sexta-feira, 25 de setembro de 2009

SALMO 46


ESTUDO POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA

1-DEUS nas adversidades(DEUS É)
a-socorro em frente ao mar(Ex 14.21-22)
b-Proteção na fornalha(Dn 3.27,28)
c-Auxílio nas tempestades(Lc 8.23-24)
d-refúgio nas perseguiçoes(2 cor 12.10)

2-DEUS no meio do seu povo(DEUS ESTÁ)
a-Nos ensinando a viver(Is 28.26)(Mc 1.22)
b-Nos dando sua paz(Jo 20.19)
c-Nas horas de culto(Mt 18.20)
d-Por isso nos alegramos(Is 12.6)

3-O agir de DEUS na terra(DEUS FAZ)
a-Ninguém pode impedir(Is 43.13)
b-Faz cessar as tormentas(Sl 107.29)
c-faz cessar as guerras(2 Cr 20.17,30)

4-Por que descansar?(EU SOU DEUS)
a-que trabalha pelos que esperam (Is 64.4)
b-que não dorme(Sl 121.4)
c-que nao se cansa(Is 40.28)
d-que faz o impossivel(Lc 1.37)

Toda vez que leio este salmo ou escuto alguém lendo-o,vejo o quanto ele fala aos corações das pessoas.Ele expressa confiança e fé no DEUS dos exercitos,que está no controle dos ceus e terra.
A partir de verdades contidas neste salmo pude encontrar muitas referencias biblicas que enriquecem este cantico de vitoria nas guerras.
Ao longo do salmo encontramos frases como:DEUS é nosso refugio e fortaleza,DEUS está no meio dela e nao será abalada,DEUS faz cessar as guerras e aquietai-vos e sabei que EU SOU DEUS.
Por isso o esboço foi dividido em quatro partes e ressalta essas verdades biblicas.
DEUS foi o soccorro bem presente na vida de Sadraque,Mesaque e Abdenego na Babilonia,quando o rei Nabucodonosor ordenou que todos se prostrassem diante de sua imagem no momento em que os instrumentos musicais fossem tocados,contudo estes trêis jovens nao se encurvaram diante daquele ídolo e por isso foram lançados em uma fornalha.É aqui que eu entendo que DEUS nao chega atrasado para nos socorrer,mas bem na hora certa.Nada aconteceu àqueles jovens e DEUS foi glorificado em suas vidas.
DEUS livrou seu povo bem na hora de uma grande angustia:Em frente ao mar vermelho.De um lado montes,do outro mais montes,na frente só aguas e por trás la vinha faraó e seu exercito para destruir o povo de DEUS,mas foi aí que DEUS os livrou,pois é nosso refugio e fortaleza.aleluia.
Quando parecia que o mar iria sucumbir os discipulos do MESTRE,e os afogar,JESUS diz ao vento e ao mar:Aquieta-te.E logo se fez bonança.
DEUS também está no meio de seu povo para nos ensinar sua vontade,nos dá sua paz e sua alegria.Neste salmo se diz que DEUS está no meio e é fundamentado nisso que me veio a revelação.
Quando JESUS ressuscitou,ele se pôs no meio do cenáculo onde os discipulos estavam reunidos por temerem aos judeus e lhes disse:PAZ SEJA CONVOSCO.
JESUS também disse:E onde estiverem dois ou treis reunidos em meu nome,ali eu estarei no MEIO deles.ALELUIA.
A biblia tambem diz que JESUS se colocava de pé no meio da sinagoga,e ali ensinava a palavra.Que coisa gloriosa é ter JESUS no nosso meio.
DEUS faz cessar as guerras desde o confim da terra.Eu entendo que agindo DEUS ninguém impedirá,ELE tem o dominio de tudo que há,quando ELE diz basta,então a guerra,a luta,a tempestade tem que cessar.DEUS pôs fim em muitas guerras,ELE livrou josafá,Ezequias.Sempre nos diz:Nesta peleja não tereis que pelejar.Graças a DEUS que toma nossa luta por sua e nos faz mais que vencedores,porque para DEUS nada é impossivel,basta uma só palavra e pronto.
Por tudo isso que foi dito voce deve descansar em DEUS,pois a biblia diz que não há outro deus como o nosso DEUS que trabalha por aqueles que nele esperam.ELE não dorme nem tosqueneja,nao se cansa nem se fatiga e nao há esquadrinhação no seu entendimento.ALELUIA.DEUS é grande,seus pensamentos sao mais altos que os nossos,seus caminhos mais elevados,por isso podemos descansar e crer que o impossivel DEUS fará.
DEUS é exaltado entre todos.Ainda que tudo pareça um caos na sua vida,ainda que a terra se mude,ainda que os montes se transportem para o meio dos mares,ainda que as aguas rujam e os montes se abalem pela sua braveza,aquiete seu coração,ou seja,nao se mova,fique parado e veja o livramento do senhor.
Aquiete-se e saiba que ELE é DEUS,confie nele nas horas mais dificeis,ele vai te ajudar e seu nome será exaltado sobre a terra.
JESUS te abençoe.

2 comentários: