sexta-feira, 3 de junho de 2022

Flagrados em Oração

 Então aqueles homens foram ver e encontraram Daniel orando, pedindo ajuda a Deus. ( Daniel 6.11)


Por Frankcimarks Oliveira

    Objetivo deste estudo é incentivar a todos os cristãos a cultivarem uma vida de oração. Vejamos alguns exemplos:

 1- Daniel foi encontrado por seus inimigos, orando em seu quarto, mesmo sob risco de morte (Dn 6)
2 - Ana foi encontrada no santuário pelo sacerdote, orando a Deus, em grande angústia (1 Sm 1)
3- Saulo foi encontrado por Ananias, orando a Deus em casa, enquanto estava cego em Damasco (At 9)
4- Cornélio foi encontrado por um anjo, orando a Deus em sua casa, às três horas da tarde (Atos 10)
5- Jesus foi encontrado por Judas, orando a Deus no Getsêmani, junto com seus discípulos (Mateus 26)
6- Paulo e Silas estavam na prisão, orando a Deus, e os outros presos os ouviram orar e louvar (At 16)
7- Jesus estava no deserto, jejundo e orando a Deus, quando o diabo o encontrou para o tentar (Mt 4)
8- Pedro estava em Jope, orando a Deus, quando recebeu uma visão celestial e foi instruído pelo Espírito a ir para Cesaréia à casa de Cornélio (Atos 11)

    Que o Senhor Jesus Cristo, que por seu próprio exemplo nos mostrou a necessidade de uma vida de constante oração, nos capacite e nos ensine a orarmos. A oração é a vida de Deus em nós, é o meio pelo qual não só nos relacionamos com nosso Pai, mas recebemos dele o poder para vivermos uma vida plena em sua presença. 

    Precisamos  entender  que orar requer  comprometimento e disciplina de nossa parte. Precisamos  discernir  o  que  é a oração, o que ela significa na vida cristã, o que ela assegura  para  nossa caminhada, apenas assim nos comprometeremos de verdade com a vida de oração.

    O espírito está pronto, mas a carne é fraca, e é exatamente por isso que precisamos orar. Há em todo cristão uma prontidão e boa vontade para com as coisas de Deus, pois somos os seus filhos, renascidos pela regeneração do Espírito Santo. Nossa carne, porém, é sonolenta para buscar as coisas de cima, e por isso precisamos "esmurrar" a nossa carne, isto é, vencê-la através de muita perseverança. Só assim teremos uma vida de oração constante e perseverante: quando fizermos luta às nossas próprias vontades e renunciarmos certas atividades ( assistir tv, ver filmes e séries, usar as redes sociais, procrastinar etc). Perdemos muito quando renunciamos momentos de oração, pois deixamos de comparecer diante da face do nosso Deus bondoso que quer nos abençoar com sua presença e transformar nossos corações.

    Deus, faça a sua vontade e não a minha, ora o cristão. Essa também foi a oração de Jesus no Getsêmani. A vontade de Deus é que oremos em tempo e fora de tempo, por nós mesmos e por nossos irmãos, amigos e familiares para que todos sejam cheios da plenitude de Deus. Orai sem cessar, aconselhou Paulo. Temos sido achados na presença do Pai de Jesus Cristo, orando por seu reino, por sua igreja, por nossas vidas? Temos gastado tempo diante do Eterno Senhor e Salvador de nossas almas ou temos gastado mais tempo com frivolidades que para nada servem?

    Não estou dizendo que um cristão não pode ter lazer, pode e deve ter. Digo que a prática da fé cristã é a oração e quando não oramos não estamos vivenciado nossa fé. Ora, é necessário que aquele que o busca, primeiro acredite que Deus exista e que é galardoador dos que o buscam. O que diferencia um ateu de um crente? Exatamente a vida de oração. Um ateu pode  conhecer as escrituras, e pode até mesmo dar aulas sobre a bíblia e a fé cristã, mas seu conhecimento não o leva à vida de oração, porque ele não acredita em Deus. Só quem acredita em Deus é capaz de levantar a voz aos céus e clamar a ele em esperança de ser atendido. Portanto, quando não temos uma vida de oração, somos iguais aos que não acreditam em Deus.

    A oração, desse modo, é o fruto mais evidente de nossa fé em Cristo Jesus. Oramos porque precisamos orar, não para demonstrarmos nossa espiritualidade aos homens. Quem ora para os outros não ora para Deus, por isso Jesus ensinou: entra no teu quarto e fecha a tua porta, em secreto fale com teu Deus. Precisamos questionar o real motivo de nossas orações. Por que tenho orado, qual o propósito das minhas preces? Quero ser visto pelos homens e ser considerado espiritual por eles? Se essa for nossa intenção, precisamos de arrependimento e conversão. Que sejamos flagrados em oração a Deus, que todos saibam que confiamos no Deus dos céus, mas que sejamos flagrados apenas pelo fato de ser essa atividade frequente em nossas vidas. Uma pessoa que sempre se recolhe para meditar e orar, tem grandes chances de ser flagrada no exercício dessa atividade. Essa é a diferença do verdadeiro cristão para o moralista hipócrita. O cristão ora para Deus, visando apenas Deus; o hipócrita ora para ser visto pelas multidões, seja nas ruas, seja nos templos.

    Só é verdade o que fazemos em público quando o fazemos em casa. Orar nas ruas e igrejas é fácil, difícil é manter uma real intimidade com Cristo em nossos lares, pois lá ninguém está nos vendo. Deus conhece os corações. Se amamos a Cristo, se desejamos estar com Cristo, oraremos em casa e fora de casa, porque podemos encontrá-lo em qualquer lugar. Mas quando nossa fé é fajuta ou fraca, oramos apenas na presença de estranhos, performamos e atuamos para convencê-los de uma mentira. Que o Senhor nos livre desse pecado tão comum.

    Daniel orou mesmo sob risco de morte. Por que ele fez isso? Para mostrar sua bravura? Estou certo que não. Daniel orou porque ele não sabia viver de outra maneira, era seu costume. A oração fazia parte da sua rotina diária, estava tão internalizada em seu comportamento que ele não precisava mais se esforçar para continuar orando. Aquilo que fazemos com frequência se torna mais fácil de ser feito, porque nos aperfeiçoamos nisso. Que o Senhor nos conceda a mesma graça dada a Daniel.

    Ana foi ao santuário para falar com Deus, pois acreditava que ali deveria derramar sua alma. Devemos orar onde nos sentimos mais a vontade, apenas não podemos deixar de orar. Seja na praia, como Paulo e Lídia, seja no monte como Moisés, seja no jardim como Jesus, seja no templo como Salomão, devemos orar e derramar nossos corações Àquele que nos conhece e nos aceita em sua presença. Infelizmente, o sacerdote Eli julgou a atitude de Ana erroneamente e por pouco não a desencorajou. Que sejamos firmes no propósito da oração. Deus nos dará a palavra certa, confiemos.

    Saulo, ao se converter ao Senhor, foi recebido na casa de um irmão em Damasco e ali começou a orar. Ananias foi enviado para orar por Saulo. Percebam o que Jesus disse a Ananias:  "Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando." Que maravilha! Os olhos do Senhor contemplam seus servos em oração. Ele está orando, disse Jesus sobre seu servo. Que nós sejamos achados nessa mesma posição de oração. Este é o flagrante que realmente importa. Seus olhos são como chamas de fogo e a tudo enxergam. Que sejamos achados por ele em oração, em nossos quartos, o buscando com sinceridade de coração.

    Acredite, querido leitor, que os olhos do teu Senhor estão sobre ti. Deus te convida: Clame a mim e eu te responderei. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Comece hoje mesmo a buscar ao Senhor Jesus Cristo em oração, ele é bom e não te rejeitará. Se confessarmos a ele nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Acredite, busque-o com sinceridade, entregue seus cuidados a ele e ele tudo fará. Aqueles que confiam no Senhor não serão envergonhados. Tão certo como o sol nasce todas as manhãs, o Senhor ouvirá as orações daqueles que o buscam em verdade.

    Entre no teu quarto, feche a tua porta e fale com o teu Criador. Deus em Cristo nos ouvirá. Tudo o que pedirdes em meu nome, eu o farei. Tudo o que for bom e proveitoso para nossa vida cristã ele nos dará. Assim como um pai bondoso que dá a seus filhos coisas boas, nosso Deus nos dará aquilo que nos abençoa. Um bom pai também diz não a seus filhos, porque sabe mais do que ninguém o que é nocivo e prejudicial para suas vidas. Confiemos na perfeita vontade de Deus. Se em nossa ignorância lhe pedirmos algo mau, ele por seu amor, não nos dará. Deus nos dirá sim e Deus nos dirá não, assim como bons pais fazem com seus filhos.

    Peçamos primeiro: Senhor, ensina-nos a orar, ensina-nos a termos uma vida de oração. Espere a resposta. Tenho certeza que Deus dirá sim para este pedido, porque essa é a sua vontade. Deus colocará nos corações dos que o pedem disciplina na oração, mais vontade e necessidade de estar em oração.

    Aqueles que oram são vistos e conhecidos por Deus. Os anjos no céus conhecem aqueles que vivem em oração. Os demônios também os conhecem. Sejamos achados sempre na presença do Eterno que criou o universo, sejamos flagrados por Ele e pelos mundos espirituais na presença do bom Jesus, nosso salvador, orando com fervor para que as prisões dos pecadores sejam quebradas e Ele os liberte para a glória de seu Pai. Em Cristo Jesus, amém.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário