terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dois filhos e um PAI


11 E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
12 E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
14 E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
15 E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
16 E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
25 E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
26 E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
27 E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
28 Mas ele se indignou, e não queria entrar.
29 E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;
30 Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
31 E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;
32 Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.

ESTUDO POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA

1-O filho mais novo(O pródigo)
a-foi egoísta,não pensou em seu pai(v.12,13)
b-Quando começou a padecer necessidades nao pensou de pronto em seu pai,tentou se virar sem ELE(v.14.15)
c-Longe de seu pai se contaminou com imundícias(v.16)
d-A decisão de voltar a seu pai é tida pelas necessiaddes da vida(V.17-19)

2-0 PAI
a-Não questiona a decisão do filho que queria partir(v.12)
b-O pai demonstra amor na volta de seu filho,demonstra saudade e afeto(v.20)
c-Não lança em rosto as falhas do filho,simplismente manda lhe vestir e prepararem uma festa,demonstrando generosidade(v.22)
d-O pai demonstra a seu filho que ele tem valor por se alegrar(v.23-24)
e-O pai perdoou seu filho e lhe defendeu quando foi acusado pelo irmao mais velho(v.32)
f-O pai mostra a seu filho mais velho que o mais importante é a presença do proprio pai e que todos são iguais e merecem mais uma chance(v.31)

3-O FILHO MAIS VELHO
a-era trabalhador(v.25)
b-sentiu descontentamento pela volta do irmão que tinha partido(27-28)
c-sentiu inveja do irmão mais novo(v.29)
d-se justifica diante do pai como sendo melhor que o caçula rebelde(v.29)
e- acusa o PAI de injustiça quando diz que este nunca lhe deu uma festa(v.29)
f-tentou colocar seu pai contra o filho prodigo(v.30)
g-valorizou mais os bens materiais que seu proprio irmão(v.30)

Estes dias ouvi uma linda ministração sobre esta parábola,por isso decidi com as minhas palavras expressar o que diz esta tão linda história de um filho rebelde que abandona seu pai,de um filho legalista,que se sente melhor que os outros e despreza seu irmao mais novo e de um pai amoroso que perdoa seus filhos e que está mais preocupado com o bem estar de sua casa.

JESUS usava a parábola para expressar verdades celestiais de maneira que os homens pudéssem entender.O pai da história representa DEUS,pai de muitos filhos,o prodigo é aquele que deseja conhecer o mundo e seus atrativos e por isso abandona seu pai(DEUS),e o filho mais velho é aquele crente que se auto justifica diante de DEUS,mas que precisa aprender a ser mais parecido com seu PAI MISERICORDIOSO.
Esta historia pode ser vista por dois ângulos:DEUS e seus filhos e O pai comum e sua familia.Esta parábola dá exemplos de como os pais devem se comportar em seus lares e seus filhos juntamente.

Quando o mais jovem volta o pai nao lança em rosto seus erros,sua rebeldia,antes o acolhe com amor,demonstrando em todo tempo que o mais importante não era a herança disperdiçada,mas seu proprio filho.Muitos pais nao sabem demonstrar a seus filhos o seu valor,sua importancia na familia,brigam por causa de dinheiro e vivem a dizer:Voce foi embora,sofreu,se tivesse me ouvido nao teria passado por isso.Veja que o pai da parabola se alegrou com a volta de seu filho,nao foi dar cermões,simplismente amou aquele que estava perdido.
Muitos filhos de hoje precisam se sentir acolhidos por seus pais,precisam ouvir uma palavra de amor e nao serem censurados a todo tempo.Aquele pai foi generoso,nao mediu esforços para festejar,nao precisava ter dado festas,o simples fato de acolher ja falaria o bastante,mas aquele pai quis mostrar a seu filho que o maior bem era sua presença de volta no lar.
O pai da parábola soube perdoar e defender seu filho,o perdão no lar é algo muito importante,saiba perdoar seus filhos,saiba abraçar e beijar seus filhos,seja carinhoso com eles,isso fala muito.O pai dessa história foi bem carinhoso,porque é assim que DEUS é:AMOROSO.

Algo me chama a atenção:O pai corre ao encontro de seu filho quando o avista regressando.É o unico lugar na biblia que representa DEUS correndo em direçao ao pecador arrependido.Se voce se afastou da presença do PAI CELESTE saiba que ele sente sua falta,ele tem saudades de ti,ele corre ao seu encontro para te abraçar,porque nao deixou de te amar.


Vemos atitudes de um filho que mesmo ainda perto de seu pai,nao se parece muito com ele.O filho mais velho tinha suas qualidades é verdade,porem tambem tinha muitas falhas.Ele nao soube se alegrar com a volta de seu irmão,sentiu inveja e ficou descontente,ao contrario do pai que demonstrou tao grande alegria.O filho mais velho era trabalhador,sempre no campo de seu pai,fazendo aquilo que seu pai havia mandado,porém era legalista ao extremo,se justificava como sendo obidiente e melhor que o outro filho,isso é comum em nosso meio,muitos de nossos irmãos se justificam em suas oraçoes,mas DEUS nao se agrada disso,temos de nos humilharmos  a DEUS e nao nos vangloriarmos.

O filho mais velho acusa seu pai de injustiça,dizendo que nunca recebeu uma festa,mesmo sendo tão bom e obidiente.Que coisa feia.
Ainda tenta colocar seu pai contra seu irmao recem chegado,devemos ter muito cuidado com nossas palavras e atitudes diante de nosso pai,DEUS ama a todos igualmente,nao faz acepçao de pessoas.
Que possamos aprender com DEUS em relação a ELE mesmo e tambem com nossa família.
Se voce deixou esse PAI tao amoroso,generoso,compassivo e bondoso,que perdoa os nossos erros,arrependa-se agora mesmo e torne a casa de seu pai,ele vai te receber bem,pois nunca deixou de te amar.
Fico pensando nesse pai,os dias em que seu filho estava longe,o quanto ele nao pensava em seu caçula:Sera que ele está bem?será que ja comeu?será que está com frio?
Volta pra casa o teu pai te espera.Não pense só em voce,pense em seu pai tambem que sofre com sua ausencia.
QUE JESUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário