segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Movendo o Coração de Cristo




Então Jesus,movido de íntima compaixão,tocou-lhes nos olhos,e logo seus olhos viram e eles o seguiram (Mt 20.34)

 POR  FRANKCIMARKS OLIVEIRA


1-As multidões doentes moveram o coração de Jesus
(Mt 14.14)

2-As multidões famintas moveram o coração de Jesus de compaixão 
(Mt 15.32)

3-As multidões esquecidas e abandonadas,cansadas e desgarradas 
(Mc 6.34/Mt 9.36)

4-Um leproso que queria ficar limpo moveu o coração de Jesus de compaixão
(Mc 1.40-41)

5-A tristeza das pessoas na morte de seu amigo Lázaro moveu o coração do Mestre duas vezes
(Jo 11.33,38)

6-A tristeza de uma mãe viúva que agora estava sepultando seu único filho
(Lc 7.13)

7-O bom samaritano da parábola é figura de Cristo,aquele que se compadece no nosso estado e nos ajuda
(Lc 10.33)

8-O Senhor se compadecera tanto de nós,que fez cair sobre ele mesmo nossas iniquidades,porque andávamos como ovelhas sem pastor
(Is 53.6)

9-O Senhor se compadece de nós como um pai se compadece de seus filhos
(Sl 103.13)

10-Jesus se compadece das nossas fraquezas e nos ajuda em tempo oportuno 
(Hb 4.14-15)

Cada vez que estudo a humanidade de Jesus fico comovido.Isso ocorre porque Jesus nos transmite algo bom,a sua própria vida é um livro de ensinamento para mim e para voce.As atitudes que Jesus tomava,a maneira como falava,sua maneira de relacionar-se com o pecador.Tudo isso prova que Jesus foi e sempre será um modelo de vida para todos nós.

Em várias partes da biblia encontramos a frase:E Jesus moveu-se de íntima compaixão...O que isso quer nos dizer?Isso implica dizer que Jesus sentia empatia pelas pessoas,ele sentia piedade,compaixão,ele sentia pena do ser humano.

Ali estava o criador se compadecendo de sua criatura.O ser humano por causa do pecado caiu em um estado de miséria terrível,e por esse motivo Jesus veio ao mundo.Jesus sentiu tanta empatia pelo homem caído que a biblia diz:

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas,cada um se desviava pelo seu caminho,mas o Senhor fez cair sobre si a iniquidade de todos nós(Is 53.6)

Esse sentimento de sofrer ou sentir a dor dos outros chama-se empatia.Ninguém melhor do que Jesus para nos ensinar este exemplo. A bíblia conta que um leproso foi até Jesus pedir a cura de sua lepra,ele queria ficar limpo de sua moléstia,pois tal doença na época fazia com que todos se afastassem do leproso,era uma doença contagiosa e extremamente repulsiva.Deixava a pessoa monstruosa,fedida. O leproso se prostra aos pés de Jesus,O adorando e implorando:Se quiseres pode tornar-me limpo.Jesus lhe disse:Sim,eu quero.

Note que o maior interessado no nosso milagre é Jesus de Nazaré,Ele quer que sejamos sarados.É claro que nessa passagem ha muito mais simbologia do que se espera.A lepra aqui simboliza o pecado,que separa,que destrói a vida do ser humano.Jesus se moveu de intima compaixão,diz a bíblia.

Quando um pecador vai até Jesus arrependido,querendo ficar limpo,querendo ser purificado,ele move as entranhas do Senhor,porque não há maior alegria para Deus do que um pecador arrependido e com sede de mudança.Jesus logo disse:Sim,eu quero.Sê limpo.E na mesma hora ele ficou limpo e a lepra o deixou.

O evangelista Mateus nos conta sobre a cura de dois cegos em Jericó. Estes homens,sabendo que Jesus Nazareno passava,começaram a gritar:Jesus,filho de Davi,tenha COMPAIXÃO de nós.Jesus pára,olha para eles e lhes pergunta:O que querem que eu vos faça?- Mais uma vez Jesus é o maior interessado no milagre.Claro que Jesus sabia que aqueles varões eram cegos,mas na vida espiritual temos que dizer a DEUS com nossas próprias palavras aquilo que almejamos.Logo após eles dizem:Que nossos olhos sejam abertos.Jesus toca em seus olhos movido de íntima compaixão, dó.

Quando um homem busca a Jesus,clama a Deus,enfrenta até mesmo dificuldades para chegar até ELE(neste caso foi a multidão que apertava),ele consegue mover o coração de DEUS,que vê nosso esforço e nos recompensa sempre.Estes cegos perseveraram e por isso Jesus se comoveu.

Lembre-se que o homem comum,sem espiritualidade, é como um cego,que não vê e nem entende as coisas do céu.Porém quando o mesmo procura ser liberto,passa a buscar ao Senhor,é claro que Deus o encontrará e o assistirá com seu toque de poder,que faz caírem as escamas e nos faz ver a luz que alumia a todo homem que vem ao mundo.

Jesus não é um Deus insensível,distante,que não se importa com as pessoas,pelo contrário.Jesus é o DEUS conosco,que se fez homem para nos ajudar,que conheceu nossas dores,mesmo não precisando,ele assim o fez.Assim como os antigos sumo-sacerdotes que deviam se compadecer de seu povo,oferecendo sacrifícios pelos pecados,Jesus se ofereceu a si mesmo por nós,por isso podemos ter confiança.Temos um sumo sacerdote que se compadece de nós e vive a interceder a nosso favor.

Jesus te entende.Jesus te compreende quando ninguém consegue. O SENHOR via as multidões querendo ouvir sua palavra nos desertos e sentia pena delas,logo os curava,os alimentava.Que Jesus lindo!

Jesus sempre multiplica o pão (alimento/sua palavra) só para não nos despedir vazios.OH,como ele nos ama,igreja! Todos nós conhecemos a parábola do bom samaritano. Os samaritanos eram odiados na época de Jesus,tanto que judeus não falavam com samaritanos.Porém é essa figura que Jesus usa para ilustrar o amor ao próximo:

Descia um homem de Jerusalém para jericó,e caiu nas mãos de salteadores,os quais o despojaram,espancando-o,se retiraram,deixando-o meio morto.E ocasionalmente,descia pelo mesmo caminho certo sacerdote,e vendo-o,passou de largo.E de igual modo também um levita,chegando aquele lugar vendo-o passou de largo.,Mas um samaritano,que ia de viajem ,chegou ao pé dele e vendo-o moveu-se de íntima compaixão por ele,e aproximando-se atou-lhes as feridas,deitando-lhes azeite e vinho,e pondo-o sobre sua cavalgadura,levou-o para uma estalagem e cuidou dele,e partindo ao outro dia,tirou dois dinheiros,e deu-os ao hospedeiro e disse-lhe:Cuida dele e tudo o que mais gastares eu to pagarei quando voltar.(Lc 10.30-35)

Essa história ilustra a vinda de Jesus á terra. Jesus foi odiado por muitos enquanto esteve aqui, principalmente pelos religiosos,que deveriam ser bom exemplo para a sociedade, mas não o eram.Essa história mostra que a religião por si só não pode ajudar ninguém (Figura do sacerdote que passou e nada fez pelo que estava caído),as pessoas religiosas também não podem ajudar com sua religiosidade simplesmente.

Veja que quem ajudou o assaltado foi um samaritano,que vinha de viajem de longe. Esse representa Jesus,que veio de tão longe para nos sarar as feridas do corpo e da alma.O bom samaritano usa vinho e azeite para curar as dores do açoitado.Jesus usa seu sangue derramado na cruz e seu Espirito Santo para nos curar,nos salvar. 

Veja que o samaritano o põe em seu cavalo e o leva até uma estalagem para que aquele continuasse sendo tratado.Jesus nos leva até sua igreja,o corpo de Cristo,para que seu tratamento continue sendo feito em nós.O hospedeiro representa o Espirito Santo que continua aqui conosco.O bom samaritano viaja e diz que um dia voltará para acertar as contas na estalagem.Jesus virá para buscar os que outroura estavam caídos no chão,maltrapilhos,machucados pela vida.Só que Ele vem nos buscar totalmente sarados
.
Essa parábola serve de exemplo para nós,devemos amar a todos,independente de religião ou placa de igrejas.Quero concluir dizendo que assim como um pai se compadece de seus filhos,DEUS se compadece daqueles que o temem. Creia nisso.Jesus se importa com nossas dores,sofrimentos e sentimentos.Jesus nos ama.Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário