segunda-feira, 30 de março de 2015

Se Deus é por nós

Se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio?

(Juízes 6:13)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Pretendo com esta mensagem :

1-   Analisar a questão feita por Gideão a Deus e perceber suas implicações;
2-   Demonstrar que Deus é Deus apesar das circunstâncias e que sua fidelidade é imutável.

Infelizmente é comum ouvirmos tais queixas perante o céu. As pessoas acham que crer em Deus é está imune a todas as intempéries da vida. Acreditam que depositar a fé em Deus é como comprar um seguro de carro ou coisa parecida. Deus nunca mentiu quando disse : “No mundo tereis aflições”. Querendo ou não, vivemos em meio a uma geração manhosa, fraca e infantil. Existem “crentes” que por tudo se magoam com Deus e por qualquer motivo se “intrigam” do eterno.

Porque  a  sua  benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura para sempre. Louvai ao Senhor.”( Salmos 117:2) Ah , se ao invés de murmurarmos contra os céus, erguêssemos nossas vozes em louvor. “ Por tudo daí graças , porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco”. Amados, olhem para o modelo de homem perfeito que foi Jesus de Nazaré e perceba  que  Deus é Deus bom e amoroso apesar de uma cruz nos ombros. Deixemos de lado a ilusão de que o mal não nos sobrevirá. Todavia, guardemos a certeza de que em meios aos  vendavais  da  existência, o Senhor sempre tem o seu caminho  para  nos  encontrar e uma mão poderosa para nos salvar.

“Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo?”( Lamentações 5:20) Não sou louco de dizer que não é  compreensível  algumas vezes em meio a dor e sofrimento ouvirmos ou até mesmo dizermos o que o profeta disse em seu lamento. Deus mesmo entende o gemido da alma. Devemos orar a Deus até mesmo quando estamos “desconfiados” de seus cuidados. É melhor uma oração sincera e cheia de amargura do que uma oração vazia e repleta de mentiras .
Deus não te esqueceu, leitor. Talvez você saiba que Deus é amor. Com certeza você sabe que para Deus nada é impossível. Ou quem sabe, você em suas leituras bíblicas encontrou o verso que diz : “Jamais te deixarei e jamais te desampararei”. Todavia, tudo o que você consegue sentir é que Cristo está a milhas de distância de ti. Não pense que você é um caso isolado , amigo. Leia os salmos e rapidamente perceberás que todos os homens de Deus, bem mais piedosos que eu e você, chegaram a se sentir assim. Essa vida está cheia de espinhos e nós andamos descalços.
“ Deus  meu, Deus meu, por que  me  desamparaste? Por que te alongas  do meu auxílio e das palavras do meu bramido?”( Salmos 22:1). Se Cristo Jesus , o filho unigênito de Deus, sentiu-se assim, então não se engane, em alguns momentos também sentiremos a dor dos pregos e um silêncio sepulcral vindo dos céus. Todavia, sabemos que o Deus que se oculta nas sombras está conosco. Seu amor dura para sempre.
Jesus encarnou a vida humana em sua plenitude. Ele se identificou tanto conosco ao ponto que para nos consolar , demonstrou  conhecer todos os nossos martírios. Mas, Cristo mesmo sendo inocente, nunca  foi  frouxo ou se fez de vítima. Não vemos nos lábios do Salvador a murmuração : Se Deus é comigo, por que tudo isso me sobreveio?
Espere o domingo de manhã chegar, amigo. As noites que um cristão enfrenta  são  sombrias   e  tenebrosas. Mas já ao romper da alva o Senhor  vem para nos retirar da sepultura . Nenhuma pedra é grande o  suficiente  para impedir  nossa libertação.
“Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o Senhor os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei.”( Isaías 41:17) Confie no Senhor e você verá que a seu tempo ele faz tudo perfeito. Não se precipite em dizer : Se Deus é comigo, porque todo esse mal me  sobreveio?
No contexto de Gideão , vemos que todo o sofrimento que o povo enfrentava era consequência de sua idolatria.  Rapidamente o povo se desviou dos caminhos do Senhor, adorando a deuses estranhos e fazendo o que era mau aos olhos divinos. Por isso, antes de se fazer de vítima, pense  bem e avalie seus caminhos. Nós colhemos o que plantamos. Sejamos maduros e honestos diante de Deus  e  assumamos  nossas responsabilidades.
“E recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, e endureceram a sua cerviz e, na sua rebelião, levantaram um capitão, a fim de voltarem para a sua servidão; porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu não os desamparaste”.( Neemias 9:17)
Ainda que sejamos infiéis, o Senhor permanece fiel. Eis aqui um verso que prova isso. A graça de Deus vem ao encontro de nossa maldade e nos lava completamente. Deus não nos trata conforme nossas iniquidades, pois se o fizesse, não sobraria ninguém para contar história.

Olhe para Jesus e confie em seu amor, graça e perdão. Ele disse : estou convosco até o fim, logo não podemos repertir o que os antigos disseram : se Deus é conosco por que tudo isso nos sobreveio? Até mesmo o mal está sob controle e domínio divino. A morte e a desgraça de Cristo nos trouxe grandes benefícios. Portanto, guardemos firmes esta esperança : se Deus é por nós, quem será contra nós? Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário