quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O Deus que conhece o Futuro



Qual será o modo de viver e o serviço do menino? ( Jz 13.12)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Pretendo com esta mensagem :

1-   Analisar o anseio dos pais pelo futuro de seus filhos;
2-   Analisar a Esperança que todos tem num futuro melhor;
3-   Analisar  a Onisciência divina e sua soberania sobre o tempo e nossas vidas.

Deus conhece de maneira absurda e incompreensível o fim de todas as coisas. Ele sonda o futuro e revela no presente as coisas que ainda não são. De modo que essa prerrogativa é usada constantemente  pelos  profetas  como característica do único Deus Verdadeiro.

Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos, acerca do que há de ser depois disto. Aquele, pois, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser.( Daniel 2:29)

         O profeta Daniel é um dos melhores exemplos disso. Muitas  vezes revelou o amanhã de seus reis e das nações de sua época. De maneira cabal suas predições se cumpriram, porque o seu Deus é aquele que habita na luz inacessível, a luz e as trevas para Ele são a mesma coisa.
E há esperança quanto ao teu futuro, diz o Senhor, porque teus filhos voltarão para os seus termos. (Jeremias 31:17)
Aqui  outro  profeta anuncia o futuro de sua nação, mostrando que havia um amanhecer  certo para seus irmãos e irmãs israelitas. Ora, somente o Senhor pode dizer o que há de vir, porque somente ele tem condições de garantir que assim como disse será. Logo, sua Onipotência é fundamental à sua onisciência.
Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. (Isaías 46:10)

Deus não apenas sabe o que há de acontecer, mas como vimos no verso acima, ele tem um plano firmado e cuida que seu plano ocorra como planejado. A vontade de Deus será feita na terra, assim como é feita no céu, não tenham dúvidas disso. Esta verdade é tão clara que nunca vemos Deus  tendo um “ plano B”. Toda a  História  está  sendo regida pelo Pai, assim como Cristo orou e disse : “Sim Pai, porque assim te aprouve”. Podemos  atribuir  isso a tudo. Nada foge do conselho do Senhor. E se uma coisa só fugisse de seu completo domínio, eu não confiaria em seu nome. Porque na probabilidade, uma coisa ainda que remota, pode vir a desestabilizar todo o universo.
Tragam e anunciem-nos as coisas que hão de acontecer; anunciai-nos as coisas passadas, para que atentemos para elas, e saibamos o fim delas; ou fazei-nos ouvir as coisas futuras. (Isaías 41:22)
        
         Deus  desafia a todos os pseudo deuses em diversas passagens das escrituras para demonstrarem que são deuses. Certa feita foi com Baal :” O que deus que fizer descer fogo do céu  será  Deus em Israel”. Baal  ficara envergonhado, porque na verdade Baal nem existe. Não passava de uma invenção da  mente adoecida dos seres humanos. O Senhor fez descer fogo do  céu  e assim demonstrou  ser quem de fato sempre foi : Deus.
         No profeta Isaías vemos diversas vezes o Senhor chamando para si mesmo essa sua prerrogativa divina :
Anunciai-nos  as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; ou fazei bem, ou fazei mal, para que nos assombremos, e juntamente o vejamos. (Isaías 41:23)

Deus e somente Deus pode esclarecer as coisas encobertas. Por isso mesmo vemos a insistência do oráculo  em declarar : “Eu sou Deus e fora de mim não há outro” bem como :
E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir. (Isaías 44:7)

         Se Deus é o nosso Deus e se estamos em seu conselho eterno, podemos descansar a alma no mais profundo sono. Aquele mesmo de Jesus dentro de um barco em plena tempestade. O Deus do Futuro é o Deus que é determinado em estabelecer seus desígnios na terra. Ele nos revelou muito do que aconteceria  para que nossa confiança estivesse somente nele. Deus não fez isso para se gabar, como quem tem uma necessidade de aparecer. Não! Mas por amor de nós e de nossas almas, revelou seu poder em mostrar o que está por  vir,  para  que  saibamos que Ele é  DEUS  Poderoso e digno de confiança:
Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. (Isaías 45:6)

Todos  nós  temos  curiosidade  acerca  do amanhã. Muitos são os que vivem numa ansiedade tão profunda por causa do futuro que até adoecem. O Senhor Jesus mesmo disse : “Não estejais inquietos com o amanhã. Cabe a cada dia o seu mal.” Se nós soubéssemos tudo o que aconteceria , seríamos pessoas aterrorizadas o tempo inteiro. Ou seríamos pessoas irresponsáveis . Deus guardou para si esse conhecimento para que possamos viver nossas vidas normalmente e dependendo de sua Graça diária. Ora, são as misericórdias do Senhor que nos mantém  vivos,  porque elas não tem fim; Novas são a cada manhã.
Poderíamos cair num fatalismo desastroso também se soubéssemos tudo o que nos aguardava. Olharíamos para vida de maneira estática e seríamos artificiais.
Quando uma  criança  nasce, pode se passar na mente de seus pais a seguinte pergunta : qual será o futuro dessa pessoinha? É impressionante como o tempo voa. Ontem eu era um bebê, hoje sou um homem feito. Nunca pude imaginar que  trabalharia onde trabalho hoje ; Nem no que me formaria. Mas  Deus  sempre soube , não só sabia, como também já  havia  dito  que  assim  seria.
Quando Jeremias  nasceu  seu  pai  jurava que ele seria um sacerdote. Visto  que  ele mesmo era um e essa função passava de pai para filho. Todavia, Deus o havia escolhido para o ministério profético e assim o foi. Desde o ventre de sua mãe, o Senhor já o havia separado.
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. (Jeremias 1:5)

         A Mesma história sucedeu com João Batista. Seu Pai era sacerdote e já velho de idade quando soube que seria pai de um menino que anunciaria o Messias e lhe prepararia o caminho. Quando João nasceu foi o maior alvoroço na cidadezinha, pois  sinais misteriosos aconteceram. Seu Pai  recobrara a fala e tanto o pai como a mãe escolheram  sem saber o mesmo nome para o menino.
E todos os que as ouviam as conservavam em seus corações, dizendo: Quem será, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele. (Lucas 1:66)
        
         Você  pode  até não aceitar, mas  todos nós estamos debaixo da soberana vontade de Deus. Muitos achavam que Moisés seria o próximo Faraó do Egito. Aquele menino fora salvo quando ainda incapaz; criado pela nobreza e estudado na ciência egípcia. Contudo, Deus havia reservado para Moisés uma  história  completamente diferente. Moisés revelaria o braço forte do Senhor como libertador de seus irmãos hebreus, escravos e angustiados. Moisés revelaria o Filho de Deus em sua própria existência , tipificando o messiado do Senhor dos céus que viria a este mundo para libertar os homens do império do pecado e da morte.
         Sansão vivera  um  roteiro muito semelhante. Nasceu  para libertar seu povo dos filisteus. Foi  seu pai quem perguntou : qual será o modo de vida deste menino e o que ele fará? Todos os pais deveriam  ir a Deus em oração , perguntando qual o propósito da existência  de seus pequeninos.  Deus dissera a Manoá : ele  será nazireu de Deus, isto é, consagrado ao Senhor. E Vemos que Sansão mesmo falhando e desviando-se de seu propósito, acabara cumprindo seu chamado soberano, porque lemos que tudo aquilo vinha do Senhor que buscava ocasião contra os filisteus.
         Amigos, Jesus Cristo é a maior prova do que estamos falando. Seu  nascimento  fora predito milhares de anos antes de  sua  mãe  nascer.  Seu nome fora dado pelos céus, pois o anjo disse a Maria : seu nome será Jesus, porque  salvará seu povo  de  seus pecados. E seu futuro já estava fechado e certo, de modo que tudo o que ouviam sobre isso, seus pais guardavam no coração. De certo modo, cada criança que nascia nos tempos velho testamentários era uma esperança de salvação. As pessoas podiam se perguntar : será esse o libertador definitivo de nossa gente? Será esse aquele que pisará na cabeça da serpente? Será esse a glória de Israel?- Cristo cumpriu as profecias. Ele é aquele a quem Simeão tanto esperava. Quando o tomou em seus braços, disse : agora despede-me em paz, Senhor, pois  meus olhos já viram tua salvação.
Muitos são os pais que depositam em seus filhos a esperança de um futuro melhor quando estiverem velhos e impossibilitados de qualquer tarefa. Os filhos são bênçãos de Deus ; É o cuidado do Pai conosco em  nossa velhice. Mas não faça de seu filho ou filha  salvadores. O menino que é a esperança certa  para nossas almas já nasceu, cresceu, morreu e ressuscitou. Confie em Cristo.
         Entregue  a vida de seus infantes nas mãos do Senhor Deus todo Poderoso. Ele tem como assegurar seus filhinhos. Digo que mesmo que vocês não os levem à presença do Eterno, ele  mesmo  se encarregará de fazer tal serviço, se assim ele tiver planejado nas eras passadas. Todavia, devemos deixar os mistérios  para Deus e ficarmos com aquilo que ele nos garantiu. E sei pela Bíblia que ele disse : Trazei-me aqui teu filho ( Lucas 9.41). Bem como disse : quem vier a mim de maneira  nenhuma o lançarei fora.

         Oremos : Senhor, te damos graças porque tu conheces nosso futuro. Sabe como viveremos e no que nos ocuparemos em nossas vidas. Nós não sabemos o que há de nos acontecer daqui a cinco minutos, mas tu o sabes. Pai, por isso mesmo, livra-nos do mal. Livra-nos  de nós mesmos e de nossos  planos maus. Que tua vontade seja feita na terra, assim como é feita nos céus. E que nossos corações se rendam a teu eterno conselho com alegria e boa vontade. Pois sabemos que é bom, perfeito e agradável o que tens para cada um de nós. Em Cristo Jesus oramos e louvamos tua  majestade santa. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário