terça-feira, 17 de março de 2015

Feitos para a Adoração


Viemos adorá-lo ( Mt 2.2)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Pretendo com esta mensagem :

1-   Demonstrar que Cristo recebe adoração;
2-   Demonstrar que somos adoradores.

Somos “religiosos” natos . Nosso  espírito busca algo maior que a existência. Amamos coisas belas e as buscamos, ou nas pessoas ou na natureza. Sim, queridos, é de dentro de nós que nasce  a  necessidade  de  transcender  o tempo, os limites, o espaço, o agora. Observe o homem, seja o lugar que for, você perceberá que ele olha pra cima. Alguns admiram as estrelas, outros os planetas, outros  as galáxias. Podemos  dizer  que  todos estes  buscam  não  essas coisas em si, mas algo maior que eles mesmos.

Nós viemos de Deus. Nossa alma sabe disso e o busca desesperadamente.  Assim como o celular prestes a descarregar    “ busca” por um carregador e uma tomada, nós buscamos uma energia poderosa. Assim como um sorvete derretendo sob o sol “ busca” um congelador para se refugiar, nossa alma percorre os universos tentando achar o belo, o grande, o poder, a força, a eternidade – Deus!

Nossos  pais adoraram  neste  monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. (João 4:20)

Todas  as culturas manifestam alguma espiritualidade. Todos os povos tem alguma religiosidade. Isso  significa  dizer  que todos carregamos traços comuns. Até mesmo a não – religiosidade , ou a negação do divino, reflete algum tipo de espiritualidade. Existem ateus mais fanáticos e militantes que muitos  crentes professos mundo afora. Quando Deus ou deuses não são o alvo da adoração, o homem o será. Não se engane, somos todos  adoradores de alguém ou de alguma coisa. Porque temos  a necessidade  de nos  apegarmos  a  alguma coisa que nos dê algum sentido à vida. Alguns fazem deuses para si, os mais diversos e inumeráveis;  Outros se fazem de deus e se auto adoram. São  os  famosos narcisistas. E  ainda existem aqueles que  fazem de outro ser humano o alvo de toda sua admiração, contemplação e elogio. Sejam cantores, atores ou atrizes, maridos, esposas,  filhos,  enfim. Como diria Calvino : “ O coração humano é  uma  fábrica  de ídolos”.
Existe  um  altar em nossos corações e ele deve ser ocupado por Cristo Jesus. “Só ao Senhor teu Deus adorarás “. Cristo é Deus encarnado, é o reflexo e o resplendor de sua Glória. Nele habita corporalmente  toda a divindade. Jesus é a imagem que Deus deu aos  homens  para  ser cultuada. É o único “ídolo” permitido. Ele é , como disse Paulo, a imagem visível do Deus invisível.
No livro de apocalipse Cristo está entronizado e recebe adoração de toda criatura que se nomeia no universo. “ Digno é o cordeiro de receber honra e glória pelos séculos dos séculos,” cantam os seres espirituais. Cristo  foi  adorado  por Tomé, quando este o viu ressurreto : Senhor meu e Deus meu, disse o apóstolo atônito de admiração. Os reis magos fizeram uma longa viagem para encontrar aquele que era nascido rei dos judeus e quando o viram, disseram : “viemos adorá-lo”.
Leitor, entre nessa jornada. Busque  aquele  a quem tua alma almeja mais que o ouro e a prata. Teu Senhor é belo e formoso, mais  cheiroso  que unguento derramado. Ele  é forte e valente. Tua alma o deseja e você sabe disso quando sente fome de algo que não sabe descrever. É tua alma suplicando o pão que desceu dos céus. Sim, amigos, o Senhor Jesus é um banquete feito no deserto para almas famintas e sedentas por algo que não se corrompe  nem  se acaba.
“Viemos  adorá-lo”!  Que bela canção é essa na voz do escritor. Pura  poesia  feita no interior do espírito sincero. “ Viemos adorá-lo”. Aqui vozes coletivas se juntam num mesmo coral, porque Cristo é adorado tanto na solidão do quarto particular, como no conjunto daqueles que se unem em louvor ao Salvador. Isabel exultou quando sentiu sua presença, ainda uterina, mais tão poderosa quanto no mundo celestial! João Batista o adorou saltando dentro do ventre de sua velha mãe. Os demônios o “adoraram”,  quando  ouvindo o som da voz do Santo, o obedeceram e deixaram aqueles porcos em Gadara. Muitos se prostraram a seus pés, o reverenciando. Outros  beijaram esses pés  imaculados, ainda que sujos pela areia do caminho, e acharam ali um descanso tão profundo que até mesmo se esqueceram das atividades domésticas, como Maria, irmã de Lázaro.
“Oh, minha alma, regozija-te  em  Deus, pois ele é a tua salvação e o teu cântico. Bendize , ó minha alma ao Senhor! Cantai hinos em sua homenagem, porque tem feito grandes coisas. Bendito seja o Senhor, bendito seja o seu santo nome e exaltada seja  a  destra de seu poder!”
“Viemos  adorar aquele que é nascido Rei dos Judeus”. A quem você  tem adorado? A quem sua alma tem buscado pelos desertos da existência? – Cristo é um poço de águas profundas no mais terrível Saara. Quanto mais água se tira, mais água brota. Oh, amados, o Senhor é a antiga rocha ferida pelos hebreus e ele continua saciando a sede de adoração que temos. Quando o adoramos na beleza de sua santidade, nossa alma sacia sua sede infinita . Bendito seja Deus!
Aqueles  homens não adoraram Maria, nem José, nem nenhuma vaca que por ali podia estar ( eles estavam num estábulo). Eles foram bem claros : viemos adorar o menino!
“Portanto, guardai diligentemente as vossas almas, para amardes ao Senhor vosso Deus.”( Josué 23:11)
É  ao Senhor  que  devemos  venerar e somente a ele devemos prestar culto. Ainda que todos os apóstolos sejam grandes devotos e exemplos de piedade, jamais me prostrarei diante de ícones feitos em sua honra. Bem como não dirigirei  minhas preces a eles, nem a anjos, por mais santos que estes sejam, pois o mandamento é claro : “Orarás a Deus que ouve em secreto”. Não há nenhuma dúvida aqui. Se devemos orar somente a Deus, quanto mais adorarmos.
 É tão  triste  vermos  pessoas  ao  redor do mundo cultuado aquilo que não é Deus. Eles  em  sua busca pelo Pai, isto é, por satisfação e alegria e paz e amor e consolo e transcendência,  todavia cegos dos olhos espirituais, acabam cultuando vacas, elefantes, ratos, macacos, governantes, o Estado, o homem,  e tantas outras coisas que jamais os saciarão. Que o Senhor Jesus traga luz onde há trevas e que sua Graça se aloje nesses corações também.

Vamos adorar ao Senhor, porque foi ele que nos fez, foi ele quem nos formou, foi ele quem  nos salvou e morreu na cruz em nosso favor. Pelo seu sangue cantemos louvor, agora e para sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário