sábado, 21 de fevereiro de 2015

Paulo, um modelo de Pregador

Bem  quisera  eu  também  ouvir  esse  homem ( At 25.22)

Por Frankcimarks Oliveira

Pretendo com esta mensagem:

1-   Expor o bom anseio daqueles que desejam conhecer o evangelho;
2-   Revelar a importância dos bons pregadores do verdadeiro Evangelho;
3-   Incentivá-lo a orar a Deus para que envie ceifeiros ao campo missionário.

Nosso  Senhor  Jesus  jamais  será  superado  em seu ministério. Seu cálice transbordou com  o óleo divino, de modo que  de  seus lábios não saiam palavras, mas mel puro que adoçava a vida de muita gente sofrida. Quando  nosso  Mestre pregava, seus ouvintes ficavam maravilhados : “ De onde lhe vem tanta sabedoria?”
Cristo  mesmo  disse  a  seus discípulos : Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.( Mateus 13:16) A verdade  é  que  muitos  profetas  quiseram  ver  e ouvir o Messias, mas este privilégio fora dado aos apóstolos. Imaginem, vocês, leitores, conviver  com  a Palavra divina encarnada!
Bem-aventurados  os  olhos  que  vêem o que vós vedes. (Lucas 10:23)  Nós não estamos excluidos , neste momento, completamente, desta honra. Já que o Mesmo Espírito  Testifica que o Cristo em que cremos, é o mesmo Cristo  que  pisou  naquelas  terras  orientais. O Paracleto  abre  os nossos sentidos  espirituais  para que  vejamos  a  face  do  Cordeiro.  Ele nos  diz : “Este  é o cordeiro que tira o pecado do mundo”. De uma forma sobrenatural, somos ainda mais felizes que os contemporâneos  de Jesus, pois : “Mais  bem  aventurado quem creu e não viu.”
Eu  confesso  que  já  pensei  sozinho :  Como  teria  sido bom ter  nascido  nos dias de Cristo! Poder vê-lo, ouví-lo, tocá-lo. Mas, isso  reflete  não  apenas um bom desejo, antes também esconde imaturidade, incredulidade e certa insatisfação. Ora, aqueles seguidores de Cristo foram privilegiados, todavia, em sua época, pagaram com suas vidas pelo simples fato de se denominarem cristãos. A quem  muito é dado, muito é cobrado.”
Amigos, um dia o veremos como ele é. Agora o enxergamos pela fé. Sua voz já podemos ouvir através das escrituras. Ele nos diz : “Eis que estou convosco até a consumação dos séculos”.
Quero,  entretanto ,  a partir destes textos, abordar uma temática que gosto bastante : a arte de pregar. Usarei o apóstolo Paulo como referente e modelo para todo cristão que deseja ser um bom expositor do Evangelho.
Paulo  viveu  intensamente seu chamado. Ele pregava em tempo e fora de tempo. Se  estava  na  praia,  pregava. Se estava na prisão, pregava. Todo lugar se tornava seu púlpito. Da sinagoga às casas domésticas sua voz se fez ouvir. Mas o que fez de Paulo um grande pregador?- Ora, ele mesmo disse aos coríntios que não usava artifícios humanos de oratória para impressionar  seus ouvintes, antes,  abusava da simplicidade e nunca  recorria  à filosofias terrenas para não fazer vã a cruz de Cristo. Seu  segredo  estava  na dispensação do Espírito. Paulo não se envergonhava do Evangelho, que para ele, era o poder de Deus. Não este pseudo evangelho, triunfalista, mas aquele evangelho que recebeu do Senhor, da fraqueza de Deus, da loucura divina, da paixão e do escândalo de seu amor.
Amados, Paulo era um homem apaixonado pela Cruz do Salvador. Ela estava presente em sua mensagem e revela doutrinas misteriosas, outrora escondidas em Deus, mas agora, reveladas para o mundo. Através da cruz, Paulo pregava a Justificação pela fé, o sacrifício substitutivo, Cristo como Mediador de uma nova aliança, eterna e incorruptível; a reconciliação entre Deus e o mundo.
Outro tema recorrente nas mensagens paulinas era a ressurreição dos mortos. Sua  boca  se  enchia  para falar de Cristo, o primogênito  entre  os  mortos. Paulo era tão enfático que chegou a dizer : “Se não há ressurreição , então é vã a nossa  fé”.
Quando  lemos  sua  carta  aos  romanos,  vemos um verdadeiro sermão, com tópicos e sub-tópicos. Ali está o evangelho de modo explícito e escancarado. Muitos escritores chegam a dizer que se alguém lesse somente esta carta, teria lido os quatro evangelhos sinóticos. Na verdade, a carta aos romanos é pura teologia neotestamentária. É a explicação sintética das narrativas históricas dos Evangelhos. Podemos identificar a questão  do  pecado e da corrupção  humanas; a incapacidade da lei  em resolver o problema do pecado; o sacrifício de Cristo como providência divina para solucionar o problema do pecado e da justiça; a salvação pela fé ; a  vocação  dos judeus e dos gentios no evangelho universal; a eleição divina e seus fundamentos; a fidelidade de Deus para com o seu povo, Israel e recomendações  finais  aos  cristãos  em Roma.
Nós  deveríamos   olhar  para  Paulo e imitá-lo, assim  como ele  mesmo disse : “sede  meus  imitadores, assim  como eu sou de Cristo.” Isso  inclui sua mensagem e sua maneira de pregar a Palavra de Deus. Este homem esgotou suas energias. Suas pregações eram longas. Certa feita, um jovem, Êutico, caíra da janela onde estava, de sono, tamanha era a mensagem do apóstolo. Paulo tinha muito a dizer, e com certeza eu gostaria de ter ouvido uma  de suas preleções.  Diria como disse certo homem :
Então  Agripa  disse  a Festo: Bem  quisera  eu também ouvir esse homem. E ele disse: Amanhã o ouvirás. (Atos 25:22) e outra vez vemos : Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus.( Atos 13:7)
Muitas  podem  ser as motivações destes ouvintes: curiosidade, busca por conhecimento, sede espiritual. Não importa! O que devemos entender é que certos pregadores tem um talento em despertar   nossos  ouvidos para a boa mensagem de Cristo. Eles  aguçam  nossos sentidos, despertam bons sentimentos  em  nossos  corações,  revelam  verdades escondidas , e nos convencem da verdade.
Paulo não era negligente com as escrituras. Era afiado e tinha  sempre  perto  de  si  seus pergaminhos. Mandava seu pupilo  Timóteo,  meditar  constantemente, de dia e de noite, como o salmista no passado.
Oremos, amados, para que Deus envie ceifeiros para o campos. Eles já estão brancos e prontos para a ceifa. Mas são poucos os trabalhadores. Que o Senhor mande seus mensageiros de  boas  novas  a todos os lugares do globo, espalhando a preciosa semente, ainda que chorando, mas que haja colheita e muitos molhos. O Senhor seja engrandecido através do Evangelho e através de seus servos que são diligentes em ensinar a verdade.
Eu quisera muito ter ouvido Paulo pregar. Mas agora, tenho muitos outros pregadores  para ouvir. Gente boa de Deus, compromissada com o evangelho puro e simples. Deus tem levantado muitos mestres e doutores para partilhar seus tesouros com seus filhos. Como é bom aprender sempre com o Senhor! 


Nem todos irão querer ouvir a Palavra.  Assim como disse Isaías :” Quem deu crédito a nossa pregação?” E o mesmo dizer saiu  da  boca  do  Senhor  Jesus. “ Profeta  de casa não tem honra”. Enquanto muitos se deitavam  aos pés de Cristo para ouví-lo  como Maria, outros muitos também o expulsavam de suas cidades , para não ouví-lo falar. Não pensemos que conosco será diferente. Se ao Pai de  família  fizeram isso, imaginem o que não será feito aos servos da casa! Guardemos a palavra do Senhor; Que ele nos  dê seu dom, que nossa língua vire uma pena de destro  escritor;  Que  nossos  lábios   destilem  sabedoria  celestial e que os corações dos nossos ouvintes sejam amarrados com cordas de bondade ao Deus que se pendurou na cruz e se aprisionou  num  corpo  eternamente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário