Poderá Gostar Também De:

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Idolatria: Culto ao Bezerro de ouro( deus Ápis)




Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.
Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?
Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.
Israel, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.
Casa de Arão, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.
Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.(Salmo 115.1-11)

Estudo por Frankcimarks Oliveira


Veremos uma série de estudos sobre a idolatria. Aqui explicarei diversas formas de idolatria, o porque ela não agrada ao Senhor e mostrarei diversos tipos de deuses falsos na biblia, que usados por satanás e feitos pela imaginação humana separam os homens de seu verdadeiro Criador.

Começarei falando de um texto muito conhecido na Biblia,para aqueles que têm o hábito de a lerem: A caminhada no deserto,logo após a saída do Egito,e a fabricação de um ídolo(Imagem de escultura neste caso)pelos hebreus e a adoração abominável dada a um objeto inanimado.

Quando Davi fez o salmo acima, ele se inspirou na história a ser estudada.

1- A idéia para a fabricação do Bezerro:

Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.(Ex 32.1)

O verso nos mostra que a ideia partiu do próprio povo, agora eu te pergunto por quê? Todos nós precisamos de um ser para adorar,admirar,respeitar,servir,enfim,ainda que não seja Deus, uma imagem,ou algo religioso, o ser humano precisa ter um referente maior. Neste caso os costumes egípcios falaram mais alto no coração do povo recém liberto da escravidão, com certeza aquele povo aprendeu os costumes e a cultura egípcia, pois foram centenas de anos em servidão naquelas terras.

Tomando como exemplo um dos deuses egípcios tiveram a ideia de construir ou fabricar um bezerro de ouro para prestarem homenagens e darem graças pela liberdade adquirida. Perceba que Moisés, homem a quem Deus constituíra líder ou cabeça sobre o povo estava ausente,pois subira o monte, sob ordem divina,para receber os mandamentos do Senhor nosso Deus. Passara alguns dias longe, e isso fora o suficiente para o povo voltar as tradições mundanas aprendidas com Faraó.

Eu entendo que um povo sem líder é um povo frágil, fraco,desestruturado. Deus sabe disso, por isso constituiu Moisés sobre toda aquela gente, em sua ausência o líder era Aarão,seu irmão e sumo sacerdote, chefe religioso.

Aarão não tinha mão forte,estava iniciando seu ministério, temeu a multidão, não honrou o Senhor, foi covarde e se dobrou diante da vontade do povo. Infelizmente em nossos dias temos visto muitos sacerdotes como Aarão, que so fazem a vontade do povo, e acabam desagradando a Deus. Melhor é obedecer a Deus do que a homens, e por consequência, agradar a Deus do que a homens. Muitos pastores com medo de perderem seu rebanho, acatam a vontade do povão.Misericórdia!

Percebo outra verdade neste verso, o ser humano precisa ver para acreditar, pois veja que eles queriam um que fossem em sua frente, que vissem, que tocassem. Nós vivemos por fé e não por vista, diz a biblia sagrada. Não preciso ver Deus para crer que ele existe, preciso de fé, isso é o bastante.

2-A idéia de Aarão e as ofertas do povo


E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.(Ex 32.2-4)


Isso aqui é muito importante. Perceba que assim que apertado pelo povo, Aarão já propõe sua sugestão: Fabricar uma imagem em semelhança de boi com as jóias do povo.
Por quê tamanha prontidão e agilidade? Ora, como já disse, Aarão e toda aquela gente vivia no Egito, lá eles tiveram tempo suficiente para aprender tais obras, como fazer, com o que fazer, enfim, nada daquilo era novidade.

Aí reside o perigo, pois muitos são os que são libertos por Jesus Cristo, aqueles que abandonam o Egito( escravidão no pecado e no mundo), mas continuam com comportamentos antigos. Nossos antigos costumes devem ser deixados para trás e devem ser esquecidos também.

Aarão faz o pedido e todo o povo na mesma hora se dispõe a ofertar, ninguém questiona, simplesmente doam suas riquezas, e note uma coisa, eram famílias inteiras que ofertavam,pais e filhos davam o que tinham para o construção do ídolo maldito. O pecado faz você e toda sua casa sofrer, a idolatria prejudica a todos, sem exceção.

Depois de fabricar o deus falso, Aarão peca gravissimamente, ele diz que foi aquele bezerro quem havia libertado aquela gente, ou seja, tira toda a glória de Deus.
Hoje isso acontece muito ainda. Pessoas são curadas e ao invés de agradecerem ao Senhor, vão agradescer aos santos católicos, a imagens, a demônios.Dê toda a glória ao nome do Senhor Deus eterno.

3-Confundindo Criador com criatura


E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR. 
E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.(Ex 5,6)


Na mesma hora Aarão edifica um altar para o Bezerro ( figura de Ápis, deus egípcio)e diz que a festa será para o Senhor( Yahweh) Ele confundiu e misturou as coisas. Deus não pode ser representado com imagens de forma alguma. Ele abomina essa prática:


Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.(Ex 20.2-5)


Hoje vemos a igreja católica venerar aos santos, que se diziam cristãos,que dizem estar no céu, mas nem assim eles merecem honra, nem culto, é a bíblia quem diz. Ainda que eu sirva a Deus, nunca deverei ser honrado com uma imagem minha. Nem mesmo uma foto,minha ou de quem quer que seja, pode ser adorada.

Por exemplo, a tv nos mostra algumas pessoas que veneram seus cantores, eles têm fotos deles em suas casas, revistas e tudo daquele artista, isso também é idolatria, pois parece serviço prestado.

Uma coisa é eu ter a foto de um parente amado comigo, ou em um álbum de fotos, outra coisa é eu me ajoelhar diante dela e fazer petições e promessas, isso é idolatria e Deus abomina tal coisa. Aquele povo madrugou, fez vigília, comeu, bebeu,festejou seu ídolo. Hoje a história é a mesma, as procissões, as festas de padroeiros, as comidas e bebidas vendidas ao lado da igreja.

Assim como nos tempos antigos, cada cidade ou país tinha seu deus protetor, agora no Brasil é igual, cada cidade tem um padroeiro,um santo. Veja que só mudou o nome deus para santo, mas o pecado é o mesmo. Leia todo o texto e você perceberá que o Senhor Deus irou-se sobremaneira por causa disto e só não destruiu aquele povo porque Moisés intercedeu por eles e porque sua misericórdia não tem fim.

Moisés é simbolo de Cristo, que um dia voltará para nos buscar, muitos dizem que Jesus está demorando para voltar e por isso se corropem, se prostituem,enfim, mas de repente ele aparecerá e assim como muitos foram pêgos de surpresa naquele dia,muitos serão pegos da mesma forma. Nós só não somos destruídos porque Jesus vive a interceder por nós,porque perdoa-nos sempre e roga ao Pai compaixão pelas nossas vidas.

Quero terminar comentando o salmo 115 do começo do estudo.Ele diz:

Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?-

 Nosso Deus não é visto por olhos e por isso as nações podem perguntar: Cadê a imagem do vosso Deus?

Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.- 

Nosso Deus não é limitado, não precisa ser carregado por mãos em procissões,antes vive no céu e domina sobre todos.


Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.


Olha a diferença de um deus morto para um Deus vivo e que vive eternamente.

A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.

 Os idólatras morrerão , assim como no deserto com Moisés, e um dia todos eles serão lançados no lago de fogo e enxofre, como esta escrito em apocalipse.


Israel, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo. Casa de Arão, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.(Salmo 115.1-11)

A igreja do Senhor deve confiar somente em Deus, deve ser exclusiva do nosso Deus, pois é ele quem nos protege(escudo), é ele quem nos ajuda e nos dá vitória, para que eu quero milhares de santos católicos (deuses estranhos e inanimados)? Se eu tenho o Deus de Israel para confiar. 


O bezerro Ápis era simbolo de força e fertilidade naqueles dias, foi feito de ouro porque representa também as riquezas e a avareza, outro ídolo, falaresmos disso mais na frente. Só quem saiu perdendo nessa história foram os idólatras, ficaram mais pobres e todos dos que não se arrependeram, morreram a espada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário