segunda-feira, 22 de março de 2010

Enchendo os vasos do Espírito Santo





E não vos embriagueis com vinho, em que Há contenda, mas enchei-vos do Espirito Santo (Ef 5.18)

Estudo por Frankcimarks oliveira

A-Enchendo o vaso:2 REIS 4


1 E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
2 E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
3 Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
4 Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
5 Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
6 E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
7 Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

B-Nós somos os vasos e Deus o oleiro: Jeremias 18

1 A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3 E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
4 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
5 Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Isaías 64

8 Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos.


O apóstolo Paulo diz que Há vários tipos de vasos na casa de Deus,até mesmo vasos de honra e vasos de desonra.Nós somos os vasos e Deus é o nosso oleiro.Se for preciso nos quebrar para nos fazer de novo,ele fará,para que cresçamos e atinjamos a estatura de Cristo.

No velho testamento vemos o vaso ser usado para carregar água,vinho,e também azeite,como é o caso da viúva que pediu ajuda a Elizeu.Ela só tinha um restinho de azeite num vaso,mas que foi o suficiente para um grande milagre.

Deus quer encher Seus vasos de azeite na Sua igreja,pois somente uma igreja cheia do Espirito poderá marchar triunfante nessa terra. 
Somos vasos,mas vasos de barro,pois toda a excelência está no interior destes,que é o azeite.

O azeite era um artigo valiozo nos tempos antigos,servia até como moeda de troca,servia para cozinha,medicina e outras coisas.O que quero dizer que o valor não está no vaso,este pode ser até de um bom material,mas seu valor está no azeite.Por isso a biblia diz que somos vasos de barro,para que saibamos que o nosso valor está naquele que habita em nós:O Espirito Santo.


2 Coríntios 4.7:

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.


O azeite era usado pelos profetas para ungir reis,sacerdotes,enfim, pessoas que Deus estava separando para uma obra específica. O profeta Samuel ungiu Saul como rei,por escolha do povo e por ordem divina,e também ungiu Davi como rei,por escolha divina:1 Samuel 16


12 Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
13 Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.


Deus é quem escolhe aquele que ele quer ungir,sem olhar para a aparência.Ele derrama seu azeite que simboliza seu Espirito Santo e já não é mais na nossa força,mas na força do Senhor que realizaremos o chamado do Senhor em nossas vidas.A partir daquele momento Davi nunca mais foi o mesmo,e olhe que foi apenas um chifre de azeite,a primeira das três unções que Davi receberia do Espirito. Jesus foi ungido com o Espirito,isso demonstra claramente que o azeite é tipo do Espirito: Atos 10.38


Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.


Deus quer encher sua vida do Espirito Santo,você como vaso deve ter algo dentro de si,mas não pouco,não meio cheio,e sim completamente cheio. Em tudo Deus tem seus propósitos,pois ele não irá encher sua vida a toa. Paulo foi escolhido por Deus para uma grande obra: Atos 9.15


Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

Depois você verá que Ananias orou sobre Paulo e ele foi cheio do Espirito Santo,porém com proposito de levar sua palavra aos gentios.


Você também é um vaso escolhido por Deus para levar a semente do evangelho de Jesus Cristo.Ele quer que você esteja sempre pronto para ser um instrumento em suas mãos:

2 Timoteo 2.21


De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.


Não perca tempo,diga agora a Deus que você está disposto a pagar o preço para ser cheio de Seu Espirito Santo,e assim poderás levar a palavra do Senhor aonde estiveres,pois essa é a vontade de Deus.

Eu creio que Deus quer levantar homens e mulheres cheios do Espirito e assim como aquela mulher viuva pôde pagar suas dividas com tanto azeite,pôde dividir e viver do resto,Deus quer que o seu azeite seja abundante para nós e para quem estiver em nossa volta.Moisés impôs as mãos sobre Josué e ele foi cheio do Espirito para liderar o povo de DEUS no deserto:


Deuteronomio 34.9

E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés.


Assim também Paulo impôs suas mãos sobre os efésios e eles foram cheios do Espirito Santo.Porque Deus quer que sua igreja seja cheia de sua graça e de seu azeite:

Atos 19.6-7


E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
E estes eram, ao todo, uns doze homens.

Que Jesus te abençoe,e em breve mais estudos sobre este tema...

Nenhum comentário:

Postar um comentário