domingo, 17 de janeiro de 2010

Jesus, A escada de Jacó




E sonhou:E eis que uma escada posta na terra,cujo topo tocava nos céus,e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela (Gn 28.12)

ESTUDO POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA


1-Jesus afirmou a Natanael:Na verdade,na verdade vos digo que daqui em diante vereis os céus abertos,e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do Homem
(Jo 1.51)

2-Só há um caminho até Deus:Jesus(Jo 14.6)

3-Jesus nos abriu a passagem ou o caminho até Deus
(Hb 10.19-20)

4-Quando Jesus morreu o véu do templo rasgou-se de alto a baixo.Isto demonstra que o caminho aos céus estavam agora abertos para todos nós,e não só aos sumos sacerdotes judeus(Lc 23.45)(Hb 9)

5-Só temos acesso a Deus através de Cristo (Ef 2.18-19)

6-Só Há um mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2.5)

7-Jesus é o mediador do novo concerto de Deus,melhor que o anterior (Hb 8.6)

8-Jesus,mediador de um novo testamento,o de seu sangue (Hb 9.15;12.24)(Lc 22.20)

9-Jesus é o fiador de uma melhor aliança(Hb 7.22)

10-Deus já havia prometido um novo concerto a seu povo,um pacto de graça,cumprido em Jesus.Se Deus chamou de novo concerto é porque o outro já estava envelhecendo (Jr 31.31)(Hb 8.13)

É muito conhecida a história de Jacó,filho de Isaque e neto de Abraão na bíblia sagrada.Seu nome significa enganador, suplantador.Jacó representa a humanidade em geral,que para se beneficiar faz de tudo,nem que para isso outros se prejudiquem.Porém Deus amou Jacó e aborreceu Esaú,seu irmão,por ter vendido seus direitos de primogenitura. Do primogênito viria o Messias,da descendência de Abraão.Jacó acabou ganhando os direitos de seu irmão e recebendo a benção de seu pai.Isto não podia ser revogado.

Jacó parte de sua terra e foge para outro lugar,a fim de fugir da ira de seu irmão Esaú.Neste meio percurso,Jacó em pleno deserto,sozinho,muito provavelmente faminto e muito exausto da viagem,decide se reclinar sobre uma pedra para dormir,pois o sol já havia se recolhido(era noite).

É do nosso conhecimento que no deserto durante o dia a temperatura é elevadíssima,escaldante,e durante a noite a temperatura cai muitos graus abaixo de zero.Por esse motivo Jacó se reclinou sobre a pedra,pois esta absorve o calor durante o dia e o retém por muito mais tempo.

Aquela pedra em meio ao deserto era o consolo de Jacó.Desde já abro um parêntese(Jesus é a pedra que os edificadores rejeitaram,pedra preciosa e aprovada por Deus,pedra de esquina).Nos desertos e vales Jesus é aquele que nos aquece.Jesus permite que nos reclinemos nele,para suportarmos o frio,a escuridão,a fome e o temor noturno.

Mesmo em meio a tantas dificuldades,Jacó sonhou.Mesmo em meio a tantas provações Jacó pôde sonhar e ver a glória de DEUS.Ele viu uma grande escada,posta na terra,que dava até os mais altos céus.

A escada é um objeto ou instrumento que serve para ligar,levar de um lugar ao outro.A escada nos ajuda a alcançar lugares altos. Geralmente usamos a escada quando precisamos chegar a um ponto de difícil acesso.Pois bem,Jesus é o instrumento que Deus usou para nos alcansar,do mesmo modo Jesus é o instrumento pelo qual podemos nos chegar até Deus.É impossível chegar até Deus se não for através da escada de Jacó:Jesus de Nazaré.

Jesus disse :Eu sou O caminho.Perceba o artigo definido indicando único caminho. Deus quer que todos os homens através desta escada cheguem até Ele.Pois Ele estará lá em cima nos prometendo a benção de Abraão e a vida eterna.

Assim como os anjos de Deus subiam e desciam sobre a escada de Jacó,vemos no ministério terreno de Jesus os anjos lhe auxiliando,desde seu nascimento até sua ascenção aos céus.Jesus disse a Natanael e a seus discípulos que eles veriam os anjos de Deus subindo e descendo sobre o filho do homem. E de fato os anjos sempre estavam ali para consolar,para retirar a pedra do sepulcro,para anunciar sua segunda vinda,enfim,falaremos disso em outra oportunidade.

O que importa aqui é que você perceba que a escada representa uma mediação,uma ligação. Antigamente só os sumos sacerdotes poderiam entrar no santo dos santos,e mesmo assim uma vez ao ano,para oferecer sacrifícios por ele e depois pelo povo(pelos pecados).Veja o quanto era imperfeita esta aliança,pois sempre se havia de fazer sacrificios para remissão dos pecados.Por isso Deus prometeu uma nova aliança,um ministério mais excelente,um sacerdócio eterno.

Jesus como sumo sacerdote entrou uma só vez no santo dos santos e se deu a si mesmo pelos nossos pecados.Foi aí que o véu do templo se rasgou de alto a baixo,indicando que o caminho a Deus estava aberto e nós através de Cristo tínhamos o direito de entrarmos na sala do trono do Todo poderoso,com convicção de que Ele estaria nos ouvindo.Graças ao sangue de JESUS.

Jesus é o mediador de uma nova aliança,a aliança de seu sangue,que é o novo testamento.Se há testamento há herança,e a herança é a vida eterna por nosso Senhor Jesus Cristo.

No livro de Gênisis os antigos tentaram construir uma torre que désse até o céu.Eu entendo que o homem natural tenta de alguma forma se encontrar com Deus,mas ele quer fazer isso de sua maneira,na sua presunção,altivez e arrogância.Tudo será em vão.Só se alcansa o céu através de uma escada divina,e não por construções humanas,obras humanas.O esforço do homem servirá de nada neste sentido,pois só a obra de Jesus nos justifica e nos leva ao Pai.

Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens,Jesus Cristo,homem (1 Tm 2.5).

Hoje continuamos vendo a humanidade querendo chegar-se a Deus sem Jesus. Buscam santos , ídolos, deuses estranhos,menos a Jesus. Mas como está escrito,só há um mediador.Não há outro ou outra. Os amigos católicos dizem que Maria intercede por eles. Só Cristo faz isso, pois só ele é a escada,a ponte, a porta,o caminho até o Pai.

Um comentário: