terça-feira, 3 de março de 2015

A Graça de Cristo

Cremos  que  seremos  salvos  pela  Graça do Senhor Jesus Cristo 
( At 15.11)

Por  Frankcimarks  Oliveira
Pretendo com esta mensagem :

1-   Demonstrar que a salvação é pela graça de Deus;
2-   Ressaltar o credo apostólico
3-   Analisar a crença popular e a verdadeira fé salvívica.

Martinho Lutero foi um homem muito importante para a Reforma protestante na Europa. Uma doutrina em específico despertou seu coração, de tal maneira que o mundo sofrera grandes mudanças em seu modo de entender e interpretar a vida. Falo principalmente do mundo ocidental.

A salvação  pela graça de Deus parece a princípio uma doutrina óbvia, todavia, não é bem assim. O Ser humano por natureza  vive  sua vida baseado em méritos e conquistas pessoais. Contudo, o  cristianismo,  de  um  modo bem particular, demonstra que tudo o que existe, existe pela graça divina. Deus está  sendo extremamente gracioso com os homens, retendo sua ira pelos nossos pecados. Não somente isto, o mesmo Deus descarregou sua cólera sobre seu unigênito, dando este como substituto  do pecador, para salvá-lo e livrá-lo de si mesmo.

Cristo Jesus  foi  o único homem que não mereceu morrer e sofrer em vida. Ele  agradou  a Deus em tudo. Porém, o próprio Jesus bradou : “Meu Deus, por que me desamparaste?” – O desamparo sofrido por Cristo, possibilitou nosso abraço por parte de Deus. Assim, podemos dizer, que Deus não é injusto quando salva pessoas como nós, pecadoras e indignas do céu, visto que em sua sabedoria, Deus está satisfeito com aquilo que Jesus realizou em nosso lugar. Logo, chamamos de Graça, mas a salvação custou  muito caro para Deus.

Infelizmente, a mente corrompida do homem demora para entender a lógica divina. Na verdade, sozinho o ser humano nunca alcançará a mente do Senhor. Não importa se ele é intelectual, filósofo, cientista. O homem  tem  recusado  ao longo da história a graça do Salvador, pois , acostumado em obter tudo “ sozinho”, ele  também  acha  que  é  possível  subir  ao céu sem Deus.

Amados, a religião ensinou e tem ensinado às pessoas que o que salva o perdido é aquilo que ele faz.  No Budismo se chega ao Nirvana através de muita meditação e esforço pessoal; No espiritismo, o carma é quebrado através da evolução moral e da prática  de boas obras. Para isso é necessário diversas reencarnações. No Islamismo, o paraíso  é um prêmio para aqueles que honram o nome de Alá através do martírio; No catolicismo, as almas necessitam ser purgadas para então subir à presença de Deus. Antes, ensinava  sobre o poder das indulgências e de como o céu poderia ser comprado. Hoje, a Igreja  protestante, principalmente  as  neopentecostais, ensinam as mesmas coisas, isto é , uma  salvação e relação com Deus que depende  muito do que é feito pelo crente. Ora, os judeus criam que a  observância  da  lei  era  suficiente  para  ganhar o carinho e o favor divino.

Você percebe  que  todas  elas  recaem sobre as obras humanas? Parece  que  Deus está crendo que o homem, mau como ele só em seu interior, seja  capaz  de  fazer alguma coisa digna de merecer o céu. Não nos enganemos, se  Deus  mesmo não edificar a casa, envão trabalham os que a edificam. Nossa salvação depende  completamente  daquele  que a  planejou.

Não é guardar o sábado que me salvará da Ira vindoura. Não é guardar os dez mandamentos que me livrará do fogo divino. Não é ir a uma igreja semanalmente que me fará apto para o céu. Não é ler a bíblia  diariamente  que  me tornará digno do reino celestial. Não é  professar dogmas ou guardar costumes que me fará melhor diante dos anjos de Deus. Não é ter uma aparência religiosa e esteriotipada que me fará diferente das demais pessoas ( Deus conhece os corações). Não é ouvir música gospel e consumir produtos cristãos que me farão uma pessoa melhor. Não é deixar de andar e conviver com o “ímpio” que me fará ser mais amado pelo Pai. Não é frequentar instituições de caridade e fazer boas obras que me fará ter crédito com o Eterno. A única coisa que me faz justo diante do Senhor Deus é a fé Nele. Crer contra a esperança. É olhar para Cristo e ver Nele completa e suficiência graça , capaz de apagar uma multidão de pecados.

Eu confesso que olho para mim mesmo e vejo agir no meu corpo uma lei que me condena. Todavia, eu torno a olhar para Jesus, e me lanço nele, crendo que através dele outra lei mais poderosa atua em minha alma : a lei da graça e do perdão. A verdade é que diante dos homens, principalmente dos religiosos, eu mereço ser apedrejado. Mas Cristo me diz outra coisa. Sim, seu evangelho me fala : Fique em paz, filho! Eu estou aqui.

Oh,  queridos ,  como  é  bom  ter  Cristo  por  perto ! O barulho dos falatórios não me causam nenhuma ansiedade mais. “Deixe que falem” , disse Jair Rodrigues, e eu digo o mesmo. Maior é a mão que me protege do que a mão que me apedreja! Cristo é meu escudo  e broquel!  Todos  os dardos inflamados do Maligno caem por terra diante do meu Senhor! Eu  serei  salvo por sua graça e estou crendo nisso, convictamente, firmemente. Creio como Abraão, que mesmo velho e impossibilitado de ter filhos, esperava  um herdeiro. Sim, o  Senhor  não  vê como vê o homem. Digo como Davi “Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo  será  bem  ordenado  e  guardado, pois toda a minha salvação  e  todo  o  meu  prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar.( 2 Samuel 23:5)
Não  precisamos  nos submeter aos antigos ritos judaicos, como a circuncisão, ou dietas rígidas, para nos acharmos limpos na presença do Senhor. É seu sangue puro que nos torna alvos como a neve. Não precisamos de mediadores, como os antigos sacerdotes judeus, pois temos a Cristo, o sumo pastor das almas. Também não precisamos de templos religiosos, como os judeus tanto amavam. Pois no céu João não viu nenhum templo, pois o cordeiro é nossa habitação e nossa luz. Cristo e sua graça é tudo que precisa um pecador. Olhe para ele, meu querido leitor. Confie no teu Senhor. Ele  é fiel e  completamente terno em amor. Sua bondade dura de geração em geração. Confie em Jesus, ainda que sua vida não seja tal para com Ele. Confie nos méritos dele , do teu salvador. É isso que nos diferencia das demais pessoas ; termos  uma esperança tão sólida Nele que nem mesmo as mais fortes evidências de condenação nos fazem  perder a esperança em seu precioso nome. Eu creio no Senhor e creio que serei salvo por sua graça. Que Ele complete sua obra em nossas vidas e que sua força seja dada a seus filhos. Se o Senhor não vier conosco, não nos faça subir deste lugar, disse Moisés. E agora nós dizemos : Se tua graça não for conosco, de nada adianta irmos a templos, orarmos e jejuarmos, lermos tua palavra e nada do tipo, pois somos salvos pela graça e por ela somente.
Sola gratia! Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário