quinta-feira, 25 de março de 2010

Virtudes do Espirito Santo



Estudo por Frankcimarks Oliveira

1-Poder:

Mas eu estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, e de juízo e de força, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.(Mq 3.8)

Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;(Ef 3.16)

2-Sabedoria:

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.(Jo 14.26)

E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.
E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.(1 Jo 2.20,27)


E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão. 
E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.(At 6.9,10)


Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem.(Lc 21.15)

E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer.
Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.(Lc 12.11,12)

E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés.(Dt 34.9)

3-Convencimento ou persuasão:

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.(Jo 16.7-8)

4-Conhecimento e revelação:

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.(1 Cor 2.10-12)

O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;(Ef 3.5)

5-Conselho e instrução:

E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.(At 13.2,4)

Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.(At 15.28,29)

Queridos leitores do blog Jesus é O Rei , estamos estudando com mais ênfase a pessoa do Espirito Santo,pois este é aquele que nos momentos difíceis vem ao nosso encontro para nos mostrar que para Deus nada é impossível.

Hoje veremos algumas virtudes do Consolador enviado pelo Pai.E assim poderemos com fé nos chegarmos com mais ousadia em Sua presença. A palavra virtude nos fala de honra,disposição firme e constante para bem agir,procedimento exemplar. Virtude também pode ser entendido como poder,capacidade,tanto externa como moral.

O Espirito Santo estava sobre Jesus,como nos diz a profecia de Isaías 11.2:E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

Vemos ai algumas das virtudes do Espirito Santo, podemos até fazer um paralelo com apocalipse 3.1: 

E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.

 Aqui Jesus está falando a um dos pastores das sete igrejas do apocalipse, Ele diz que possui os sete espíritos de Deus.Jesus é exatamente o rebento de Jessé,sobre quem repousaria o Espirito do Senhor,perceba que em Isaias se fala de sete caracteristicas do mesmo espirito,O Espirito Santo. Em apocalipse Jesus é aquele que continua com as mesmas virtudes do Espirito: Sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, conhecimento, temor,mais uma característica é ele ser o Espirito do Senhor (Sete ao todo) É este Espirito que em nós opera,nos tornando parecidos com Cristo.

Jesus disse que quando fôssemos interrogados nas sinagogas(lugares) não precisaríamos nos preocupar com oque devíamos falar,pois na mesma hora o ESPIRITO Santo nos concederia o que falar. Este é o Espirito de Sabedoria,assim como Estevão ficou inquestionável diante de doutores da lei,nós também,pois possuímos o mesmo Espirito.

Vemos o Espirito Santo dando conselhos,instruções aos apóstolos,dando ordens,enfim,o Espirito de Conselho é um atributo do Consolador que nos ensina aquilo que é útil,ele nos instrui o caminho a percorrer. O Espirito do Senhor tem o poder de penetrar até nas profundezas de Deus,pois conhece Seu coração e nos revela,para que possamos também conhecer a Deus e o que este tem nos dado.

Outra virtude do Espirito é convencer o homens dos seus pecados,para levá-los até a justiça do calvário para que o pecador entenda que sem a cruz de Cristo o juízo de Deus se manisferá sobre eles ,porém se este pecador reconhecer,aceitar e mudar sua postura diante de Deus,será justificado pelo precioso sangue.Só quem pode convencer o homem de tudo isto e fazê-lo crer que tudo isto é verdade é o Espirito Santo. 

É o Espirito da verdade que nos faz guardar as palavras de Jesus,Ele é por excelência o maior pregador da palavra de Deus na atualidade. Sem ELE jamais entenderíamos a verdade de Cristo.João diz que a unção do Santo está sobre nós. Mas o que é unção? Unção é a capacidade sobrenatural que Deus nos dá para entender seus mistérios para realizar sua obra aqui na terra.Sem Sua unção não seríamos nada.Ninguém pode enganar um crente ungido,pois este a tudo discerne e de ninguém é discernido.Nós sabemos muito bem quando algo procede de Deus ou não,pois o Espirito que a tudo conhece habita em nosso ser.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.(Jo 14.26)

Graças a Deus pelo seu Santo Espirito,nosso professor Celestial. Por ultimo gostaria de falar de Seu poder.O espirito Santo nos concede seu poder para anunciarmos com ousadia a sua palavra.Concede-nos seu Poder para confirmar em nós suas ricas promessas através do Espirito que em nós habita.  Que Jesus te abençoe mais e mais. Em breve mais estudos sobre o Espirito Santo.

2 comentários:

  1. Esta palavra edificou a minha vida nesta manhã.
    Saber ou relembrar das virtudes do Espírito Santo faz-nos refletir se estou ou não buscando como se deve ao meu Senhor.
    "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai enquanto está perto."
    Tenho sentido muito de perto que Jesus está voltando e seus sinais são notórios.
    Uma das evidências claras de que os tempos são do fim é o amor está se esfriando.
    Deus continue abençoando a vida destes que se dispõe a usar a tecnologia para propagação da palavra Dele.

    ResponderExcluir
  2. que as benção de DEUS continui sobre a tua vida

    ResponderExcluir