sábado, 2 de agosto de 2014

Pai nosso que estás nos céus


Não  vos  assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. (Mateus 6:8)

Por Frankcimarks Oliveira

Pretendo com esta mensagem :

1-   Fazer-te compreender que cabe a cada dia seu próprio mal e portanto, levar-te a não mais se preocupar demasiadamente com o amanhã e suas necessidades;
2-   Fazer-te entender o propósito da Oração e conduzi-lo a clamar a Deus crendo em seu amor, e assim descansar em seus cuidados de Pai.

Como  seres  mortais que somos, temos muitas necessidades. Precisamos de muitas coisas diariamente. Muitas vezes nos sobrecarregamos de preocupações e ansiedades, de modo que sentimo-nos afadigados e oprimidos. Existem aqueles que  são tão ansiosos que adoecem. Ora, a ansiedade é um parasita  que  consome  toda a energia do presente por coisas que ainda nem aconteceram.

Gostaria  que você se lançasse sobre os “ombros” da graça de Deus e depositasse ali todas as tuas inquietações. Como filho de Deus não temos que sofrermos pelo nosso futuro. Se de fato somos seus filhos, então estamos bem seguros e não há mal que não coopere para o nosso bem, visto que estamos debaixo de seu chamado Soberano e de seu propósito bem estabelecido.

Cristo  mesmo disse :” cabe a cada dia o seu próprio mal, não vos inquieteis, pois com vossas necessidades, vosso pai celestial sabe o que precisais , antes de lho pedirdes.” Por acaso as andorinhas do céu estão preocupadas? Você alguma vez já viu algum lírio do campo cabisbaixo de tanta perturbação? Por que , então, estás tão abatido dentro de ti, com tantas preocupações?

O Sábio certa feita disse : Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; (Provérbios 30:8) Como é demasiadamente diferente das orações que temos ouvido ultimamente. Ou você acha que a riqueza irá pôr fim às suas ansiedades? Muitos são os que crêem que se fossem ricos seus problemas se acabariam. Pois te digo que outros mais surgiriam.
Amigo, viva um dia por vez. Esse é o segredo da felicidade. Não  viva na  ilusão fantasiosa  de sua mente que te diz  que semana que vem tens de fazer isso ou aquilo; Pagar esta  ou aquela dívida. “Semana que vem pode nem chegar”, diz uma canção secular. E é verdade! Amanhã mesmo pode nem existir. A única coisa necessária é entregarmos a nosso Pai celestial tudo o que nos inquieta e nele descansarmos. Se nós sendo  maus, resolvemos  os  problemas de nossos filhos, quanto mais Deus que é bom?!
Aprenda  com Paulo : Sei  estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. (Filipenses 4:12)  Este  é o segredo de viver bem: estar  plenamente satisfeito e contente com o que o Pai nos dá.
As  lutas e dificuldades que enfrentamos são instrumentos de Deus para forjar em nós um caráter amadurecido e varonil. O Senhor é o nosso oleiro e ele nos fará conforme a imagem do filho a quem ele tanto ama, Jesus Cristo.
Os discípulos receberam uma ordem do Mestre para atravessarem o mar e o encontrarem do outro lado. No meio do percurso uma grande tempestade lhes sobreveio e o texto nos diz que eles se encontravam em grande aperto ou dificuldade. Oh, amados, se  os apóstolos se viram em meio a grandes dificuldades, por que nós seríamos diferentes? Não pense que porque somos cristãos estamos isentos de enfrentarmos dificuldades aqui neste mundo. O Diabo é um grande  mentiroso e tudo o que a serpente quer é fazer você acreditar nisso.
A verdade é que Jesus nunca prometeu que nós ao seguirmos seus passos estaríamos livres de problemas. Mas ele disse que sempre estaria conosco. Mesmo quando estamos a pique, ele vem ao nosso encontro. Ele brada dos céus : aquietai-vos e sabei que eu sou Deus!
E  clamaram  ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.(Salmos 107:6) Eis aí uma grande promessa  para  nós e tem tudo a ver com o texto áureo desta mensagem. “Não useis de vás repetições como os pagãos que pensam que por muito falarem serão ouvidos”. Deus não nos deve nada e por isso nossa  loucura e presunção de acharmos que nossos sacrifícios tem algum valor irão comprar o favor de Deus é apenas perda de tempo. Deus que é nosso Pai diz que devemos orar a ele confiando em seu amor que conhece nossas necessidades. Não torne a oração uma obsessão doentia de frenesi  equivocado com uso de palavras mágicas. Apenas clame ao Senhor e descanse seu coração com o texto que diz :” e os livrou das suas dificuldades”.
O  que estou querendo dizer é que não devemos confiar em nossas orações, mas naquele pra quem oramos. Não é o meio que  usamos que nos assegura algum benefício, mas aquele a quem buscamos através da oração. Saber disso me livrará de todo sentimento de ansiedade. Eu oro e sei que ele não somente me ouve, mas também me ama como um pai ama seus filhos.
Deus tem muitas formas de suprir nossas necessidades. No que se refere a necessidades materiais, por exemplo, ele pode nos dar uma renda e com esta condições de termos nossas precisões satisfeitas. Deus pode também  abençoar-nos  através  de outras pessoas. Vejamos :
E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. (Atos 4:35) E  vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.( Atos 2:45). Aqui está o fluxo da graça percorrendo toda a igreja primitiva. O amor de Deus é derramado sobre mim, então eu derramo este mesmo amor sobre você que derramará este amor sobre outro , e assim o fluxo não deve ser interrompido. A graça divina deve percorrer cada cômodo do corpo de Cristo, e desse modo alcançar a todos.
Foi  assim que Jesus nos ensinou a orar : e perdoa nossas dívidas assim como perdoamos nossos devedores. Agora conjuguemos outros verbos : Ajuda-me assim como ajudamos os necessitados. Oh, amados, o Deus de amor aparece  já na Lei de  Moisés  nos  ensinando a amar : Antes lhe abrirás de todo a tua mão, e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade. (Deuteronômio 15:8)
E para terminarmos esta pequena mensagem: O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições. (Provérbios 28:27)
Oremos :  Pai, dá-nos o pão cotidiano; ensina-nos a confiar em tua porção diária, de modo que o amanhã  já não me perturbe. Ensina-nos a repartir deste mesmo pão com aqueles também que tem necessidade e assim estaremos carregando os fardos uns dos outros e cumprindo toda a lei que se resume no amor ao próximo, Pois quando amamos nosso semelhante, amamos a ti que estás nos céus. Graças por tudo em Cristo Jesus. Amém.






Um comentário: