quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A Importância da Pregação

  Ele  te  dirá  palavras  com  que  te  salves, tu e toda a tua casa .
( At 11.14)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Pretendo com esta Mensagem :

1-   Ressaltar a importância do ministério da Palavra;
2-   Incentivá-lo à pregação.

Dizem que o segredo de um negócio é a publicidade. A arte do comércio está na propaganda. Todos nós estamos habituados a este tipo de ditado. Mas , a verdade é que eles são bem coerentes .Deus escolheu para si esta maneira , isto é, a via oral, para transmitir sua salvação aos homens. “ Cri , por isso falei”. Não é somente a confissão do pecador que creu no Evangelho que o salva, antes disso, é a transmissão da mensagem do Evangelista.

“ Como crerão se não há quem pregue”? – Ora, o Evangelho nos chegou através de alguém que com muita boa vontade nos contou todo o conselho de Deus. Amados, o próprio Filho de Deus abriu sua boca para proclamar o reino dos céus.
“ A fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus”. Boca e ouvidos se juntam no mistério da salvação. O Deus que os criou, também  decidiu  que  seria  por seu intermédio que o os homens o conheceriam. Os olhos , que são tão prestigiados por todo mundo, são mencionados uma vez no profeta que diz : Olhai para mim e sede salvos”. Todavia, quanto ao ouvir, vemos diversas vezes o apelo de Deus : “ Daí ouvido, ou, ouvi , povo meu”. Precisamos  aprimorar  nossa  audição para com Deus, visto que Deus é invisível.

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Mateus 13:9) Esta mensagem de Salvação não deve ser escutada, antes deve ser ouvida. Escutar é perceber os ruídos em nossa volta. Ouvir é prestar atenção. O evangelho do Senhor requer atenção de seus ouvintes. Você está atento ao que Cristo tem lhe dito ultimamente?
“Inclinai os ouvidos, e ouvi a minha voz; atendei bem e ouvi o meu discurso.”(Isaías 28:23) Infelizmente, a pregação tem sido desprezada nos púlpitos das igrejas, nas praças e avenidas. As pessoas querem entretenimento, mas não querem ouvir o que Seu Deus tem a lhes comunicar.Quando passam pelas ruas, estão tão apressadas que não param para ouvir o mensageiro que muitas vezes por ali se encontra. Não custa nada ouvir o que dizem, basta ter discernimento para ponderar e filtrar o que é dito. Digo isso , por que nem todos que carregam bíblias e caixas de som pelo mundo são de fato bons pregoeiros do Messias.
Ouvir é um privilégio. Você tem usado este sentido para a glória de Deus? Ouça o Evangelho; ouça as leituras do Evangelho. Nunca  foi  tão  fácil  ter  acesso a estes materiais! Que pena que muitos tem ouvidos, mas não ouvem. Nosso Senhor curou muitos surdos e com isso ele demonstrou a importância da audição para com Deus. Ao mesmo tempo ele repreendeu  a  todos aqueles de sua época que mesmo tem todos os sentidos perfeitos, não abriam seus ouvidos para o Criador.
“Eles, porém, não quiseram escutar, e deram-me o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem”.( Zacarias 7:11) A verdade não muda. Nossos dias continuam cheios de maus ouvintes. Que tipo de ouvinte é você, leitor? É daquele que ouve de fato, daquele que finge estar ouvindo, ou daquele que obstinadamente ignora o emissor?
Existe um hino bem antigo que diz : “Fala, Jesus querido, fala com muito amor, ouvir tua voz eu quero, e neste mesmo som. Fala-me suavemente...” Ahh, se estas canções fossem melhor percebidas  por nossa geração! O Senhor fala na hora da pregação, mas quando esta existe nas igrejas, as pessoas simplesmente  não  suportam ouvir. Sem falar daqueles líderes que negligenciam  completamente  o tempo dos sermões.
Ouvi com atenção as minhas palavras, e com os vossos ouvidos a minha declaração, disse Jó, e agora eu vos digo : Daí ouvidos a boa pregação expositiva dos Evangelhos e vossa alma viverá.
“ Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?” (Isaías 53:1) Fico impressionado  quando  o próprio Jesus diz que nenhum profeta  que pregue em sua nação é bem vindo! Olhe para os profetas do Passado e você perceberá o quanto o ministério da pregação é rejeitado. O Avivamento vem pela exposição da Palavra de Deus. Tudo o que vem sem ela, é mera movimentação humana e não divina.
         Nosso Mestre, o maior dos pregadores, sentiu na pele o que é ser desprezado. Ele, sempre fiel as escrituras, ungido por Deus, mas ainda assim, nem sempre vira sua pregação surtir o efeito desejado. O coração dos homens é duro. O problema não está na semente do Semeador, mas no solo impermeável. Que isto sirva de consolo a todos os pregadores compromissados com Cristo :
“Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas.” (Lucas 11:32)
Deus  poderia  ter  escolhido outra forma de  transmitir seu plano  eterno. Todavia, Deus está acima de nós e faz tudo o que bem quer. Ora, foi de seu agrado que os salvos por Deus, também  fossem  seus  cooperadores  na  seara. Os  salvos não podem salvar, mas  podem  falar sobre a salvação.
“Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação”. (1 Coríntios 1:21) . Um caso evidente disso é a visita de Pedro à casa de Cornélio. O Senhor dá uma visão a este piedoso homem, e o instrui  a  mandar buscar a Pedro que estava em uma cidade próxima. O Anjo diz a Cornélio:  Ele  te  dirá  palavras  com  que  te  salves, tu e toda a tua casa . ( At 11.14) É interessante, pois , o anjo mesmo conhecendo todo o mistério da salvação, não ousa pregar ao centurião. Está ordenado que homens devem pregar a homens.
           Assim, Cornélio reuniu toda sua casa e Pedro lhe expôs as verdades de Cristo, salvando assim toda uma família. Portanto, resta-nos agora, imitar o apóstolo. Preguemos  em  nossa  casa, rua , trabalho. Porque o poder não está em nós, mas em Deus que comunica  através de nós, meros vasos de barro, a excelência de seu  Evangelho. Lembre-se, um planta, outro colhe, mas Deus é quem dá o crescimento. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário