quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O Que é necessário que eu faça para me salvar?

Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
 ( At 16.30)

Por  Frankcimarks  Oliveira
Pretendo com esta mensagem:

1-   Expor as implicações desta simples pergunta : O que devo fazer para ser salvo?
2-   Revelar o que é necessário para a salvação;

Deus em sua sabedoria “erigiu” um monumento para sua Glória. Na verdade , Deus edificou uma rocha , firme para aqueles que depositam sua confiança Nele, contudo, escorregadia para todo aquele que se escandaliza com sua soberania.

Cristo é  esta rocha de escândalo para os incrédulos e ao mesmo tempo esse fundamento inabalável para os crentes. Você acredita na suficiência de Cristo para sua salvação? O Senhor é teu  salvador ou ele precisa que você também seja um co- salvador nessa obra celestial? Infelizmente, minha  ironia se faz necessária, caro leitor, visto que para muitos, Cristo é um salvador, todavia, não completamente habilitado a salvar os pecadores somente pela graça e através da fé. A religião destes ensina que ainda resta obras a serem feitas. São incrédulos travestidos de crentes, que se congregam para “zombar” Daquele que pensam estar homenageando em seus cultos.

Cristo é Suficiente! Sozinho é poderoso pra  salvar qualquer um que invocar seu nome. Ele é o Filho de Deus, que morreu pelos  pecadores e está extremamente disposto a consolar os tristes  e favorável àqueles que são humildes .

Agora , analisemos  a  indagação do carcereiro à Paulo. Quando se viu em aperto, ele chegou ao apóstolo e disse : o que devo fazer para me salvar? – Aqui está uma pergunta simples, porém extremamente importante. Ela revela verdades profundas da alma humana, e permite que Cristo seja apresentado em majestade e glória como Salvador.

Essa pergunta manifesta ignorância. Todos nós somos ou já fomos bem ignorantes no que concerne as coisas espirituais. Ninguém nasce sabendo de tudo, principalmente sobre Deus. Por isso o Senhor capacitou e separou para si, gente cheia de sua graça, instruída pelo Espírito para conduzir suas ovelhas à sua presença. Este pecador era uma das ovelhas perdidas de Cristo, e Paulo estava ali para reconduzi-lo ao Caminho. “ Como crerão se não há quem pregue e como pregarão se não forem enviados?” Louvado seja Deus, o dono do aprisco e o edificador da Igreja. É ele quem está operando todas as coisas e iluminando os corações com o Evangelho de seu Filho, dissipando as trevas internas da alma.

Essa pergunta manifesta Medo. A ignorância é a mãe do medo. Nós tememos aquilo que não conhecemos. Vemos que este carcereiro estava apavorado pelo ocorrido na prisão em Filipo ( todos os presos estavam  libertos após o terremoto que ocorrera) e agora, temendo talvez uma punição da parte de seus superiores, intentara fazer mal a si mesmo. Queridos, quantos que na hora do desespero acabam agindo precipitadamente? Devemos manter a calma sempre. O medo é terrível e impede que pensemos corretamente. Muitas vezes o medo nos impulsiona a agirmos loucamente.

Essa pergunta manifesta Curiosidade. Na verdade, toda pergunta tem essa característica. Quando perguntamos é porque queremos  aprender algo que ainda não sabemos. Neste caso, a resposta do apóstolo seria a solução de um problema. O carcereiro queria muito saber o que ele devia fazer para ser salvo. Que Deus desperte  a todos os que leem meus textos a terem uma curiosidade  ainda  maior das coisas espirituais. Que teu espírito se inquiete e te faça buscar mais alimento para a alma. Zaqueu conheceu a Cristo movido por um sentimento de curiosidade. “ Ele procurava ver quem era Jesus”. Faça perguntas, amigo. Desperte sua mente, questione, indague, aprimore seus pensamentos. Vá a Deus e questione, se relacione com seu Criador, e o que realmente importa e é necessário, Deus responderá.

Essa  pergunta revela Interesse. Nem todos estão interessados nos assuntos do reino. Perceba como é aguda a situação deste homem! “O que devo fazer para ser salvo?” Existe muita emergência por trás desta frase. O contexto que o envolvia requeria dele toda essa energia e agravância. “ Por favor, diga-me logo, o que devo fazer para ser salvo?” Quisera eu que todos os homens sentissem essas santas aflições em suas almas. Infelizmente, nem todos perceberam o risco que correm longe de Cristo. Eles não demonstram nenhum interesse na salvação de suas almas; Nem demonstram apreço pelo salvador e nenhuma empatia  por sua Palavra.  Quais os seus  interesses  em  relação a Jesus? O  que tem te incomodado e angustiado teu espírito? Coisas materiais ou espirituais? Coisas terrenas ou eternas? Pense nisso.

Essa pergunta revela Disposição. Aqui  vemos um movimento sendo feito em direção ao céu. Quando um homem faz esse tipo de pergunta, com este tom e nessas circunstâncias, ele deseja muito mudar sua direção e chegar a algum lugar. Você está disposto a fazer o que a resposta de sua indagação diz? Paulo respondeu : Crê  no  Senhor  Jesus Cristo e será salvo tu e tua casa. Ora, aquele homem creu e foi batizado. Veja se você está realmente disposto não somente a questionar, mas a ouvir as respostas e seguir suas orientações.

Essa pergunta revela Ingenuidade. Ainda bem que Deus é paciente e cheio de graça. Querendo ou não, essa pergunta também revela certo grau de orgulho, misturado com ingenuidade. Este  homem por ser leigo, achava que poderia existir algo dentro de sua esfera de ação que pudesse salvá-lo. Mas nenhum perdido pode se achar. Apenas Cristo salva e somente Cristo tem condições de nos salvar. Até a fé que temos vem  de Deus como um dom para possibilitar a salvação. Cristo garante que quem tem fé em seu nome já está salvo. Isso se chama garantia. Claro que Paulo não ia ficar teologizando sua conversa com aquele homem desesperado: “Olha, não há nada que você possa fazer para se salvar”. Paulo disse : Creia e serás salvo”. A mensagem do Evangelho é uma mensagem de esperança para aqueles que estão desesperados. É consolo para os que choram. É bálsamo para os que sofrem. Com certeza, aquele carcereiro  viera  a compreender que  ele mesmo não  poeria fazer nada  para  salvar sua alma.

O  QUE  É  NECESSÁRIO PARA A SALVAÇÃO?


Apenas uma coisa é necessária : . Se tu crê, então verás a glória de Deus. Olhe para Cristo e creia que Ele é o Salvador suficiente  para  te  livrar  da morte e da condenação.Não importa como você se encontra, onde esteja. Cristo te ama e está disposto e favorável à salvação dos perdidos. Ele se agrada e se alegra em salvar. Este é o seu prazer, estender sua mão aos que estão afundando nessa existência. Ainda estás vacilando? Diga ao Senhor : Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. (Marcos 9:24) Ele com certeza fortalecerá a sua fé. Deus te abençoe em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário