terça-feira, 14 de junho de 2022

Oração 13: Senhor, faze-me paciente

 Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. ( Salmo 40.1)

Por Frankcimarks Oliveira


    Pai Santo, em Cristo Jesus oro a ti, ouve o meu clamor. Dá-me paciência para suportar as intempéries da vida, as adversidades que me rodeiam, porque tua mão é poderosa para colocar-me num lugar seguro e firme, dá-me fé para esperar em ti, livra-me do amargor de murmurar contra ti quando eu me achar em tais circunstâncias, pois no teu favor está a vida.

    Teus filhos não estão isentos de passarem dificuldades, pois Cristo mesmo nos disse "no mundo tereis aflições, tende bom ânimo", por isso te peço, meu Pai, dá-me coragem para enfrentar pacificamente as lutas que se levantarem, coragem para atravessar as tempestades inesperadas que surgirem, pois sei que a prova da minha fé produzirá paciência, e tu queres nos dar paciência. Tu tens propósitos escondidos nas provas que nos fazes passar. O segredo da vitória reside exatamente no fato de que tu prometeste "e estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos". Nossa esperança está em tua presença. Se tu não fores conosco, não nos faça subir daqui, te disse Moisés em oração antes de guiar teu povo. Ó Deus, esteja comigo todos os dias da minha vida, nos dias maus me faça confiar em ti, pois sei que o dia mau chega a todos, eu mesmo já atravessei dias maus, e tua mão me sustentou; continua, meu Deus, por tua graça, me sustendo em tua destra fiel.

    Pai Santo, eu direi para minha alma esperar em ti; direi à minha alma: confia no Senhor e espera, é Ele quem te livra do laço do passarinheiro, é Ele quem te coloca num lugar espaçoso e te livra de todos os teus inimigos; sim, meu Deus, lembrarei a minha alma de todos os teus benefícios e a farei descansar em tua promessa que diz: "quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando pelos rios, não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti". Minha alma então se alegrará e cantará um cântico a ti, meu Rei, agora e depois da tempestade.

    Pai de Jesus Cristo, faze-me lembrar de todos os teus testemunhos em minha vida, de todas as grandes coisas que fizeste por mim, assim minha fé arderá em meu coração como uma fogueira e eu confiarei em ti nos dias difíceis. Faze-me também recordar das pequenas coisas que fizeste, meu Senhor, as quais demonstram teu cuidado para comigo, as pequenas providências diárias que só provam que tu estás agora, nesse momento ao meu lado, ainda que eu não te perceba com meus olhos. Tu cuidas das aves dos céus e dos lírios dos campos para me lembrar que tipo de Deus tu és, Deus amoroso e gentil, muitíssimo generoso, que se lembra dos pequeninos deste mundo, e dos menores não se esquece.

    Paizinho amado, em Cristo te peço, quando me fizeres passar pela provação, usa de bondade e me fortaleça, pois sei que tu não nos prova além do que podemos suportar. Tu não tens prazer em nossa dor, mas tu sabes como forjar em nós o caráter do teu Filho Jesus Cristo, e tu queres nos tornar parecidos com nosso Salvador, que de todos os homens foi o mais provado e experimentado em dores, e como um cordeiro manso, ele não abriu sua boca para reclamar, antes te louvou como Deus Justo que tu és. Ó Pai santo, dá-nos a graça de sermos parecidos com Cristo, o mais paciente dos homens nascido de mulher, cuja única vontade era fazer tua vontade, isto é, anunciar as boas novas de Salvação, pregar a tua palavra ao mundo pecador e convocá-lo ao arrependimento e, mesmo fazendo tua justiça Cristo foi rejeitado por seu povo, o mais desprezado dos profetas, ainda que tenha sido o mais amoroso deles. Ainda assim nosso Senhor, crucificado e humilhado, rogou por aqueles que o condenaram a tão terrível morte: " Perdoa-os, pois eles não sabem o que fazem". Meu Deus, que paciência é essa, tão repleta de misericórdia? Também meu Pai, vejo teu Filho, em situação tão desesperançosa, entregar-te o espírito, pois até na morte, Jesus confiou em ti. Dá-me essa mesma fé, que não cessa de orar, mesmo nos momentos mais difíceis, pois aqueles que confiam em ti não são de modo algum envergonhados. Cristo rogou a ti no alto da cruz, confiando em tua providência, e tu o ressuscitaste dos mortos ao terceiro dia. O Senhor confundiu aos que buscaram o mal do teu filho, tu os deixaste confundidos e envergonhados, pois tu não desamparas o justo. Magnificado seja o teu nome, Adonai, criador do universo, porque não há outro além de ti. Alegro-me com tua palavra que diz: "sou pobre e necessitado, contudo o Senhor cuida de mim". É verdade, Jesus.

    A paciência que me leva a tua presença em oração, dá-me sempre, ó Deus.  A paciência que produz esperança, dá-me, Ó Deus. A paciência que abranda meu temperamento e me torna manso e piedoso como Cristo o é, dá-me, Ó Deus. A paciência que é fruto da experiência de vida, pois tu nada nos concede através de mágica, mas através das nossas vivências, dá-me, Ó Deus. A paciência serena que me faz alcançar tua promessa, dá-me, Ó Deus. A paciência perseverante que suporta as afrontas e acusações do inimigo, dá-me, Ó Deus. A paciência lúcida e consciente que me dá entendimento e autocontrole, dá-me, Ó Deus. A paciência que acredita no invisível e não se deixa guiar pelos olhos, mas pelos ouvidos, dá-me, Ó Deus. A paciência cujo alicerce é o amor de Jesus Cristo, que amou os fracos e lerdos de coração, dá-me, Ó Deus. A paciência que te louva, mesmo em meio ao sofrimento e muito trabalho, dá-me, Ó Deus. A paciência que a cada ano se fortalece mais e mais, dá-me, Ó Deus. A paciência não-solitária, que se apóia no exemplo dos profetas, dá-me, Ó Deus. A paciência altruísta que se doa aos irmãos em ensino da verdade, que suporta a fraqueza alheia e lhe perdoa as ofensas, dá-me, Ó Deus. A paciência que espera o retorno do Messias e o seu reino de paz, dá-me, Ó Deus.

    Pai de paciência e Deus de toda consolação, dá-me a mansidão de Jesus Cristo e o fruto do Espírito Santo que é a longaminidade e a paciência para que eu seja capaz de confiar em ti e esperar em ti em toda e qualquer situação. Console-me através das escrituras, abrindo-me o entendimento e fazendo-me firme na certeza de que tu estás com aqueles que sofrem e choram. Tende compaixão da minha estrutura, meu Pai, sou de barro. Gentilmente, atende minha oração segundo a multidão das tuas misericórdias. Tu que és paciente, e que tens suportado meus pecados,  me perdoe de todos eles, meu Deus. Sou teu filho, confio no teu amor e no teu perdão. Afaste de mim as minhas transgressões. Tire-me do charco de lodo e me firme na rocha eterna, a cada novo dia te pedirei isso, Pai Santo. Em Cristo Jesus. Amém.


Um comentário:

  1. Amém, q o Senhor nos ensinem a cada dia ,e nos dê sabedoria q sejamos gratos, amém

    ResponderExcluir