segunda-feira, 16 de março de 2015

Como nos justificaremos?


Que diremos a meu senhor? Que falaremos? E como nos justificaremos? 
( Gn 44.16)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Pretendo com esta mensagem :

1-   Demonstrar  que  todos  são  culpados diante de Deus;
2-   Demonstrar  que  o Espírito Santo se encarrega de convencer os homens de sua culpa.
3-   Revelar  a vontade de  Deus  em destruir  todo  senso de auto justificação que possa existir no coração humano.

Não  é fácil  convencer  alguém de seus próprios erros. O orgulho que habita em nossos corações sempre se levanta como uma serpente , pronta para atacar todo aquele que ouse confrontar  nossas  consciências. Deus odeia olhos altivos e corações  obstinados, por  isso ele mesmo se encarrega de esmiuçar  com  seu martelo todo senso de  justiça  própria  que  em  nós habita.

Usaremos como exemplo o caso dos irmãos de José, filho de Jacó.  Estes  homens  fizeram  uma maldade dupla no passado com seu irmão José, o traindo e o vendendo como escravo aos egípcios. E ao mesmo tempo enganaram seu velho pai, alegando que José  havia sido morto por animais no deserto.

O  tempo  passou,  José chegou a se tornar braço direito de Faraó, não  antes  de  muito sofrimento. Deus a seu tempo faz tudo perfeito. Chega a ser irônico ver  aqueles  que humilharam  José , agora  dependerem  dele  e  de seu favor. Por causa da fome que  houve  no  mundo antigo, seus irmãos desceram ao Egito para  comprar   alimento. Eles não reconheceram José, mas este os reconheceu. José  logo  tratou  de  armar  um  plano para tê-los por  perto. Aconteceu  que o seu copo fora posto propositadamente  em  um  dos  sacos de cereais que  seus  irmãos levariam  para Jacó. Tudo isso após um banquete que o próprio José  oferecera  a sua família.  Com  a vistoria dos sacos, o copo de José é flagrado e seus irmãos são acusados de traidores. Diante de José, Judá, aflito, confessa :

 Que  diremos a meu senhor? Que falaremos? E como nos justificaremos? Achou Deus a iniqüidade de teus servos; eis que somos escravos de meu senhor, tanto nós como aquele em cuja mão foi achado o copo.(Gênesis 44:16)
Judá entendia que Deus estava tratando do seu e dos pecados de seus irmãos que venderam José no passado. Essa consciência  culpada  é antes de tudo a voz de Deus, que é justo e santo, que fala no íntimo da alma humana.
Contra fatos não há argumentos! Infelizmente existem aqueles que são tão sínicos que até mesmo diante das provas mais evidentes negam sua responsabilidade e culpa. Estes já não possuem consciência.
Queridos, que Deus afine nossa sensibilidade interina para que possamos sempre nos arrependermos de nossos pecados. Triste é aquele que nem mesmo diante da voz do Eterno e diante das circunstâncias consegue confessar a verdade!
Que diremos a meu Senhor? Que falaremos e como nos justificaremos?- Sinta o drama dessas frases. Oh, leitor, Deus ama aquele que tem um coração contrito e que é humilde. Todavia, o orgulhoso Deus abate. Diante de Deus quebre seu coração e não dê desculpas, porque perdão só é dado para aqueles que não tem desculpas a dar.
Somos culpados diante de Deus porque o traímos assim como os irmãos de José. Nos levantamos contra sua bondade e seus mandamentos. Quebramos cada uma de suas leis. Se estamos vivos é porque sua misericórdia se renova a cada manhã. Mas quando o Espírito suspira suavemente em meu íntimo e me diz : Você tem culpa! – eu não revido, apenas concordo : sim, Senhor, é verdade! Quando o Consolador suavemente me visita e me constrange : Você sabe que pecou.- Eu não me justifico e não tento explicar nem muito menos desmenti-lo, eu simplesmente confesso : Pequei, somente contra ti pequei e fiz o que era mau aos teus olhos.
O  Senhor me convenceu completamente sobre a realidade do pecado, mas acima disso, me revelou Graça, assim como José a seus irmãos. A trama de José  fora apenas um pretexto para liberar perdão aquelas consciências culpadas e afligidas por seus atos. Aqueles homens não tinham paz. Eles sabiam o que tinham feito . O mal que causaram a Jacó foi enorme. Aquele velho já não tinha brilho nos olhos. José podia estar morto mesmo, talvez eles pensassem.
A graça libera perdão pra quem não merece! O Amor não guarda ressentimentos. José é um tipo de Cristo no velho testamento. Ele revela meu Jesus , cheio de graça e verdade, amando quem lhe fez mal e rogando ao pai que lhes perdoe, pois não sabem o que fazem. O mal feito a José foi pago com bem por este.
Oh, irmãos, que sejamos transformados a imagem de Jesus. Liberemos graça e perdão a nossos amigos, inimigos. Sejamos misericordiosos e alcançaremos misericórdia. Deus transformou o mal em bem, então demos o bem de volta. Tudo contribui para nosso bem, até as facadas que nos dão pelas costas.

Diante de Deus todos são maus. Só Deus é bom. Diante de Deus não existem santos, pois só ele é santo. Diante de Deus não existem justos, apenas justificados e perdoados. Antes de tudo, que nossa consciência esteja bem apurada de quem somos. Assim saberemos  tratar melhor os outros.

Não  tenha  dúvidas disso, se Deus nos ama, então ele nos mostrará toda  sua  verdade. E ela começa assim : todos pecaram! Todos merecem morrer! Quando Deus perdoa, ele está apenas sendo misericordioso. Não  está de forma alguma, obrigado a isso. José  poderia muito bem se vingar de seus irmãos, visto que ele estava no poder. Mas o coração de um homem sarado por Deus não se deixa vencer pelo poder que possui. Jesus tem todo o poder e nem por isso vive abusando dele. Antes, vejo o Senhor  usando todo o seu poder para distribuir toda sua graça e bondade, até mesmo para aqueles que o negam. O Senhor é bom até mesmo com os ingratos!

Jesus  nunca  se  orgulhou de sua posição privilegiada nos céus. Era o rei da glória e se tornou um carpinteiro, pobre , que não tinha nem onde reclinar a cabeça. Deus todo poderoso quis mostrar fraqueza e não majestade. Entenda isso e tente dormir com  tanto  barulho na cabeça, leitor.

José podia, mas não quis punir seus irmãos. Jesus pode, mas não quer que nenhum dos seus se perca, por isso ao invés de exigir vingança na cruz, ele clama por perdão : Pai, eles não sabem o que fazem. Se alguém podia orar por justiça, essa pessoa era Cristo. Mas ele abriu mão desse direito e trocou por perdão. Gratuitamente, ele escolheu nos amar.

Cristo é a  justiça  que  não  podemos  produzir. Como disse Jó : Se eu me justificar, a minha boca me condenará; se for perfeito, então ela me declarará perverso. (Jó 9:20) Não se justifique, pecador. Tu és um ladrão, és um cobiçador , és avarento, idólatra, falador, ingrato, murmurador, mentiroso. E tudo aquilo que o Espírito disser. Essas santas acusações não são para nos condenar, mas  para  nos empurrar para aquele que apaga pecado.
Que desculpa você pode dar a Deus , amigo? Que palavras usarás para convencer a Deus que tu és inocente? Será que o Senhor se deixará persuadir por uma pessoa tão limitada? Será que Deus não tem argumentos bastantes para te condenar? Apenas confesse como Judá : Senhor meu, que direi eu a ti? O que falarei e como me justificarei? – Também disse Davi: Pequei. Ele não fica argumentando com Deus, apenas abaixa a cabeça e confessa sua culpa.
Se não somos pecadores, Cristo não pode ser chamado de Salvador. Se não somos culpados, então Cristo não pode ser chamado de Justo e inocente. Se negamos que pecamos, fazemos Deus mentiroso, porque Deus mesmo testemunhou que pelos pecados Cristo veio ao mundo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário