domingo, 3 de janeiro de 2010

O Nascimento de Jesus




E tu,Belém Eufrata,posto que pequena entre milhares de Judá,de ti me sairá o que governará em Israel,e cujas saídas são desde os tempos antigos,desde os dias da eternidade,portanto os entregará até ao tempo em que a que está de parto tiver dado a luz,então o restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel,e Ele permanecerá e apascentará ao povo na força do Senhor,na excelência do nome do Senhor seu Deus,e eles permanecerão,porque agora será engrandecido até os fins da terra,e este será a nossa paz...(Mq 5.2-5a)

POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA



A-Foi prometido no velho testamento

1-Alguém que destruiria o destruidor do homem,a serpente.Jesus viria como SEMENTE DA MULHER(Gn 3.15)


2-Alguém que nasceria através de um milagre,em que uma jovem virgem(sem relação marital) daria a luz a um varão,que seria conhecido como Emanuel (Is 7.14)

3-Alguém que não seria como os outros,pois seria o sustentador do poder,que viria da eternidade e carregaria em si o sangue real de Davi(Is 9.6)

B-Jesus nasceu em uma manjedoura:

E isto vos será o sinal:Achareis o menino envolto em panos,e deitado em uma manjedoura (Lc 2.12)

1-Jesus mesmo sendo o rei da glória nasceu em uma simples mangedoura,para nos ensinar a verdadeira humildade.No evangelho de Mateus os magos viajantes perguntam:

Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?porque vimos uma estrela no oriente e viemos adorá-lo.(Mt 2.2)

Esse verso está carregado de doutrina biblica.Antes devemos entender que estes magos aí não são bruxos,mas estudiosos,pessoas que observavam o céu,provavelmente foram os primeiros a usarem os astros como calendário ou coisa parecida.Foram trazidos até o Messias através da estrela de Jacó.
Balaão profetizou:

Velo-ei,mas não agora,contempla-lo-ei,mas nao de perto,uma estrela procederá de jacó e um cetro subirá de Israel...(Nm 24.17)

Balaão está falando de um homem descendente de Jacó,rei de Israel,que viria em um dia remoto para libertar seu povo de seus inimigos.Ele veio e seu nome é JESUS de Nazaré.

Voltando a pergunta dos magos é interessante o que eles dizem: Onde está aquele que é nascido rei. Perceba que o menino desde aquele momento já era rei,ele não se tornou,ele ja nascera como tal.Eles continuam dizendo:Porque vimos uma estrela no oriente e viemos adorá-lo.

Jesus mesmo sendo um pequeno menino já era digno de receber adoração,e nós sabemos que só há um digno de tanto:DEUS.Os sábios vieram não para verem a mãe do menino,ou para adorá-la ou lhe prestar reverência,antes seguiram a estrela profetizada por Balaão,isso mostra que eles também estudavam as escrituras e que eram conhecedores da promessa de DEUS enviar um salvador ao mundo,aqueles homens vieram adorar aquele que é antes dos tempos antigos,como Miquéias prenunciou.

Jesus não era um simples bebê,Jesus era o verbo encarnado,ou como Isaías disse:DEUS conosco ou no meio de nós.Sempre digo que para mim esse é o maior mistério da biblia,o mesmo Deus que criara os céus e a terra,estava agora vindo visitar sua criação em forma de ser humano.Que DEUS lindo!Deus sempre quis se relacionar com o homem,porque o ama muito.

Certa vez li em um livro uma linda verdade.O escritor disse: Enquanto Maria segurava Jesus em seus braços,Jesus segurava todo o universo nos seus.

2-Jesus sendo o criador de todas as coisas,nasceu em uma mangedoura:


Todas as coisas foram feitas por Ele,e sem Ele nada do que foi feito se fez,e o verbo se fez carne e habitou entre nós...(Jo 1.3,14a)


Sempre gosto de perguntar a Deus O porquê de algumas coisas na biblia,por exemplo:Por que JESUS nasceu em uma mangedoura?Sabe o que o Espírito da verdade me revelou?

Veja bem...se Jesus tivesse nascido em um palácio luxuoso da época iriam dizer que aquele palácio Imprecionou a Deus, MAS NADA PODE IMPRECIONÁ-LO,pois toda a terra e sua plenitude são dele.O céu é muito mais lindo que qualquer grande obra de homens aqui na terra.Outra coisa,ali na mangedoura estavam seres que representam a criação de DEUS,havia homens,uma mulher,havia plantas,terra é claro e animais.Ou seja ,todos os serem reverenciavam o nascimento(encarnação)do Criador.Que coisa linda,Deus pensou em tudo!


C-Os presentes de Jesus

E,vendo eles a estrela,regozijaram-se muito com grande alegria,e,entrando na casa,acharam o menino com Maria,sua mãe,e,prostrando-se,O adoraram,E brindo seus tesouros,ofertaram-lhe dádivas:Ouro,Incenso e mirra (Mt 2.10,11)


Mais um verso que exige de nós mais Ênfase.Não se vai diante de um rei de mãos vazias,os s´bios sabiam bem disso,pois concerteza eram homens nobres e de posse.Quando chegam ao local esperado,eles veem o menino.

Perceba que a palavra menino vem antes de Maria sua mãe,porque o Espirito Santo quis dar toda a importância a Jesus E não a sua mÃe.E note que os sábios se encurvam e adoram ao menino e não a Maria.Esse menino é nada mais nada menos que o Deus de Abraão,Isaque e Jacó,que veio em carne para buscar e salvar os que se haviam perdido.

Também fiquei curioso com os presentes.Por que tinha que ser ouro,incenso e mirra?Por que não outros?Qual o significado de tais nesta passagem? Antes é importante relatar que tudo isto era cumprimento de antigas profecias.Está escrito nos salmos:


Aqueles que habitam no deserto se inclinarão ante ele,e os seus inimigos lamberão o pó.Os reis de tarsis e das ilhas trarão presentes;os reis de Sabá e Seba oferecerão dons...(Sl 72.9-10)


Aqui fica evidente a posição social dos sábios que foram até Jesus no dia de seu nascimento. Muitos dizem que eram três magos,mas a bíblia não diz quantos eram,podiam ser mais de três: Os reis de tarsis,das ilhas,Sabá e Seba...não diz quantos de cada.Podia ser uma boa comitiva atravessando os desertos para encontrarem o REI UNGIDO de DEUS.

Finalmente os presentes.O ouro representa que Jesus É O REI DIVINO, valioso e precioso.O ouro brilha e nos remete a glória. O incenso nos fala de sacerdócio.Jesus é sacerdote da ordem de Melquisedeque,sacerdote eterno.Lembre-se que o incenso no velho testamento simbolizava a oração dos santos.Por isso o indicar sacerdócio.Jesus é aquele que ouve as nossas orações,súplicas. A mirra é muito interessante,pois é um óleo de planta,muito valioso e de bom aroma,porém mesmo sendo tão agradável era também a mais amarga.Isso remete a morte de Cristo na cruz,algo que para nós se torna agradável,a salvação,mas para o próprio Messias foi doloroso e angustiante.


D-O nascimento de JESUS é motivo de alegria

E vendo eles a estrela,regozijaram-se muito com grande alegria (Mt 2.10)


Parece até redundante esta afirmação,pois regozijar-se já é alegrar-se bastante,é que o Espirito quis reforçar o quanto é bom para o homem encontrar-se com Jesus,a resplandescente estrela da manhã. Os anjos se alegraram muito e louvaram ao Senhor:

E no mesmo instante ,apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais,louvando a Deus,dizendo:Glória a Deus nas alturas,paz na terra,boa vontade para com os homens(Lc 2.13-14)

Os homens também se alegraram com as boas novas e louvaram ao Senhor:

E voltaram os pastores,glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham ouvido e visto,como lhes havia dito.(Lc 2.20)

Um ancião louvou a Deus por ver a salvação,Jesus.Eu entendo que a vinda de JESUS é motivo de alegria e louvor,Ele veio para nos alegrar,nos encher de paz e de amor.Jesus veio ao mundo para brilhar,para trazer luz para os que habitavam na sombra da morte.Jesus veio para pessoas importantes(na figura dos magos),para pessoas simples(na figura dos pastores),para velhos e jovens.Jesus veio para você!

Ele é louvado no céu pelas miríades celestes e na terra pelos homens. Que você possa sentir neste ano que se inicia uma grande alegria, JESUS veio. Aleluia. JESUS veio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário