quinta-feira, 29 de abril de 2010

Desculpas de um Chamado



Estudo por Frankcimarks Oliveira

I-O chamado de Moisés

E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.(Ex 3.9-10)

II-Desculpas de Moisés

1-Sentimento de incapacidade,inferioridade,pequinês:

Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?(Ex 3.11)

Primeira resposta de Deus:Conforto e segurança

E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.(Ex 3.12)

2-Medo das pessoas(multidões)e de sua incredulidade e questionamentos:

Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?(Ex 3.13)

Segunda resposta de Deus: Eu sou o que sou!

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.(Ex 3.14)

Deus é Soberano,e em seu nome faremos maravilhas,por isso não temos de temer. Jesus nos enviou em seu nome. Sempre temos de nos identificar e mostrar quem nos enviou.Moisés sabia disso.

Depois de falar mais coisas a Moisés, Deus o prepara para situações que ele enfrentará la na frente:

Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.(Ex 3.19)

Deus não engana ninguém. Quando Ele chama alguém para o ministerio,O Senhor deixa bem claro que passaremos por dificuldades e que não será penas rosas,mas haverá espinhos também. Deus alertou a Moises,para que ele soubesse que Faraó faria resistencia,mas que no final das contas Seu povo seria vitorioso.Amem!

As dificuldades permitem que Deus se manifeste:

Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.(Ex 3.20)

Sem a graça de Deus não vamos a lugar algum. Sua graça liberta!

E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios,(Ex 3.21)

Deus é justo: Usou o impio para abençoar seu povo que por tanto tempo fora escravizado e injustiçado:

Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.(Ex 3.22)

3-A teimosia de Moisés:Medo de ser desprezado pelo povo!

Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu.(Ex 4.1)

Quando Deus chama,Deus se responsabiliza: Farei sinais e maravilhas!

E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.
E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.
Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão;
Para que creiam que te apareceu o SENHOR Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.(Ex 4.2-5)

Cajado é simbolo da autoridade divina dada aos homens.Deus colocou em nossas mãos a capacidade de realizar sua obra,mas nós como falhos que somos,sempre nos desculpamos diante do Senhor. Isso é extremamente espiritual.Perceba que a vara tornou-se em serpente. Jesus disse:Em meu nome expulsarão os demonios e curarão os enfermos.

Deus estava dando a moisés poder sobre as forças do mal,assim como Jesus nos deu sobre demônios.Nem mesmo o inferno pode impedir de cumprirmos nosso chamado,Louvado seja Deus! O Senhor sabe muito bem que a tendência do ser humano é não acreditar naqueles que Ele envia,por isso se comprometeu em realizar maravilhas para que acreditassem que Deus o estava enviando.

E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal; E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.(Ex 4.7-9)

Como ja disse Jesus também nos prometeu a cura de enfermos.Perceba que a mão de Moisés foi curada da lepra.O homem caído é uma coisa triste,pois não crer nem ainda que veja com seus próprios olhos,mas Deus em sua infinita misericórdia faz algo mais extraordinário ainda,para que creiam. Hoje em dia não é diferente,as pessoas vêem os sinais bíblicos,mas não creem,só criticam e criticam,mas o bom é que a bíblia já nos mostra que isso aconteceria. Deus é tremendo!

4-Moisés alega não saber falar: Sou pesado de lingua.

Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.(Ex 4.10)

A resposta do Senhor:Eu te ajudarei!

E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.(Ex 4.11-12)

Queridos, Jesus também nos disse para não nos preocuparmos com o que havemos de falar,quando nos levarem nas sinagogas e sinédrios da vida,pois na mesma hora o seu Espirito nos concederá o que temos de falar.

Jesus ja sabia muito bem das desculpas de Moisés,por isso antes de nos desculparmos com as mesmas desculpas de Moisés,o Senhor ja falara tudo.O mesmo Deus que chamara Moisés,nos chamou para anunciar suas virtudes,por isso nos tirou das trevas e nos trouxe para sua luz.Gloria a Deus.

5-Moisés não quer assumir sua responsabilidade e acaba irritando a Deus:

Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração(Ex 4.13,14)

Como Deus é misericordioso,ainda assim levanta Arão,irmão de Moisés,para o ajudar e lhe ser por boca.Moisés se alegrara em extremo.Por fim obedece a voz de Deus e desce ao Egito para cumprir seu chamado:

Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz.(v.18)

Assim como Deus disse sucedeu,Moisés fora aceito pelo povo e libertou os filhos de Israel do Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário