sábado, 8 de agosto de 2009

JESUS,o bom pastor


EU sou o bom pastor,o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas
(Jo 10.11)

ESTUDO POR Frankcimarks Oliveira

1-JESUS conhece suas ovelhas e estas conhecem a JESUS(Jo 10.14)
2-JESUS chama suas ovelhas pelo nome(Jo 10.3)
3-JESUS vai adiante de suas ovelhas e estas conhecem sua voz(Jo 10.4)
4-Bem protegidos nos braços do bom PASTOR (Is 40.11)
5-JESUS,o GRANDE PASTOR das ovelhas(Hb 13.20)
6-A parábola da ovelha perdida(Lc 15.4-6)
7-Ó espada,ergue-te contra meu PASTOR(Ez 13.7)
8-O pastor JESUS é ferido e as ovelhas se disperçam(Mc 14.27)
9-A igreja é chamada de o rebanho de DEUS(1 Pe 5.2,3)
10-JESUS diz a Simão:apascenta meus cordeiros(Jo 21.15)

Estamos diante de um estudo maravilhoso: JESUS,o bom pastor.
Quem é ovelha de CRISTO sabe o quanto isso é verdade.
JESUS é o grande pastor das ovelhas,e nós somos seu rebanho.
JESUS sempre usava figuras comuns do dia -dia para ilustrar verdades divinas,só assim podemos entender sua linguagem e grande sabedoria.
Desde o antigo testamento foi profetizado que este pastor seria ferido,e a consequencia disso seria a disperção de suas ovelhas,logo ovelha sem pastor está sem direçao,por isso perde o rumo.
JESUS foi ferido,morreu e seus discipulos se foram cada um a seu caminho.
Mas o bom pastor não abre mao de suas ovelhas,pelo contrario,pastor que é pastor dá a sua vida pelo seu rebanho,e foi exatamente o que CRISTO JESUS fez,deu sua vida por cada um de nós.
Imagine voce um lugar bem verdinho,com um pastor cuidando de suas ovelhas,pastoreando todo o dia,com muita cautela, ele conhece cada uma,chama-as pelo nome,tem intimidade com cada uma delas,pois o convivio faz isso. Até mesmo o andar de suas ovelhas,o tom da voz de cada uma delas é conhecido deste pastor.
Vimos que JESUS conhece suas ovelhas e estas conhecem sua voz.
Percebemos que ha um relacionamento entre ambos.
Um pastor de verdade guia seu rebanho por caminhos bons,com pastagens e agua fresca, vai a frente das ovelhas para protege-las.
Não é diferente com JESUS,ele vai adiante de nós endireitando os caminhos tortos,quebrando os ferrolhos e despedaçando os muros,ele nos guia com muito amor.
JESUS nos conta uma de suas parábolas em lucas,é a parábola da ovelha perdida.
Essa é uma historia de um pastor que possui cem ovelhas,mas que perde uma e deixa as outras noventa e nove por causa desta que se perdeu.
Cada ovelha é de grande valor para JESUS, cada uma foi comprada com seu sangue precioso,ele nao quer perder nenhuma.
ELE cura a ovelha ferida,ELE procura a perdida,ELE nao se esquece de nenhuma.
A igreja é chamada de rebanho, e para apascentar este rebanho JESUS deixou aqui na terra homens como Pedro,Tiago,enfim,pastores que dêem exemplo e testemunho diante de todos na sociedade.
Um texto bem conhecido é aquele em que JESUS depois de ressucitado pergunta a Pedro:
-Tu me amas?
e Pedro responde:
- Tu o sabes SENHOR.
JESUS repete outras vezes a mesma pergunta e depois de cada uma ELE DIZ:
-Apascenta meus cordeiros.
JESUS subiu ao ceu mas continua cuidando dos seus cordeiros, atraves de seu ESPIRITO SANTO,atraves de seus pastores.
Só posso terminar dizendo:
O SENHOR é o meu pastor,nada me faltará,ELE me faz deitar em verdes pastos e me guia mansamente a aguas tranquilas,ele refrigera a minha alma,guia-me pelas veredas da justiça,por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte eu nao temeria,porque tu estas comigo.
Atua vara e o teu cajado me consolam.Aleluia.
Perceba que JESUS é este pastor que nos conduz a lugares onde ha alimento,grama verdejante,a lugares onde ha aguas,onde saciamos a sede,a lugares onde h a sombra,para descansarmos,ele nos conduz com seu cajado,muitas vezes precisamos desse cajado,para nao perder o rumo.
Se JESUS é o nosso pastor,entao descansemos,pois nada nos faltará.
O salmista Davi cuidava das ovelhas de Jessé,seu pai e foi ele quem escreveu esse salmo,Davi lutava contra animais ferozes para defender seu rebanho,da mesma maneira CRISTO JESUS cuida de cada uma de suas ovelhas aqui na terra.
Que JESUS te abençoe sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário