quarta-feira, 15 de junho de 2022

Oração 14: Senhor, ilumina-me

 Porque tu, Senhor, és a minha lâmpada; e o Senhor ilumina as minhas trevas. ( 2 Samuel 22.29)

Por Frankcimarks Oliveira


    Pai Santo, tu és a minha lâmpada, a luz que ilumina minhas trevas. A luz da tua face resplandece sobre mim e eu não fico confundido diante dos que me rejeitam. Amo a tua palavra, pois ela é como relâmpago em minha alma, e me mostra o caminho que devo seguir. Na noite escura, tua palavra é como astro reluzente, eu não me perco pois sou guiado por ti, Farol da minha vida.

    Tu me orientas no deserto pela luz dos teus mandamentos que brilham como as estrelas no céu. Pai Santo, te louvo pois estás a me conduzir pacientemente, ainda que algumas vezes eu me demore, dando voltas no mesmo lugar, um tanto quanto desorientado por causa da minha teimosia, mas tua bondade me sustenta e me traz de volta para tua vereda de justiça.

    No frio da madrugada, tu me aqueces com a luz do teu resplendor, a coluna de fogo que me mostra o caminho da salvação: Jesus Cristo, teu filho unigênito. O que seria de mim sem Cristo? Um peregrino perdido e cego, tateando na escuridão. Graças te dou por teres me aberto os olhos, agora eu vejo tua luz vivificante, o sol do meio-dia, trazendo justiça a este mundo de dores.

    Teu espírito Santo ilumina o templo da minha alma, me revela as trevas mais densas do meu ser, de modo que eu me assombro com o terror que se esconde dentro de mim, contudo jamais me desespero, pois Cristo é a minha esperança e garantia, nele as trevas da morte se dissipam e eu posso cantar: a luz do mundo vive, a luz do mundo vive, posso crer no amanhã.

    Senhor Jesus, ilumine o meu entendimento para que a cada dia eu te compreenda mais. Joga mais luz em minha mente, mostre-me o que ainda não consigo enxergar. Abra-me as escrituras, põe teu candeeiro sobre minha bíblia para que enquanto eu estiver lendo a tua palavra, as tuas verdades saltem aos meus olhos, então me alegrarei em ti e na tua bondosa demonstração de amor, visto que tu te revelas a pecadores como eu.

    Quando eu atravessar a noite escura, seja tu a minha luz. Quando eu me encontrar em aperto, num quarto fechado e sombrio, dissipe tu as minhas trevas e me mostre o semblante afetuoso de Jesus, meu amigo e companheiro. Que minha fé esteja firmada na luz que alumia toda alma que vem ao mundo. Sem ti me perco na ignorância mais tenebrosa, meu Senhor; revela tua vontade e me faz saber os teus desígnios.

    Meu verdadeiro e único Sumo-sacerdote, ilumine a minha frente. Vai em minha dianteira, endireitando os caminhos tortuosos, os caminhos distantes que meus olhos não conseguem ver. Vai adiante de mim, Jesus Cristo, como tu sempre fazes, e preparas perante mim teu caminho de paz. E se em meu futuro, veres guerras ou tempestades, fortifica-me para que eu as suporte e as vença em ti.

    Pai Santo, teu filho resplandeceu nas trevas e nos transportou para tua maravilhosa luz. Graças por isso. Continua resplandecendo na escuridão, trazendo esclarecimento para os pequeninos deste mundo, assenta-te, Senhor, em nosso meio, e nos aqueça como fogueira na beira do mar. Só tu podes afugentar as trevas dos nossos corações e dissipar todo o ódio e egoísmo que escurecem nossos pensamentos. 

    Ilumina-me, Senhor Deus, e me conduza a tua habitação. Que Cristo me leve a teus braços, pois sem Cristo jamais te alcançarei. Somente teu filho desceu do céu, logo, apenas ele conhece o caminho que nos leva direto a ti. Que Jesus seja meu atravessador, que teu filho e somente teu filho, pegue em minha mão e me leve ao paraíso quando eu enfim adormecer na morte. Confio minha alma nas mãos do bendito Pastor de ovelhas, que deu sua vida por mim, pois creio em seu amor e em seu caráter santo; sei que ele me protegerá dos lobos do caminho e em seu aprisco, seguramente, repousarei.

    Ó Cordeiro de Deus, tu és o sol na nova Jerusalém, seja agora para mim a luz que me ilumina. Lance mais luz em meus olhos para que eu te conheça melhor e te sirva como convém. Ilumine-me com a tua glória eterna, a mesma glória de antes da fundação do mundo, assim verei tua plenitude, resplandecendo sobre o monte da transfiguração. Mostra-me tua glória, Senhor Jesus, assim como mostraste a Pedro, Tiago e a João.

    Desejo, meu Senhor, contemplar o relâmpago da tua vinda, cruzando os céus, desde o oriente ao ocidente, arrebatando teus escolhidos, que foram lavados no sangue do teu sacrifício; dá-me essa graça de contemplar a luz da tua face, vindo sobre as nuvens do céu, juntamente com seus anjos. Quão glorioso será ver a terra sendo iluminada pelo Verbo de Deus!

    Pai Santo, tu disseste: haja luz, e houve luz. Tu ordenaste que a luz nascesse em nossos corações para que pudéssemos te conhecer. Revela-te a mim na face do teu Filho, Jesus Cristo, pois quem conhece o Filho, conhece o Pai. Dá-me a luz de Jesus Cristo, pois quero muito vê-lo, afinal eu bem sei que quem vê o Filho, vê a ti, e essa é a tua vontade: ser conhecido por nós através do Mediador que o Senhor mesmo estabeleceu, pois carne alguma verá a Deus e sobreviverá, por isso tu nos deste Jesus Cristo Homem, pois nele olhamos para ti, O Sol Potente, e não cegamos nem morremos. Bendito seja teu nome, Eterno, criador do universo.

    Abra, Senhor, os olhos dos cegos e os alegre com a formosura da tua face. Naturalmente, o pecador vive em profunda escuridão, buscando o divino sem discernimento, chamando de deus o que não é Deus, erguendo templos a ídolos de pau e pedra, feitos pelas próprias mãos. Ó, quão profunda é nossa cegueira, meu Pai. Achamos que podemos te encontrar nos templos que nós mesmos edificamos, mas tu não habitas em templos feitos por mãos humanas, nem mesmo o céu dos céus pode te conter. Ó quão profunda é a escuridão que nos rodeia, meu Pai, pois achamos que podemos te manipular com oferendas e orações mágicas, nós que somos barro, como poderemos manipular a ti, o Deus imortal e invisível? Ajuda-nos em nossa miséria e se revele a nós para que não venhamos a morrer na ignorância e na idolatria. Perdoa nossos pecados e nos conduza a ti mesmo. Em Cristo Jesus, amém.



Um comentário: