus,não teve por usurpação ser como Deus,antes esvaziou-se de si mesmo,tomando a forma de servo,fazendo-se semelhante aos homens (Fp 2.5-7)

Veja este paralelo:Jesus que fora crucificado e ressussitado,fora também exaltado por Deus,ou seja,Deus estava devolvendo ao Cristo que se fez carne aquilo que lhe pertencia na eternidade,antes de se rebaixar a forma de homem. Pedro,orando diz:

Os príncipes da terra se ajuntaram à uma contra o Senhor e contra o seu ungido,porque verdadeiramente contra o teu santo filho Jesus,que tu ungiste,se levantaram,não só Herodes,mas Pôncio Pilatos,com os gentios e os povos de Israel(At 4.26-27)

Aqui Pedro chama Jesus de ungido diversas vezes,e mostra que as autoridades se levantaram contra Cristo,a maior autoridade no universo.

Interessante é vermos as pessoas reconhecerem quem é Jesus.Certa feita o Senhor pergunta para seus discipulos:Quem os filhos dos homens dizem ser o filho do Homem?Então Pedro disse:Tu és o Cristo,o filho do Deus vivo.Jesus lhe diz:Bem aventurado és tu Simao,pois nem a carne,nem o sangue te revelaram isto,mas meu Pai,que está nos céus. O homem só reconhece quem de fato é Jesus se lhe for revelado por Deus.

Mas quero abrir um parêntese aqui. Jesus não queria que o chamassem de Cristo ou messias abertamente,pois sabia que isso conotaria em rebelião política contra os chefes e a liderança romana. Todo possivel messias era morto,e Jesus tinha uma obra a realizar.Sempre soube que seu reino não é deste mundo. Israel esperava e espera até hoje um chefe político,que liberte-os de seus inimigos e lhes dê a terra. Jesus fez isso,mas primeiramente no reino espiritual,ele veio nos libertar do pecado e do maligno.

Com isso não estou dizendo que Jesus negava o seu messiado,pelo contrário.Ele mesmo diversas vezes confirmou isso.Uma vez a mulher samaritana,veja que ele escolheu Samaria para fazer isso,exatamente para não inscitar uma revolta política.Outra vez,já quando perto da morte,diante do sumo sacerdote,Jesus diz quando interrogado se era o Cristo: Sim eu o sou.

Até mesmo os demônios sabiam disso e isso prova que Jesus sempre fora o Cristo Divino:

E também de muitos saíam demônios,clamando e dizendo:Tu és o Cristo,o filho de Deus.E ele os repreendendo,não os deixava falar,pois sabiam que ele era o Cristo (Lc 4.41)

Veja que Jesus não deixava os demônios falarem,já para evitar expeculações.Pois primeiro convinha que o Cristo padecesse,morresse por nossos pecados,para nos tirar de debaixo da maldição,se fazendo assim maldição por nós.

Jesus deve,querido leitor,ser a nossa mensagem nas ruas,nos templos,e em qualquer outro lugar.A igreja primitiva pregava a mensagem de Jesus Cristo,o Filho de Deus. Paulo diz:

Mas nós pregamos a Cristo crucificado,que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos,mas para os que são chamados,tanto gregos como judeus,lhes pregamos a Cristo,poder de Deus e sabedoria de Deus(1 Cor 1.23,24)

Veja Filipe:

E descendo Filipe à cidade de Samaria pregava a Cristo
(At 8.5)

Veja o próprio Paulo:

E logo nas sinagogas pregava a Cristo,que este é o filho de Deus(At 9.20)

Saulo,porém se esforçava muito mais,e confundia os judeus que habitavam em Damasco,provando que aquele era o Cristo(At 9.22)

Quero concluir dizendo que Jesus é reconhecido como o Cristo pelos homens,pelos anjos,pelos demônios,pelas autoridades,pelos profetas,enfim,todo aquele que ouvir a mensagem do evangelho crerá que Jesus é o Cristo,basta ter a revelação do Pai Celeste. Que Jesus TE abençõe.

Um comentário:

  1. amém meu irmão que o ungido de Deus o Salvador Eterno possa te abençoar grandemente, gostei muito do seu estudo. grande abraço Pr. Marcos Paulo 31 - 975587654

    ResponderExcluir