terça-feira, 28 de junho de 2022

Salmo 121: Vinde, busquemos ao Senhor

 Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.

O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. ( Salmo 121.1-8)

Por Frankcimarks Oliveira

    Pretendo com essa mensagem:

1- Encorajá-los a confiarem em Deus e a buscá-lo em oração;
2- Analisar a fé perseverante daqueles que encontraram o Senhor;
3- Meditar acerca da importância da vida de oração.

    I - ELEVO MEUS OLHOS:

    Estamos peregrinando neste mundo, rumo a nossa pátria celeste. Nossos olhos devem estar firmes nas coisas que são do ALTO, pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração, disse o Senhor Jesus a seus discípulos. Erramos quando nos distraímos com as coisas deste mundo e tiramos o foco do nosso CHAMADO. Que nossos olhos estejam voltados para aquele que nos vocacionou. Se tirarmos a vista dele, nossa fé desvanecerá e afundaremos em meio as ondas tempestuosas do mar da vida. O mundo é passageiro, mas aqueles que fazem a vontade de Deus, permanecerão firmes. O mundo possui muitos atrativos, que provocam nossos olhos, que nos seduzem com muitas tentações, mas devemos mantê-los fixados em Cristo Jesus, o autor da Salvação, pois sua beleza excede em muito as "belezas" deste mundo. ( Mundo a que me refiro não é a terra, pois a terra e sua plenitude são do Senhor, mas ao sistema mundano e pecaminoso que nega a Deus e a sua glória)

    Portanto, elevar os olhos é a atitude necessária para todo cristão sincero e piedoso vencer o mundo. É apenas quando tiramos nossa vista do plano terrestre e a elevamos aos céus, por meio da fé, que nossa verdadeira jornada começa.

II- PARA OS MONTES:

    Sabemos que Cristo deixou bem claro que não existem geografias sagradas onde podemos encontrar a Deus. Não é neste monte, nem naquele monte, onde Deus deseja ser adorado, pois Deus é Espírito e importa ser adorado em Espírito e em verdade. Ora, Deus é Espírito, logo, é livre de limitações físicas, o que implica dizer que Ele está em todos os lugares e portanto, pode ser invocado e encontrado em todos os lugares. Então, nós o invocaremos com mãos santas em toda e qualquer geografia. Contudo, analisemos a simbologia dos MONTES.
    Deus se revelou a Abraão como o EL SHADDAI, que pode significar o Deus dos Montes. E no monte Moriá, revelou sua providência salvadora quando Abraão quase sacrificou seu filho em obediência a seu mandamento. No monte do Senhor se proverá, surgiu o ditado. Desde então Deus se revelou diversas vezes em montes. Moisés, Elias, os apóstolos testemunharam a glória de Deus em montanhas. O próprio Jesus fez seu sermão mais conhecido em um monte, vindo posteriormente a ser crucificado também sobre um monte, o Gólgota. Aqui ele pregou seu maior sermão: Deus é amor.

    Subir o monte nos fala de perseverança, dedicação, empenho, determinação, força de vontade, esforço, cuidado, vigilância, coragem. Para subir um alto monte é necessário tudo isso e muito mais. Não se pode olhar para baixo depois que se começa a escalada, pois o medo pode dominar o coração do que sobe e o fazer cair. A vida de oração é do mesmo jeito, requer de nós comprometimento. O monte está a nossa frente e Deus nos manda subir, lá encima está a recompensa, de lá veremos que valeu a pena se dedicar. De cima do monte se tem uma visão panorâmica das coisas, a vida é vista com mais clareza. 

A oração tem esse poder, ela fortalece nossos "músculos", nos dá resistência e quanto mais nos dedicamos à oração, mais fácil se torna subir o monte. No começo algumas dificuldades aparecem, mas Deus em sua bondade, conforme insistimos em subir, nos torna mais aptos à escalada. O que era difícil no começo, vai se tornando mais tranquilo. Contudo, não nos enganemos, existem sempre montanhas mais altas e desconhecidas, que jamais ousaríamos subir sem o auxílio divino. Jesus mesmo disse: se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis para este monte: passa daqui para acolá, e há de passar, e nada vos será impossível.( Mateus 17.20)

    Os montes podem, portanto, tipificar os obstáculos que surgem em nossa vida ou caminhada cristã. Em Deus faremos proezas. Pela fé em Jesus Cristo, estamos autorizados, em oração, a enfrentarmos cada dificuldade que surge em nossa frente com a certeza de que Deus nos ouvirá e nos atenderá por sua graça. Um monte não se escala facilmente, antes requer perseverança. Nosso erro é que facilmente desistimos de orar, deixamos de apresentar a Deus nossas petições, somos impacientes e imediatistas. Ora, Jesus ordenou que os discípulos esperassem a promessa do envio de poder do alto. " Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder", e a recompensa após cerca de cinquenta dias de oração no cenáculo foi a descida gloriosa do Espírito Santo sobre eles, revestindo-os de coragem para proclamarem o evangelho do Senhor, pois até esse evento, eles estavam tomados de medo dos judeus.

III- DE ONDE VEM O MEU SOCORRO:

    Jesus Cristo subiu o monte mais elevado. Após morrer no monte da caveira por nossos pecados e ressuscitar ao terceiro dia, foi assunto ao céu, onde está a destra de Deus Pai. De lá vem o nosso socorro. Cristo intercede por seu povo, somos a resposta de suas orações. Tudo o que recebemos de DEUS é graças aos méritos do perfeito e imaculado Cordeiro Divino. " Até agora nada pedistes em meu nome", disse-nos o Senhor, " pedi e recebereis, para que vosso gozo se cumpra". É no nome dele que temos acesso a Deus, porque Cristo em tudo agradou ao Pai. Deus tem prazer em atender aos pedidos de seu filho amado Jesus Cristo, por isso quando vamos a Ele em oração, devemos ir na autoridade do nome de Jesus, aquele que possui todos os tesouros do céu, pois é o único e verdadeiro herdeiro de suas riquezas. Em Cristo, ouvimos o amém de Deus. Temos um advogado fiel junto ao Pai que advoga nossa causa, que intercede a nosso favor, tenhamos mais confiança em seu amor. 

    Cristo é cheio de boa vontade para com os pecadores, jamais se negou a nenhum dos que o buscou em sinceridade. O coração do Senhor é cheio de ternura e misericórdia, podemos nos aproximar sem medo dele, pois ele é manso e humilde de coração. Mesmo sendo Santo, Santo, Santo, sua graça nos dá livre acesso ao Pai. Cristo é a nuvem que nos cobre para que não sejamos consumidos pela santidade de Deus, pois o pecado não pode subsistir diante Dele. Homem algum pode permanecer vivo diante do Eterno por causa da presença do pecado. Mas em Cristo, somos aceitos por Deus. Cristo Jesus é o Mediador que "filtra" a força da glória divina e por causa dele não somos exterminados. Só Cristo suporta a glória do Pai, pois ele jamais pecou. Cristo é na verdade o resplendor da Glória do Pai. É nele que vemos a face de Deus. 

    Jesus é o nosso único socorro. Em nenhum outro nome há SALVAÇÃO. Apenas Cristo é a porta aberta que dá acesso ao palácio celestial. Ele retornou para lá, após sua ressurreição, e nos diz: virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também. Alegremo-nos com a promessa!
    
    Busque, leitor, a face adorada de Jesus, ele é teu único socorro. Ele é bom e sua bondade não tem fim. Ele te protegerá de todo mal, ele guardará tua entrada e tua saída. Em Cristo você estará livre de toda maldição, nem mesmo a morte te será perigosa, porque Jesus é a vida eterna. Entregue aos pés do Rei dos judeus e dos gentios, o teu coração, e ele cuidará dele com amor.

IV- O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR

    O cristão ao longo de sua vida passará por diversas experiências que servirão para fortalecer seu relacionamento com Deus. É certo que o cristão deve passar pelo fogo da provação para se tornar mais parecido com seu Mestre. O grande objetivo de Deus é nos tornar a imagem de seu filho, Jesus. Para tanto Deus se apropria das coisas da vida, boas e ruins, para forjar em nosso coração o bom caráter de Cristo. Todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus ( Rm 8.28)

    Não é que Deus tenha prazer no sofrimento, isso não é verdade, afinal no céu não haverá pranto nem morte, mas é que este mundo é, por causa do pecado, um lugar hostil. Jesus mesmo padeceu muitíssimo enquanto esteve entre nós, contudo não abriu sua boca para reclamar ou blasfemar o santo nome de Deus.

    As nossas lutas devem glorificar a Deus. Isso ocorre quando, mesmo em meio a adversidades, colocamos nossa confiança no Eterno. Devemos nos agarrar ao que sua palavra nos diz. O povo no deserto clamou a Deus e ele os atendeu. Deus é um Deus pessoal, que se importa com suas criaturas. Ele não é indiferente as nossas dificuldades, pelo contrário, é Ele quem mais está interessado em nossas vidas, pois foi ele quem nos fez.

    Deus nos dará certas experiências para que nos lembremos futuramente do que ele fez no passado, assim nossa fé sempre se voltará para ele e poderemos então dizer: Espera minha alma no Senhor. Quantas vezes o Senhor já não nos livrou de situações difíceis e apertadas? Lembremos de seus feitos, lancemos sobre ele os nossos cuidados, pois ele não mudou.

    Nos momentos difíceis, diga para si mesmo, pregue para sua própria alma: MEU SOCORRO VEM DO SENHOR. Não importa quantas vezes você tenha que recordar sua alma dos benefícios do Senhor, faça-o até que sua alma esteja descansada em Deus. Nossas almas parecem ter memória curta, por isso a necessidade recorrente de voltarmos sempre aos fundamentos de nossa fé. Direi e repetirei a minha alma até que ela guarde bem a verdade do Senhor: teu socorro está em Cristo, espera Nele.

    V- QUE FEZ O CÉU E A TERRA:

    Nossa fé precisa respaldar-se na grandeza de Deus. Não confiamos em quem não tem condições de realizar o que promete, ou que demonstra falta de capacidade em si mesmo para cumprir o que se propõe a fazer. Nosso Deus fez o céu e a terra e os mantém com a força do seu poder. O que seria impossível para este Deus? Pense, leitor, o que é teu problema diante do Eterno que fez todas as galáxias? Pense, irmão amado, o que é o monte da tua aflição diante Daquele que fez todos os montes existentes? Nós, por sermos fracos e limitados, estremecemos diante dos problemas que surgem em nossas vidas, mas Deus nem é fraco nem limitado. Deus está acima deste mundo e de todos os mundos. Deus é infinito em graça e misericórdia, não somente em poder. Pois ainda que Deus fosse  todo-poderoso e não fosse acessível e bondoso, não teríamos muitas certezas de que ele nos atenderia. Mas é exatamente porque ele é bom e compassivo que podemos confiar nele e buscarmos seu auxílio.

    Existem muitos homens poderosos neste mundo, homens com muitas riquezas e autoridade política, judicial, policial etc. Mas o que nos assegura que seríamos por eles atendidos caso os procurássemos? Procurar ajuda de quem tem poder não nos assegura que seremos atendidos positivamente. Deus é poderoso, o mais poderoso de todos os poderosos, contudo, não confio apenas em seu poder. Aproximo-me de Deus pois sei que ele é misericordioso, seu coração se move a meu respeito, ele se compadece de mim que sou pó e cinza. Mesmo sendo tão poderoso, tão importante e ilustre, Deus olha dos altos céus para criaturas insignificantes e pecadoras como eu e você. Deus é humilde!

    Deus não é como certas pessoas que, por alcançarem certas honrarias e poder neste mundo, tornam-se arrogantes e inacessíveis. A humildade de Deus o torna inclinado a favorecer os pequeninos da terra. Deus se lembra dos pobres, dos órfãos, das viúvas, dos estrangeiros. Ele não desampara os pequeninos que nada têm para retribuí-lo. Deus é generoso e dá sem esperar nada em troca, ele abençoa até os ingratos, porque suas entranhas são entranhas de compaixão. Como um Pai, ele se compadece de nós. Por isso não tenhamos medo de buscá-lo sempre. Sabendo quem Deus é, com certeza iremos com mais frequência a sua presença caridosa. Ele é bom, dará além do que pedimos ou pensamos. Ora, se até os maus sabem dar boas coisas a seus filhos, quanto mais Deus que é bom, nos dará seu Espírito Santo. 

    Deus está disposto a nos dar o que tem de melhor. Ele provou seu amor para conosco nos dando seu filho Jesus Cristo para morrer na cruz em nosso lugar para que tenhamos vida nele. Ele também nos enviou seu Espírito Santo para que pudéssemos conhecê-lo, pois sem o Espírito jamais entenderíamos quem DEUS é, o que faz e porque o faz. Perceba leitor, Deus é amoroso, humilde e generoso. Ele abre seus tesouros e nos enriquece com o sangue precioso de Jesus, isto é, seu perdão, e com o azeite precioso de sua dispensa, isto é, seu Espírito, que nos convence da verdade.

VI- NÃO DEIXARÁ VACILAR O TEU PÉ:

    O cristão que anda com Deus o conhece bem e pode garantir aos medrosos: Nessa jornada, Deus não deixará você perecer; venha, entre logo no caminho. A subida do monte muitas vezes é ingrime e perigosa, até mesmo o caminho até o monte pode ser perigoso, tendo serpentes e escorpiões no caminho. Mas Cristo está conosco, ele não nos desampara. Se as serpentes nos picarem, olharemos para ele por sobre a cruz e sararemos de imediato. O pecado, essa serpente ardilosa, não tem mais poder sobre os filhos de Deus. Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. É Deus quem vai a nossa frente, endireitando os caminhos tortuosos, é ele quem vai removendo as serpentes e os escorpiões de nossa frente, é ele quem destrói as ardis ciladas do inimigo, quem desfaz o laço do passarinheiro. Tenhamos confiança, não estamos sozinhos nessa peregrinação. Subamos o monte do Senhor com confiança.

VII- AQUELE QUE TE GUARDA NÃO TOSQUENEJARÁ:

    Nosso Senhor é a sentinela de Israel, somos vigiados por ele, pois somos seu povo, o rebanho que ele comprou para si com seu sangue. Querido leitor, você acha mesmo que Cristo não protegeria sua propriedade particular? Custamos um alto preço para ele, sua própria vida, então estejamos bem certos de que Cristo não falhará em sua missão de nos conduzir até a casa do Pai. Somos suas ovelhas amadas, ele é o nosso pastor. Ele nos protegerá dos lobos e leões famintos, dos falsos profetas, das falsas religiões, dos falsos mestres. Ele não dorme e por isso não corremos risco algum. Deus trabalha até agora para assegurar que façamos uma boa travessia. Nunca se viu um Deus como este Deus que trabalha por aqueles que nele confiam. Ele realmente nos ama muito e nos tem como preciosos para ele, pois Deus não descansa até que faça tudo o que precisa para nos levar a sua presença eterna. 

    Deus não pode falhar em seu trabalho exatamente porque é Deus. Nós nos cansamos e dormimos, e nesse momento de descuido, o mal pode nos atacar. Deus, porém, é Espírito, ele não se cansa nem se fatiga. Ele não possui as mesmas necessidades que nós, não precisa se reabastecer ou tirar um cochilo para voltar a sua potência total. Por isso, não temos desculpas para não o seguirmos. Não devemos inventar escusas para não irmos após ele. Vinde após mim, ele nos chama. Vinde todos e me sigam, diz a voz do amado pastor. As suas ovelhas ouvem a sua voz e o seguem. Cristo é completamente confiável e capaz, não sejamos relutantes de segui-lo.

VIII- EIS QUE NÃO TOSQUENEJARÁ NEM DORMITARÁ O GUARDA DE ISRAEL

    Jesus chegou para seus discípulos e lhes disse: Por que dormem, não podem velar comigo uma hora? Por diversas vezes o Senhor os apanhou dormindo, e os evangelhos nos dizem que eles dormiam de tristeza. Cristo, porém, desperto e vigilante, os guardava em oração. Nosso Senhor deseja que estejamos vigilantes, que oremos em tempo e fora de tempo, contudo, devemos saber que é Ele quem nos guarda. Não repousa sobre nós o fardo da missão, pois certamente falharíamos em cumpri-la, mas está sobre os ombros de Jesus. É ele quem nos assegura que chegaremos ao porto bem seguros. O Senhor acalma a tempestade com sua palavra, o Senhor nos coloca no barco e nos diz para não temermos. Graças a Deus por Jesus Cristo, o capitão de nossa salvação. Ele é experiente e sabe o que está fazendo. Ele tem compaixão de nós, ele conhece nossas fraquezas e ainda assim não nos desampara.

    Nós com certeza em algum momento ou outro abaixaremos a guarda e nos veremos em grande fragilidade diante de nossos inimigos ( o mundo, o pecado, e o diabo). Nossa sorte é que Cristo está conosco, nos velando e nos protegendo. Se não fosse o Senhor, ora diga Israel, há muito que teríamos sidos afogados e destruídos. Glória somente a Deus.

 IX - O SENHOR É QUEM TE GUARDA, O SENHOR É TUA SOMBRA A TUA DIREITA

    Para que não reste dúvidas de que só estamos vivos e caminhando porque o Senhor está conosco nessa jornada, o salmista torna a repetir a mesma verdade anterior: o Senhor é quem te guarda. É por causa do insistente trabalho de Jesus como nosso protetor que permanecemos salvos. Jesus não apenas nos salva da condenação vindoura, ele nos preserva salvos Nele. Aqueles que ele ama, ele ama até o fim. Ele é a nossa sombra a nossa direita, isto é, assim como nossa sombra nos acompanha de um lado para o outro, Cristo nos persegue de um lado para o outro, ele não nos deixa nem por um segundo, ele está em nós e nós estamos nele. Tenhamos fé que realmente estamos salvos de todos os perigos do caminho. Nossa alma é guardada por aquele que nos ama com amor insistente. Deus nos amou com amor eterno e com cordas de misericórdia nos amarrou nele mesmo.

    X- O SOL NÃO TE MOLESTARÁ DE DIA, NEM A LUA DE NOITE

    O caminho é extenso e requer muito empenho de nossa parte. O sol no deserto eleva a temperatura de modo quase insuportável. Cristo é a nuvem que ameniza o calor sobre nossas cabeças. Ele não nos engana: no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. O caminho é árduo, mas Cristo nos ajuda a suportar. O Senhor nos renova para que prossigamos rumo ao alvo de nossa vocação. Estamos indo em direção a nosso Pai celestial, Cristo está nos conduzindo pacientemente. Ele nos dá água a beber, ele refrigera a nossa alma, nos conduz a pastos verdejantes, unge nossas cabeças, nos alimenta e nos dá paz. Tudo o que precisamos para atravessarmos essa vida, o Senhor nos providencia. O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Deus é o nosso pão e o nosso vinho, o sustento que nos fortalece e nos faz caminhar milhas e milhas. Vosso descanso não é aqui, ele nos diz.

    À noite, o clima no deserto é extremamente frio. Cristo será nossa coluna de fogo e afugentará o frio de nossas almas. O Senhor é a luz que ilumina nossos caminhos, não erraremos o alvo, pois Cristo mesmo nos mostrará o caminho que devemos percorrer. Ele ilumina nossos corações para que o sigamos contentes. Sua palavra é lâmpada para nossos pés. Sigamos a luz do mundo, que resplandece nas trevas. Sigamos a Jesus Cristo, nosso candeeiro. Sua presença afugentará os males noturnos, sua glória em nosso meio fará fugir por sete caminhos aqueles que desejam nosso mal. Cristo brilha em nós e faz correr os demônios; Cristo brilha em nós e afugenta os seres noturnos e sorrateiros que podem nos ferir. Não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. A morte e as trevas foram por ele vencidos.

    XI- O SENHOR TE GUARDARÁ DE TODO MAL, GUARDARÁ A TUA ALMA:

    Ó medroso e tímido, confia no Senhor. Nada tens a temer porque ele irá conosco. Entra no caminho de Cristo e o siga, pois ele guardará tua alma até o fim. Todos os males que podem te fazer tremer, nada são diante dele. Jesus tem todo o poder nos céus e na terra, por que tens medo? Jesus é o alfa e o ômega, por que insistes em resistir sua voz? Venha a Cristo sem medo, só nele estarás protegido.

    Cristo sujeitou todas as realidades. Sob os seus pés estão as coisas visíveis e invisíveis. Nada o ameaça, nada o faz tremer. Ele é o Senhor para a glória de Deus, Senhor dos vivos e dos mortos. Não tenha medo de mais nada, nem do que os homens podem nos fazer. Temamos àquele que tem poder não só sobre os corpos mortais, mais também sobre as almas imortais. Entrega tua alma a Cristo, confia nele e ela estará bem segura. Entrega já o teu coração ao Filho de Deus, pois ele te ama e não te deixará confundido.

    XII- O SENHOR GUARDARÁ TUA ENTRADA E TUA SAÍDA, DESDE AGORA E PARA SEMPRE.

    O cuidado de Cristo começa neste mundo e se estenderá até o mundo vindouro. Não pense que precisaremos dele apenas agora. Cristo e somente Cristo é nossa vitória. Nele temos tudo o que precisamos. Nessa vida mortal e na próxima somos dependentes de Jesus. Desde agora e para sempre, que lindo verso! Confiemos na fidelidade do Senhor. 


Um comentário:

  1. Amem, que a nossa confiança esteja nele.e que possamos olha para Cristo Jesus ,q ele seja o nosso socorro bem presente

    ResponderExcluir