domingo, 11 de abril de 2010

Ao nome de Deus



Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o SENHOR.
E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido.(Ex 6.2,3)

Estudo por Frankcimarks Oliveira


1-A Adoração(Gn 12.8)-Abraão invocava o nome do Senhor para adorá-lo.

2-O Temor(Dt 28.58)-Este nome é glorioso e terrível.

3-O Louvor(2 Sm 22.50)-Que serve para anunciar o nome deste Deus às nações.

4-A Glória(Sl 86.9)-Pois Ele é o Senhor criador.

5-O Cuidado de se tomar em vão(Ex 20.7)-Pois Ele é Zeloso.

6-A santificação(Mt 6.9)-Pois Ele é santo.

Vimos no estudo anterior que Deus foi se revelando progressivamente para a humanidade,e para tanto se revelou com nomes que nos revelam seu caráter e poder. No principio era invocado como o Todo Poderoso (El Shadday),pelos patriarcas Abraão,Isaque e Jacó. Com o tempo,passou Deus a ser invocado como Senhor e até hoje o chamamos assim.

Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.(Is 42.8)

Vemos aqui claramente a prova de que Deus passara a ser conhecido como Adonnay ou Senhor.Este nome ou titulo Adonnay só podia ser usado para termos religiosos, referindo-se a uma divindade,portanto não se trata de um pronome de tratamento,como se faz no Brasil,onde chamamos pessoas mais velhas de Senhor ou senhora.Para pessoas de honra era usado adon e nunca ADONNAY.

Desde já abro um parêntese para Cristo. Os apóstolos e discipulos chamavam Jesus de Senhor Jesus Cristo.Por quê? Porque o consideravam o Filho de Deus, o Deus unigênito. Vejamos agora alguns versos de Isaias que falam de Deus e que se encaixam perfeitamente na pessoa de Jesus:

Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.
Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.
Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus.(Is 43.3,10-12)

Veja logo acima que Deus está se identificando ao povo como Senhor,Salvador,redentor e Deus e diz que deus estranho não houve entre seu povo. Jesus recebeu o testemunho do proprio Deus de ser seu filho amado e também é chamado de Senhor pelos apóstolos,de salvador e redentor e de Deus. Então como Deus aceitaria tal afirmação se só ele é Senhor e fora dele não ha salvador? É por que Jesus e o Pai são UM. Não são dois, mas um, um único.

Ao Senhor seja a honra, a glória,a adoração, o louvor, o temor,a santificação.Tudo isso tributamos ao nome do Senhor Deus. O nome Jeová ou Senhor se refere ao relacionamento de Deus com as pessoas para ajudá-las e salvá-las.Como se diz:Só o Senhor resgata Israel!

Quero terminar citando um verso:

Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de SENHOR, és o Altíssimo sobre toda a terra.(Sl 83.18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário