terça-feira, 7 de junho de 2022

Oração 12: Senhor, faze-me humilde

 Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. 


( Mateus 5.5)

Por Frankcimarks Oliveira


    Senhor Jesus Cristo, tu que és manso e humilde de coração, torna-me a tua imagem e semelhança. Tu que aceitaste a vontade do Pai com submissão, e mesmo sendo Deus e Senhor, se fez homem para nos servir, e habitando nesta terra, vivendo entre os pecadores, nos ensinaste a verdadeira grandeza, torna-me humilde de coração para que eu possa herdar as promessas.

    Conduza-me, Ó Senhor, em tua Justiça. Dá-me um coração inclinado a te seguir, e humilde o bastante para te acatar, vendo sabedoria em tuas palavras, e vida genuína em teu exemplo. Guie-me em teu caminho, transforme o meu pensamento, assim verei beleza em tua cruz e te seguirei livremente. Que minha vida não seja preciosa a meus próprios olhos, isto é, que minhas próprias convicções não sejam mais fortes do que o novo caminho que preparaste para aqueles que te amam. Ajuda-me a renunciar minhas filosofias  quando eu for confrontado com teu doce evangelho. Vença o meu orgulho, Senhor Jesus, com a paciência que te é característica.

    Tu és longânimo, mas rejeitas aos soberbos. Tu concedes tempo aos homens para que se arrependam, mas por seres justo em todos os seus caminhos, e justamente por seres humilde, ainda que seja Deus, não toleras o arrogante de coração. Ó Senhor, tu derrubas de seus tronos os altivos de espírito, pois tu, o resplendor da Glória divina, não usurpou o poder e o trono nas alturas, antes, visando o bem maior dos que creriam em ti, te tornaste carne e mortal para que vivêssemos em ti, por ti e para ti. 

    Tu não quiseste a glória sem nós, o teu povo. Tu não és como os homens arrogantes e passageiros que se apegam facilmente à vaidades. As coisas que temos por preciosas, tu as desprezas. Para ti as pessoas valem mais do que as coisas. Nós buscamos fama e riquezas, ouro e tesouros perecíveis; tu buscaste a glória de Teu Pai, fazer a vontade de Deus; mesmo sendo o Filho Unigênito de Deus, escolheu nos tornar teus irmãos, dividindo conosco a tua herança. Quem pode ser mais humilde que Cristo? Soberano nos céus e humilde na terra. Adorado pelos anjos celestes sobre as nuvens e desprezado pelos príncipes de seu povo. 

    Ó Senhor, manso e humilde de coração, tendo todo o poder nas mãos, não convocaste ao ser traído, uma legião de anjos para te vingar e nos destruir. Nossos reis e imperadores fizeram guerras e destruíram civilizações por menos, mas tu és o amor encarnado, Senhor Jesus, tu és o amor verdadeiro.

    Salva-nos, Senhor, do nosso orgulho e não permita que, movidos pelo nosso ego, façamos aquilo que é mau a teus olhos. Ensina-nos a humildade que suporta com paciência a ignorância alheia. Ajuda-nos a não nos irarmos quando nosso ego for contrariado. Que nossa mão seja contida pela tua quando, cegados pelo ódio, a levantarmos para nos vingarmos de quem nos ofendeu. Não é esse o teu espírito, pois tu és humilde e manso de coração. Não é fácil, meu Senhor, mas tu és o Deus do impossível. O que é impossível para o homem, é possível para Deus.

    Tu rejeitas o arrogante, mas dá graça aos humildes, por isso, Meu Deus, torna-me humilde, pois não quero ser rejeitado por ti. Tu és precioso aos meus olhos, e o que faria eu longe de ti? Para onde eu irei se tu me rejeitares? Onde reclinarei minha cabeça, se só em ti encontro repouso? Tu és o lugar onde eu me escondo, meu alto refúgio. Não ache em mim um espírito altivo, nem vejas em meu coração algo que te desagrade. Remova com tua mão poderosa toda a altivez e suficiência. Só em Cristo confio, só em Cristo me exalto, só em Cristo me glorio. 

    Afaste de mim todo sentimento de independência, pois nada tenho para te apresentar que me justifique diante do teu tribunal. Ergo as mãos vazias e confio na graça do teu Filho, meu Salvador, pois sei que tu exaltas os humilhados e abate os exaltados. A cruz de Jesus me provou que tipo de Deus tu és, um Deus que ama os pobres de espírito, que escolheu andar com gente simples e indouta, sem dinheiro e sem honra, pois tu querias um povo que se apegasse a ti, que te amasse com todo o coração. 

    Senhor, se tu não te envergonhas de andar comigo, eu não me envergonharei de ser visto em tua presença. Olhe para mim, Senhor, quem sou eu num mundo repleto de pessoas letradas e inteligentes? Mas mesmo assim tu me escolheste para ser teu filho. Olhe para meus recursos e posição social: tantos outros mais dignos nasceram e tu, contrariando a lógica do mundo, escolheste a mim, um pobre pecador, para conhecer as insondáveis riquezas de Jesus Cristo. Graças dou, meu Pai, pois tu escondeste essas coisas dos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos, porque tu rejeitas os soberbos, mas dá graças aos humildes.

    Os arrogantes serão desprezados por ti, porque eles mesmos desprezam os pequeninos deste mundo, pois se consideram melhores, mais inteligentes e honrados, mais merecedores que aqueles. 

    Ó Senhor, tu desprezarás completamente aquele que rejeita seu irmão, seja pela cor da pele, pela posição social ou qualquer outra característica, pois todos nós somos iguais diante dos teus olhos, todos nós pecamos e nos desviamos de ti como ovelhas sem pastor, fizemos o que é mau a teus olhos, portanto, nenhum de nós pelas obras da lei, poderá se justificar diante do teu trono, pois todos pecaram e destituídos estão da tua glória. Por isso, Senhor Jesus, concede-me a graça de nunca esquecer que sou  pecador e que portanto não posso rejeitar nem desprezar a nenhum dos meus irmãos neste mundo. Dá-me a humildade de reconhecer que não sou muito diferente do meu vizinho iracundo, ou da minha vizinha fofoqueira, ou do meu colega de trabalho que mente e fala mal de qualquer um que vire as costas. 

    Dá-me a humildade de reconhecer diante dos teus olhos que sou pecador e que por mais que eu me purifique e me santifique, sempre serei indigno de carregar teu nome, de me prostrar a teus pés para desatar tuas sandálias, porque tu és o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, tu és o filho do Deus Vivo e eu não sou digno nem mesmo de ser um dos teus serviçais em teu reino. 

    Dá-me, Jesus, consciência de quem eu sou, não somente diante dos meus iguais, mas diante de ti, assim nunca me exaltarei ou me considerarei melhor que ninguém. Não sou e nem jamais serei melhor que qualquer outro ser humano, não importa o quanto eu estude as escrituras ou ore ou jejue ou faça caridade, jamais serei perfeito como tu és perfeito e, enquanto estiver nesse mundo, precisarei ser lavado por tuas mãos, pois sou pecador. Peco nas minhas ações, pensamentos e palavras e, apenas um pecado me lança fora da tua presença, assim me aceite como eu sou e me faça amar meu próximo com o mesmo amor que tu tens me concedido. 

    Não permita, Senhor Jesus, que meu coração seja enganado pelos recursos que eu venha adquirir. Que minha confiança não esteja em minha força, nem em meu dinheiro, nem em minha sabedoria, mas somente em ti. Não permita que eu me engrandeça ou deseje ser maior que os outros, pois isto é pecado. Satanás te ofereceu riquezas e glória, coisas grandes e poderosas, mas tu as desprezaste. Ele quis ser adorado, te pediu para curvar-se diante dele, mas Tu não caíste. 

    Tu és humilde, Senhor, tu não buscaste coisas grandes para ti. Faze-me ser assim também. Oh Senhor Jesus, tu vieste nos servir e nos ensinaste que aquele que deseja ser o maior e se destacar entre os demais, visando a própria glória, se assemelha  ao diabo e nada tem de semelhante a ti. O menor será o maior entre vós, tu nos disseste.

    Tu rejeitas os arrogantes porque eles buscam grandezas e não a ti. Tu desprezas os soberbos porque eles buscam auto-adoração, assim como o diabo. O altivo se considera maior e melhor que as pessoas comuns, se acha mais belo e digno de louvor, por isso sempre querem estar em evidência, sendo o centro das atenções. O soberbo odeia coisas simples, estar com pessoas simples, logo o soberbo odeia a ti, Senhor Jesus, pois quem é mais simples  que o rebento de Nazaré? O arrogante olha para ti e não vê beleza em ti, pois tu falas a língua do povo, tu comes na mesa dos pobres; tu nasceste numa manjedoura, andaste num jumento, e isso o soberbo não consegue tolerar. Um Rei deve ser glorioso, dizem eles, e estar com a alta sociedade, mas tu comeste e bebeste com os plebeus.

    Tu és humilde e, por seres humilde, pode me receber em tua casa, pois do contrário não restaria esperança para mim. Obrigado, Senhor Jesus, por não me desprezar, mesmo me conhecendo intimamente e sabendo exatamente que tipo de pessoa eu sou. Estou certo de que eu não seria bem vindo em muitos círculos sociais, pois não carrego as prerrogativas necessárias, mas alegro-me que o Deus que me formou no ventre da minha mãe, é humilde o bastante para me acolher em seus braços amorosos e além disso, não levando em conta meus pecados, me chama de filho querido e amado. Graças em Cristo Jesus.

    

    



Nenhum comentário:

Postar um comentário