sábado, 10 de abril de 2010

Os nomes de Deus



E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.(Ex 3.15)

Estudo por Frankcimarks Oliveira

Quando falamos acerca do Nome de Deus,logo nos vem a cabeça:Qual será de fato o Seu Nome? Ora,Deus tem um nome próprio ? Quero aqui sugerir que o nome de Deus ou os nomes de Deus tem por objetivo nos revelar sua Pessoa,seu caráter,personalidade e poder.

Fico vendo pessoas despreparadas emocionalmente e espiritualmente nos púlpitos ensinando que Este é o nome de Deus, outros dizem: Não, este não é o nome de Deus, e por fim ninguém é edificado,mas sim,ficamos embaraçados e confundidos. Moisés fora chamado para libertar o povo de Deus do Egito,porém disse ao Senhor:

Ex 3.13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

Perceba que esta indagação não é nova. O nome aqui revela a pessoa. Só conhecemos alguém através do nome,pois este lhe serve de agente identificador. Moisés estava preocupado,por isso quis dizer:Como vão acreditar em mim de uma hora para outra,Eu,um estrangeiro? Então Deus lhe mostra que não importa qual é o seu nome,e sim sua pessoa.Diga que o Eu sou o que sou me enviou a vós! Ou seja,isso basta. Mais na frente Deus se identifica como o Deus de Abraão,Deus de Isaque e Deus de Jacó.

Deus ao longo da história vai se revelando a humanidade,pois sendo um Deus infinito não seria compreendido pelo homem se se revelasse de uma só vez.E é exatamente aí que seus muitos nomes vão surgindo.A cada momento vivido por seu povo Deus se revelava por um novo nome. Quero vos lembrar que há um mandamento que diz:

Ex 20.7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Dá-se a entender um nome específico.Um nome próprio que deveria ter-se a ele muito zelo.É claro que nos tempos de Moisés se pronunciava muito este nome,pois era o nome de seu Deus. 

A pronuncia deste nome foi-se perdendo ao longo dos tempos. Os Teólogos dizem ser o tetragrama YHWH.  Este é conhecido como YahWeh ou Javé que significa Aquele que é e continua sendo ou Ele é o que é ou Ele é agora e sempre. Alguns vão além e dizem que YahWeh significa uma palavra que remete ação,movimento,algo que continua e está sempre em ação,se movendo e trabalhando,realizando eventos,porém é também imutável.

Lá no livro de Gênesis Deus é chamado de o Deus de Israel e a partir daí outros nomes serão delegados a Deus segundo os seus feitos.Por exemplo,quando Abraão iria sacrificar seu filho Isaque,e milagrosamente um cordeiro apareceu para ser morto no lugar de Isaque,o patriarca Abraão chamou Deus de Provedor ou Deus é providencia.E até hoje se diz que no monte do Senhor se proverá.

É interessante ressaltar que os escribas dos textos biblicos tinham muito zelo com o mandamento que proibia tomar o nome do Senhor em vão,por isso,para evitar que tal ocorresse,eles evitavam escrever o nome de Deus propriamente dito nas escrituras,daí acrescentaram a palavra ADONAY, que quer dizer Senhor e só pode ser usado para termos religiosos, à palavra YHWH,Então ficou a soma assim: YOHWAH OU JEOVÁ.

A palavra Jeová significa O SENHOR É.A partir daí muitos nomes são adicionados,revelando portanto o caráter e o poder atuante do Deus todo poderoso. Vejamos agora alguns nomes dados a Deus que nos revelam sua pessoa a nós:


1-El´Elohe'el yisrabel =Deus de Israel(Gn 33.20)
2-Elohim = Deus(Gn 1.1)
3-Eloah = Deus(Pv 30.5)
4-El Shaddai = Deus Todo Poderoso(Gn 17.1)
5-El'Eliom = Deus Altíssimo(Gn 14.22)
6-El'Olam(Gn 21.33)(Sl 90.2)
7-Elohim Yish'Enu = Deus salvador( 1 Cr 16.35)(Sl 65.5)
8-YahWeh = Deus (Mq 4.5)(Ex 3.14)
9-YahWeh Tseva'oth =Senhor dos Exercitos(Is 6.3)
10-Yahwer Yereh = Deus provedor(Gn 22.14)
11-Yahweh Shammah = Deus que está presente(Ez 48.35)
12-Yahweh 'osenu = Deus criador(Sl 95.6)
13-Yahweh roph'ekka = Deus sarador(Ex 15.26)
14-Yahweh'nissi =Deus é minha bandeira(Ex 17.15)
15-Yahweh'Shalom = Deus é Paz(Jz 6.23)
16-Yahweh'ro'i = Deus é meu pastor(Sl 23.1)
17-Yahweh'Tsidkenu =Deus é minha justiça(Jr 23.6)


Como disse se trocarmos YHWH por Yohwah teremos ao invés de Deus é ,o Senhor é. Mas o sentido é o mesmo. A palavra Elohim aparece cerca de 3000 vezes no antigo testamento,e a maior parte se refere ao Deus de Israel. Esta mesma palavra era usada para os deuses das nações.

É como hoje a palavra DEUS é usada para vários deuses diferentes.Mas só há um Deus verdadeiro e vivo,que é o Deus de Israel.(ALÁ também é chamado de DEUS,mas não é)

A PALAVRA Yahweh aparece quase 7000 vezes e é exclusiva.Como ja disse ela nos fala de ação,movimento.Abro um parêntese para joão 1.1:


No principio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.


Verbo indica ação e estado na gramática,ou seja, o Verbo Jesus é aquele que é e permanece sendo.Ele mesmo disse isso no apocalipse:Aquele que era,que é e há de vir,o todo poderoso.Jesus age,trabalha por seu povo e nunca,jamais mudará,seus atributos sãos os mesmos,ele é o mesmo ontem hoje e eternamente. ELE é o que é.

Deus tem se revelado a nós na sarça da vida,e não importa o que estejamos passando,o que importa é que ele é poderoso para fazer o milagre,para operar em nosso meio com grande mão forte. Jesus disse:Em meu nome eu vos envio para curarem os enfermos,expulsarem os demônios e fazerem discípulos de todas as nações.O mesmo Deus que enviara Moisés também nos enviou para realizar sinais e maravilhas,porque ele não mudou,é o mesmo.

O nome Jesus significa salvação,pois Deus é salvação. O Deus de Abraão,Isaque e Jacó é o Deus que se revela progressivamente aos homens,para que eles saibam que na hora da doença, Ele é a cura,na hora da falta,Ele é a providencia,nas horas de caos,Ele é a paz,enfim,Deus é Deus .

Certa feita assistindo a um progama de tv,vi um "pai de santo" dizendo que o nome Ogum,Orixá, também é o nome de Deus. Que mentiroso ele é! Não devemos confundir as coisas.Deus é Deus! O senhor nos deixou um nome para ser invocado e esse nome é o nome de Jesus: Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.E tudo que pedirdes em meu nome(Jesus) crendo,receberás. Portanto não se deixe enganar,Deus tem seu nome,assim como seu filho Jesus. Vejamos alguns nomes ou características do verdadeiro Deus no novo testamento:


1-Pai(Mt6.9)=Pater ou Abba
2-Deus de Abraão,Isaque e Jacó(Mc 12.26)
3-Senhor(Mc 5.19)
4-Senhor do céu e da terra(Mt 11.25)
5-Senhor da seara(Mt 9.38)
6-Único Deus(Jo 5.44)
7-Altíssimo(Lc 6.35)
8-Grande Rei (Mt 5.35)


Quero terminar com um verso que diz:

Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.(Is 42.8)

O nome dele é Senhor para ser respeitado no céu e na terra.Amem! Que Jesus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário