segunda-feira, 26 de outubro de 2009

DEUS É PAI


Mas agora,Ó SENHOR, tu és nosso PAI,nós o barro e tu nosso oleiro,e todos nós a obra das tuas mãos
(Is 64.8)

ESTUDO POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA

1-Pai como criador universal
a-No principio criou DEUS os céus e a terra(Gn 1.1)
b-e criou DEUS o homem à sua imagem (Gn 1.27)
c-A crição de DEUS anuncia sua glória(Sl 19.1)(Rm 1.20)
d-DEUS fez o homem do barro(Gn 2.7)
e-o barro nao pode contender com seu CRIADOR(Is 45.9)

2-PAI de um povo estabelecido
a-A promessa feita a Abraão(Gn 12.2;15.5)
b-Jacó,herança do SENHOR(Dt 32.6-9)
c-filhos de um mesmo PAI(Ml 2.10)

3-PAI de JESUS CRISTO(2 Cor 1.3)(Ef 1.3)
a-o filho único de DEUS(Jo 1.18)
b-o testemunho de DEUS acerca de seu filho(Mt 3.17)(Mt 17.5)
c-o testemunho de CRISTO sobre seu PAI(Jo 8.18;17.5)
d-DEUS enviou seu filho nascido de mulher(Gl 4.4)
e-As promessas de DEUS feitas aos profetas sobre seu filho(Rm 1.2-4)

4-PAI dos que se arrependem(Igreja)
a-Depois de redimidos nos tornamos filhos de DEUS(Gl 4.5-7)
b-A benção de Abraão nos alcansou((Gl 3.13-16)
c-Filhos de DEUS pela fé em CRISTO JESUS(Gl 3.26)(Jo 1.12)
4-Povo agora chamado de filhos do DEUS vivo(Rm 9.26)
5-DEUS,nosso PAI(Rm 1.7)(2 cOR 1.2)

5-PAI dos anjos por criação
a-Os anjos se apresentam diante do PAI(Jó 1.6)
b-Os anjos(estrelas da alva)jubilavam diante do PAI na eternidade(Jó 38.7)

Este tema é de grande importancia e de grande honra,pois atraves das escrituras percebemos uma grande verdade.Concerteza muitas referencias biblicas ficaram de fora deste estudo e que concerteza caberiam muito bem,por exemplo a ilustração da parabola do filho pródigo,onde vemos aquele pai representando DEUS,o PAI das misericordias,o PAI das luzes.
Caberia outra parábola,onde conta-se a historia de um pai que manda seus filhos trabalharem,um se recusa,outro decide trabalhar,vemos a relação de DEUS e seus filhos que trabalham para seu PAI.
Enfim,temos na biblia muitos versos que mostram DEUS como PAI,num deles vemos DEUS ensinando Efraim a andar,pegando pelas suas mãos,assim como um pai a seu filho quando este é ainda um bebê.
PAI é um titulo dado a alguem que criou algo,ou descobriu algo,por exemplo,quando estudamos sempre ouvimos que tal matematico é o pai da geometria,fulano é o pai da fisica moderna.
DEUS é chamado de pai,em primeiro lugar,por criar todas as coisas existentes:No principiou criou DEUS os ceus e a terra.
DEUS é o pai de toda a terra,de todos os seres,por ter criado a tais.Posso até afirmar que todos os homens são filhos de DEUS,por serem criaturas de DEUS.Claro que não estou falando da filiação que recebemos quando aceitamos a CRISTO como salvador,neste caso,nos tornamos filhos por adoção,logo,os cristão são filhos por criação e adoçao divina.O mesmo occore com os anjos ou estrelas da alva,que sao chamados no livro de JÓ de filhos de DEUS,por terem sidos criados pelo ETERNO.
Percebemos desde já as varias filiações existentes no plano divino:Filhos por criação(anjos e o ser humano em geral) e filhos por adoção(Todo aquele que confessa JESSUS como SENHOR e salvador de suas vidas)
Não posso deixar de falar sobre Abraão,um homem escolhido por DEUS,para dar descendencia ao MESSIAS.
DEUS fez promessas a este homem de Ur dos caldeus,disse que ele seria pai de muitas nações,e assim se cumpriu.O povo descendente de Abraão era chamado de filhos de DEUS.Há uma profecia para os gentios feita por Oséias que diz:E sucederá que no lugar em que foi dito:vós nao sois meu povo;aí serao chamados filhos do DEUS VIVO.
Que coisa maravilhosa:DEUS sempre pensou nos gentios e nao somente nos judeus,pois está escrito que na descendencia de Abraão(JESUS)seriam benditas todas as familias da terra.Sempre estivemos incluidos no plano de DEUS.
Sempre vemos nas cartas de Paulo:Graça e paz de DEUS,nosso pai e do SENHOR Jesus Cristo ou Bendito seja o DEUS e pai de nosso SENHOR Jesus Cristo.
Paulo chamava DEUS de pai,porque sabia que através do unico filho de DEUS nos tornamos tambem filhos do altissimo.
Como está escrito:Mas a todos quanto o receberam,deu-lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS; ou mesmo :Todos vós sois filhos de DEUS pela fé em CRISTO JESUS.
Não é por merecimento que me torno filho de DEUS,mas pela fé.JESUS nos redimiu da lei do pecado e nos tornou filhos de seu PAI.ELE nos deu seu ESPIRITO que clama aba pai.
JESUS é o unigenito do PAI,ou seja,o unico filho de DEUS que possui a mesma natureza de DEUS,a divina.Somos filhos adotivos,homens comuns que se tornaram filhos de DEUS.
O PAI deu testemunho acerca de JESUS dizendo:Este é meu filho amado em quem me comprazo.E JESUS disse:De mim testifica o PAI que me enviou.Aleluia.
Espero que voce tenha entendido esta mensagem.Se voce aida não é filho deste DEUS PAI,entregue sua vida ao filho DELE,então voce fará parte desta tao grande familia.
JESUS te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário