segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Jesus, A escada de Jacó-2



E disse-lhe:Na verdade,na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto,e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o filho do Homem (Jo 1.51)

ESTUDO POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA


1-Um anjo anunciou o nascimento de Jesus a Maria
(Lc 1.28-35)

2-Um anjo anunciou a José o nascimento de Jesus em sonhos (Mt 1.20-23)

3-Um anjo anunciou aos pastores de Belém que Jesus havia nascido (Lc 2.9-12)

4-Uma multidão de anjos louvam a Deus pelo nascimento de Jesus (Lc 2.13-14)

5-Os anjos servem a Jesus logo depois da tentação no deserto (Mt 4.11)

6-Desde o velho testamento fora predito que o ministério de Cristo seria auxiliado pelos anjos (Sl 91.11,12)(Mt 4.6)

7-Na oração do Getsêmani,antes de ser traído,um anjo do céu consola a Jesus em sua agonia (Lc 22.43)

8-Jesus diz a Pedro,logo depois que este tenta defendê-lo, que os anjos do céu estão a sua disposição a qualquer momento (Mt 26.53)

9-Um anjo tira a pedra do sepulcro de Cristo e diz a Maria Madalena que o Mestre já havia ressuscitado (Mt 28.1-7)

10-Anjos anunciam na ascensão de Jesus ao céu que Ele voltará novamente para seus discípulos (At 1.10-11)

11-Jesus voltará para arrebatar sua igreja com seus anjos (Mt 24.30-31)(2 Ts 1.7)

12-Os anjos participarão do juízo de Cristo sobre o mundo como ceifeiros,separando os justos/trigo dos iníquos/joio
(Mt 13.39-42)

13-Jesus é e será adorado no céu pelos milhões de anjos (Ap 5.11-12)

Aqui está a segunda parte do estudo acerca da escada de Jacó e seus significados.Primeiro vimos o sentido de mediação de Cristo,como está escrito:Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os Homens, Jesus cristo, Homem
(1 Tm 2.5).

Aqui Jesus é a escada que liga a terra ao céu.O único caminho que nos conduz ao Pai Eterno. Agora frisaremos o sentido de os anjos de Deus subirem e descerem sobre a escada,ou seja,os anjos no ministério terreno de Jesus.

Voce já pode ter percebido que durante toda a missão de Cristo os anjos estavam presente.Até mesmo no arrebatamento e no juízo final eles estarão ao lado do Messias Filho de DEUS.

Quero deixar bem claro que minha intensão neste estudo não é ressaltar os anjos,mas sim o ministério de Jesus auxiliado pelos anjos:

Porque a seus anjos dará ordem a seu respeito,para te guardarem em todos os teus caminhos,eles te sustentarão nas suas mãos,para que não tropeces com o teu pé em pedra(Sl 91.11-12)

O próprio diabo faz referência deste versículo e o usa em relação a JESUS,pois sabia que os anjos sempre estariam ali ao lado do Mestre.

Mesmo antes do nascimento do Senhor vemos a atuação dos anjos,anunciando que Ele viria,recomendando que se acreditasse na revelação de Deus para aquela época e na divulgação de tao grande boa nova a pessoas simples,como eram os pastores de Belém.

Jesus passou por tentações e ali estava um anjo de Deus para o servir.Jesus passou por agonias e tristezas antes da crucificação,e ali estava um anjo de Deus para o confortar.

Não vejo este auxilio como os demais na biblia sagrada.Sabemos que outros profetas tiveram também ajuda de anjos,como Elias,Elizeu,Moisés,Daniel,enfim.Com Jesus era diferente,pois há na biblia doutrina suficiente para provar que Jesus é superior aos anjos e que Ele os criou.Portanto não eram anjos celestes servindo a mais um homem,mas anjos celestes servindo ao seu criador,servindo ao Próprio Deus,só que aqui na terra. No céu Jesus era servido e adorado pelos anjos (Is 6),na terra não seria diferente.

Jesus declarou sua autoridade sobre os anjos.Disse que a qualquer momento que quisesse ser servido por tais era só dizer e isso seria feito.Jesus demonstrou conhecer muito bem os anjos.Chegou a dizer que os homens no céu serão como os anjos,nem se casam,nem se dão em casamento.

Na sua segunda vinda os anjos o servirão,no sentido de recolher os eleitos desde os quatro cantos da terra. Quando Jesus disse a seus discípulos que eles veriam os anjos de Deus subindo e descendo sobre o filho do Homem,Ele quis dizer que o céu seria ligado a terra através dele e que coisas extraordinárias aconteceriam a partir daquela hora.A excencia do céu estaria na terra,porque o criador do céu e da terra estava ali junto dos homens.Jesus quis dizer que todo o seu ministério seria acompanhado pelos anjos.Jesus tanto é servido por homens quanto por anjos celestes.

Jesus é adorado no céu pelos seus anjos.Ele está assentado no trono sendo aclamado digno de receber força, poder e adoração.

Só posso terminar dizendo:

Feito tanto mais excelente do que os anjos,quanto herdou mais excelente nome do que eles,por que a qual de seus anjos disse jamais:Tu és meu filho,hoje te gerei?E outra vez :Eu lhe serei por Pai e ele me será por filho?E quando introduz o primogênito no mundo diz:E todos os anjos de DEUS o adorem.E quanto a seus anjos diz:o que de seus anjos faz ventos,e de seus ministros labaredas de fogo.Mas do filho diz:Ó Deus,o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos,cetro de equidade é o cetro do teu reino.Amaste a justiça e aborreceste a iniquidade,por isso Deus,o teu Deus te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros e tu SENHOR no principio fundaste a terra e o céu são obra das tuas mãos...e a qual de seus anjos disse jamais:Assenta-te a minha direita até que ponha teus inimigos por escabelo de teus pés?Não são porventura todos eles espiritos ministradores enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?(Hb 1.4-14)

Este é um dos capítulos que mais gosto na biblia,pois ele é bem claro.Ele faz distinção de Jesus e os anjos de Deus.Este capítulo possui referencias do velho testamento e nos mostra Jesus como sendo superior a toda criação,como o primogênito,o que possui maior honra.

Aqui vemos o Pai chamar o filho de Deus,quando cita:Mas do filho diz:ó Deus,o teu trono subsiste pelos seculos.,sendo que anteriormente se diz:Tu és meu filho,hoje te gerei.Deus inspirou o salmista para que escrevesse tais palavras.

A nenhum de seus anjos Deus disse:Assenta-te a minha direita ate que ponha teus inimigos por escabelo de seus pés.Nenhum outro ser tem o direito de assentar-se a destra de Deus a não ser seu único filho,que é Deus. o Filho não é como os anjos. Estes são apenas ministros de Deus para nos servir, nós, herdeiros da salvação.

Em outra oportunidade falaremos mais sobre os anjos.Neste estudo quero apenas frisar o ministério de Jesus auxiliado pelos anjos. Que Jesus TE ABENÇOE!

Um comentário: