terça-feira, 27 de abril de 2010

Os planos dos homens




O Senhor conhece os pensamentos do homem,que são vaidade (Sl 94.11)

Estudo por Frankcimarks Oliveira

I- Podem ser frustrados


a-Por serem muitos e por nem sempre serem os mesmos do Senhor(Pv 19.21)

b-Os planos são obra dos homens,mas a resposta é de Deus(Pv 16.1)

c-Quando o homem não confia suas obras a Deus,seus planos jamais serão estabelecidos(Pv 16.3)

II-Podem ser impedidos

a-Deus interviu na construção de Babel(Gn 11.3-8)

b-O Senhor interviu nas guerras da Siria,impedindo-a de acontecer(2 Rs 6.8-23)

c-O homem por mais que se organize em sua força pode fracassar diante do Senhor(Is 31.3)

Que contraste maravilhoso: Analisar os planos de Deus e os planos dos homens! Deus em sua infinita soberania faz tudo que lhe apraz,já o homem mortal,fraco e limitado nem sempre tem o que deseja.

Veremos com este estudo que devemos confiar nossas obras ao Senhor,ou seja,pedirmos resposta a Deus e só assim nosso plano será estabelecido,pois está de acordo com os planos do Eterno:

E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.(Mt 26.34)

Vejo mais além: Muitas vezes nossa vontade deve ser negada,para que a vontade de Deus seja feita em nós,pois ele sabe o que é melhor para cada um.

O homem faz muitos planos mas a resposta vem da boca do Senhor.Não se esqueça que Deus tem planos soberanos.Um exemplo disso é o profeta Jonas que fez planos para fugir da sua missão,indo para Jope,quando deveria ir para Nínive. Não adiantou Jonas mudar os planos do Eterno,pois no fim das contas acabou fazendo o que deveria ter feito. A salvação de Nínive era bem mais importante do que o patriotismo ou os ressentimentos de Jonas com aquele povo. A bíblia diz que os planos veem do coração do homem e Jesus ratifica isto,dizendo:

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.(Mt 15.19)

Quantos neste momento não estão planejando assaltar um banco,pensando em vingança,em matar alguém,enfim,o homem caído passa o dia pensando coisas vãs,seu coração se inclina para o mal e se esquece que Deus sonda os pensamentos. O salmista disse que estes são vaidade,coisas passageiras.

Antes de o homem fazer qualquer coisa,ele planeja,pensa nos riscos,possibilidades de erros e acertos,mas Deus pesa o caminho dos homens. Na época de Nóe vemos Deus entristecido com a raça humana,pois esta so se inclinava para coisas peversas,seu coração só planejava maldade e maldade:

E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.(Gn 6.5)

Perceba o que o verso diz:E toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente...ou seja,seus planos eram exatamente os mesmos citados por Jesus (Roubo,homicídios,adultérios,etc).

Deus estava muito triste em ver sua criação entregue ao pecado daquela forma,todos os dias os homens acordavam e ja planejavam fazer o mal.Veja porque Deus se entristecera sobremodo:

Abomináveis são para o SENHOR os pensamentos do mau, mas as palavras dos puros são aprazíveis.(Pv 15.19)

O resultado de tanta perversão foi que Deus mandou sobre a terra um dilúvio,salvando somente a família de Noé,que temia ao Senhor e era um homem Justo. Outro fato interessante é ver que Deus dá um tempo para o homem maquinar seus pensamentos,e este pensa que Deus não tomará providencia,porem vemos que o Todo poderoso não é passivo ao mal.

Houve uma época em que o homem falava um so idioma e estava planejando se fortificar e alcansar os céus,ou seja,era como se o homem quisesse pôr Deus num canto esquecido e lá o deixasse,dizendo:Não precisamos de um Deus para nada,podemos nos organizar e ter tudo o que quisermos sem este Deus,que impõe tantos limites nos homens. Não erreis ,Deus não se deixa escarnecer! Vamos ver o texto de Gênesis  11.1-8


1 E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2 E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5 Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6 E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8 Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.


Os planos daqueles homens eram maus,pois sua verdadeira intenção era viver sem Deus.Hoje não é diferente,os homens em sua tecnologia e ciencia,afirmam não precisar de Deus,pois se consideram fortes.Por que o homem não quer servir ao Deus da bíblia?-Porque sabem que Deus tem etiqueta,é um ser santo que reina,e sabe que a partir do momento que se entregarem a este Deus,terão que se enquadrar na ética de Deus.

Veja que aqueles homens tentaram alcançar o céu com uma torre.O que isso significa? De alguma forma o homem que chegar ao céu,quer ter sua salvação,mas a seu modo,na sua força,e isso é impossível,pois só se chega ao céu através de Jesus,a escada de Jacó,o caminho e a ponte,o mediador e intercessor nosso.

Resumindo,Deus fez os planos daqueles homens fracassarem,pois é o Deus que intervém na história,queira o homem ou não. Da mesma forma vemos o profeta Eliseu ser usado por Deus para revelar ao rei de Israel os planos de guerra do rei da Síria.Sabendo das estratégias do inimigo,Israel se desviava do caminho forjado pelo adversário.Por fim Israel foi vitorioso e a Síria ficou confundida: 2 Reis 6


8 E o rei da Síria fazia guerra a Israel; e consultou com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento.
9 Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali.
10 Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes.
11 Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?
12 E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir.
13 E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã.
14 Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade.
15 E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?
16 E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
17 E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
18 E, como desceram a ele, Eliseu orou ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.
19 Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.
20 E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: O SENHOR, abre a estes os olhos para que vejam. O SENHOR lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria.
21 E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?
22 Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor.
23 E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para seu senhor; e não entraram mais tropas de sírios na terra de Israel.


O homem pode fazer planos,pode forjar idéias,mas nem sempre alcançará seu desejo.O homem mau fica confundido diante do Senhor que revela o profundo e o escondido. Devemos,portanto,confiar no Senhor,que nos guardará.

Certa feita israel buscou ajuda dos egipcios e não a Deus,porem atraves da boca do profeta Deus disse:

Porque os egípcios são homens, e não Deus; e os seus cavalos, carne, e não espírito; e quando o SENHOR estender a sua mão, tanto tropeçará o auxiliador, como cairá o ajudado, e todos juntamente serão consumidos.(Is 31.3)

Você pode ate planejar,  pedir ajuda a alguém, mas a resposta vem da boca do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário