sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Saúde e Perdão


Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.  (Marcos 2:9-12)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Pretendo com esta mensagem :

1-   Mostrar o poder de Cristo sobre o corpo humano;
2-   Mostrar o poder de Cristo sobre a alma humana;
3-   Encorajá-lo a buscar a Cristo .

Cristo Jesus é a encarnação do Deus vivo. Ele se fez homem para morrer pelos homens, todavia, como disse Paulo a seu respeito, é o Deus bendito eternamente. Não há nada mais paradoxal no cristianismo do que o próprio Cristo. Nele se revela todos os mistérios incompreensíveis de Deus. Jesus de Nazaré é o absurdo mor de todos os tempos. Quem compreendeu a mente do Senhor? De fato, a fé cristã  é loucura para o homem natural.

O Deus que proibira aberta e explicitamente a fabricação de ídolos no velho testamento, é o mesmo que dera aos pecadores uma  imagem visível e palpável  de sua pessoa em Cristo. Jesus é a imagem do Pai. Quem o vê, vê ao Pai. Agora, pensem comigo como era coerente o pensamento dos fariseus acerca das declarações de Cristo! Ora, Jesus disse ao paralítico que fora levado à sua presença : “ perdoados estão os seus pecados”. Imediatamente, aqueles religiosos se indignaram e começaram a arrazoar em seus corações : “ blasfêmia”. Com certeza nós diríamos a mesma coisa se estivéssemos naquele contexto. Ora, só Deus pode perdoar e anular pecados. Como aquele carpinteiro, filho de José e Maria, ousava dizer tais coisas?- O Véu da carne dele impedia que eles vissem a glória que estava junto do Pai desde os anos imemoriáveis. Aquele Jesus Nazareno, era na verdade, O SENHOR QUE TE SARA, que andava com os hebreus pelos desertos, e os livrava de todas as enfermidades.

Ali estava a coluna de fogo que iluminava as trevas, mas eles não podiam ver , nem compreender. Sim, pois a mesma coluna que iluminou o caminho dos hebreus, era trevas para os egípcios. Como Deus se manifesta de formas distintas, todavia sempre soberano! Do mesmo modo o Evangelho do Senhor, para alguns ele é cheiro de vida, contudo para outros, cheiro de morte. Para nós que temos crido, é luz poderosa para dissipar a escuridão . Porém, para os incrédulos, é mais trevas ainda.

Nós olhávamos para ele e não víamos beleza alguma que nos despertasse desejo por ele. Como se fez comum o Rei da Glória enquanto tabernaculou conosco! Ali estava um homem trabalhador e sofredor, pregando o evangelho do Reino, mas ali também estava o cumprimento da profecia que diz : “ e todos serão ensinados por Deus”.

Amados, Cristo não teve por usurpação ser como Deus, por isso assumiu a missão de se fazer igual a escravos e morrer por eles da forma mais humilhante. Ele aceitou o pacto que o Pai lhe propôs e disse : “ EIS-ME AQUI, ENVIA-ME A MIM”.  Mesmo sendo Filho, sujeitou-se em tudo a Deus, fazendo-se menor que Deus e menor que os anjos, para que fôssemos sua coroa de glória na eternidade.

Cristo saiu fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. Ele levou sobre si nossas enfermidades, e o castigo que nos  traz  a paz  estava sobre ele. Por isso quero falar sobre duas bênçãos que Deus nos dá gratuitamente : saúde e perdão. Se tens que pedir alguma coisa a Deus, peças apenas isso, leitor. O Senhor é Jeová Rafá, isto é, a cura de todos os povos. E ele é também Tsidikenu, ou seja, nossa Justiça, que remove a culpa e nos dá paz através de seu sangue.

I-                 O Senhor te dá Saúde

Os  milagres  de Cristo nos evangelhos são tantos que se fossem escritos em livros , não caberiam no mundo, disse João. Eles serviram para demonstrar que Jesus era o profeta que devia vir ao mundo. As escrituras testificavam dele e os judeus não deviam esperar outro messias. A luz já havia raiado na escuridão para os que habitavam à sombra da morte. O príncipe da Paz viera para curar todos os males de seu povo. Ele fora ungido com óleo, seu cálice transbordara para libertar cativos e sarar enfermos.

Ele disse :” Diga a João que os cegos vêem e os coxos andam. É chegado o reino dos céus”. Oh, amados, alegrem-se , pois o Senhor veio curar seu povo! Ele limpou leprosos, sarou mulheres de seus males, endireitou os tortuosos, restaurou corpos doentes e deu vida abundante aos moribundos.

Vemos no VT  Deus fazendo grandes curas. Ora, Ele curou Ezequias de seu mal quando este chorou amargamente por seus pecados. Ele ressuscitou mortos através de seus profetas e neutralizou o veneno das serpentes no deserto. Mas nos Evangelhos vemos tantas curas , sequenciais, que podemos ouvir Cristo ofegar. “Todos que o tocavam saravam de suas enfermidades”. Agora o rio da vida estava sendo inaugurado e Cristo com a tesoura na mão , cortou a fita vermelha.

Oh, vinde  todos, nadai no rio , onde jorra cura para todo tipo de enfermidade. Mergulhem , não no tanque da misericórdia esporádica, mas no oceano da Graça que não tem fim. OS milagres de Deus no Velho testamento cabem dentro de um tanque, mas agora, através do sangue de seu Filho, nada pode conter ou contar suas obras. Assim como disse o salmista : Bem que  eu quisera inumerá-los, mas são mais do que se podem contar ( Sl 40). Os pensamentos de Deus se tornaram fatos históricos com a chegada do evangelho.

Cristo não mudou. Ele continua curando enfermidades físicas. Ore ao Senhor, peça a ele que cure esse mal da tua vida. Paulo tinha uma enfermidade e rogou a Deus que a tirasse. Todavia, no seu caso, a resposta de Deus foi : “Minha graça te basta.” Queridos, oremos com fé, e esperemos Deus se manifestar. Pois nós sabemos que muitas enfermidades podem glorificar a Deus, como disse Cristo sobre a doença de Lázaro : “Essa doença não é para a morte, mas para a glória de Deus ( Jo 11)”. Tu crês que o Senhor cura? Tudo é possível ao que crê! Não haverá impossíveis para Deus. Ora, aquele que fez o ouvido não saberá como curá-lo? Ou , aquele que fez o coração, não saberá restaurá-lo? Claro que sim! Até depois de morto, ele faz ressurgir com perfeita saúde. Quanto mais aqueles que ainda vivem, ainda que não em plenitude.
E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou. (Atos 9:34)

II-              O Senhor te dá Perdão

O Perdão é também uma espécie de cura. Na verdade, Cristo priorizou o perdão dos pecados a restauração do corpo daquele paralítico. Primeiro as coisas mais urgentes, depois as demais!
Todo  pecador  está em  grande perigo, caso morra sem alcançar seu perdão. Por isso Jesus olha com amor para aquele pobre coitado e lhe diz : “Os teus pecados estão perdoados”. Nosso Mestre é o médico do corpo, mas é principalmente o médico da alma. Como é feio o estado da alma enferma! Ela está acamada num leito sombrio e sujo. O único remédio para a saúde espiritual é a graça do Senhor. A alma enferma que bebe da água da vida recebe imediatamente a cura. Essa alma não mais se rastejará pelos cantos, esmolando ajuda. Ela, depois de perdoada, correrá alegremente pelas ruas, gritando : “EU SOU DO MEU AMADO E O MEU AMADO É MEU”. Assim como as gazelas correm jubilosamente pelos montes, ou pelos vales em busca de água, assim é toda alma curada de seus pecados. A paz que vem de Deus remove as montanhas de culpa,e agora como uma pomba, ela voa cheia de simplicidade, mas com muita liberdade.

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. (Isaías 43:25)
Como é feliz aquele que alcança misericórdia! Como é contente a pessoa a quem o Senhor não imputa maldade! Como é  bem  aventurada  a criatura que perdoada por Jesus Cristo.
Ore ao Senhor como aquele leproso que disse : “Senhor, se queres, bem podes limpar-me”. Cristo movido de muita compaixão , disse ao pecador : “ SIM, EU QUERO”. Amados, o Senhor quer nos curar e nos perdoar de nossos delitos. Busquemos a Ele enquanto o podemos achar. Pois Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre! Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário